NOVA AURORA

PARANÁ

Corpo de Bombeiros promove a 23ª edição da Travessia dos Veteranos em Guaratuba 

Publicado em

A 23ª Travessia dos Veteranos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná aconteceu na manhã deste sábado (07), na Praia Central de Guaratuba e contou com mais de 80 guarda-vidas veteranos. A travessia é em celebração aos 61 anos do serviço de guarda-vidas no litoral do estado. O evento que é organizado pelos próprios guarda-vidas veteranos, é gratuito e reúne várias gerações da categoria.

A largada da travessia aconteceu por volta das 10:20h e contou com o apoio do 8°Grupamento de Bombeiros (8°GB), que prestou apoio com a segurança na areia e na água com motos-aquáticas e pranchões em todo o circuito. Ambulâncias do 8º Grupamento também acompanharam a travessia.

“A travessia dos veteranos tem como objetivo comemorar os 61 anos do serviço de guarda-vidas aqui no estado e também reunir os bombeiros militares e guarda-vidas militares que já atuaram no litoral paranaense. O 8º GB proporcionou toda a segurança para a realização deste evento”, explicou a Capitã do Corpo de Bombeiros Militar, Thayane de Lima.

Leia Também:  Sanepar orienta população a como escoar corretamente água da chuva dos imóveis

Dentre os participantes estava o ex-comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, coronel Miguel Arcanjo Capriotti que, mesmo com limitações físicas, participou da travessia com apoio de uma moto aquática. “Eu sofri um acidente de helicóptero há alguns e, na sequência, perdi a perna. Mas eu nunca perdi o entusiasmo e nem o amor pelo Corpo de Bombeiros, muito menos pelos guarda-vidas”, contou.

Para o cabo Silvio Trevisan Junior, um dos veteranos participantes do evento, atuou por 27 anos na corporação e contou o quanto é emocionante poder participar de mais uma edição da travessia. “Essa é a 3ª vez que eu participo da travessia dos veteranos e é muito gratificante. Estou até emocionado, pois pude rever colegas que não via há um tempo. Essa profissão é linda e extremamente recompensadora”, disse.

A ação pôde ser acompanhada pelos turistas e pessoas que passavam pelo calçadão da Praia Central.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado. As ações acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Paraná.

Leia Também:  Com compensação, IAT autoriza construção do novo Colégio Aníbal Khury, em Guaratuba

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Juju Salimeni conta segredo que mantém corpo em dia: ‘A diva do mundo fitness’

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Em evento da ONU, bombeiros do Paraná buscam integração em rede de ajuda humanitária

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA