14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    Corpo de Bombeiros capacita 190 servidores para atuar com finanças e licitações públicas

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    Após três dias de palestras, terminou nesta quinta-feira (1) o 1º Workshop DALF (Diretoria de Apoio Logístico e Finanças) do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento foi realizado na unidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, com a participação de 190 pessoas, entre bombeiros militares e representantes de outras forças, como Polícia Científica, Polícia Militar (PMPR), Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Polícia Civil (PCPR). O intuito foi atualizar e ampliar a capacitação desses profissionais em uma área sensível para órgãos vinculados ao Poder Público, que são as licitações.

    Durante as atividades, foram apresentados temas ligados à legislação da área, destacando inclusive a responsabilização dos agentes públicos nos processos de licitação, e relacionados a finanças e gestão de recursos públicos. Os palestrantes também ofereceram aos participantes uma visão macro dos procedimentos licitatórios, além de instruções específicas para a atuação no dia a dia da Corporação.

    Dentro do CBMPR, a gestão otimizada dos recursos públicos é parte fundamental do que se entende por prestar o melhor serviço possível à sociedade, valorizando o dinheiro do contribuinte ao mesmo tempo em que fornece atendimento especializado em prevenção e resposta a emergências.

    O major Alexis Iverson Martins, chefe do Centro de Orçamento e Finanças da DALF, destaca a realização deste workshop. “É importante, primeiramente, pela disseminação do conhecimento da nova Lei de Licitações e da nova estrutura do Corpo de Bombeiros que mexe com orçamento, finanças e licitações”, disse, explicando que esse encontro vem auxiliar uma mudança prevista na Instituição.

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    “Vamos descentralizar essas licitações para os Comandos Regionais Bombeiro Militar, e eles terão autonomia para realizar suas suas próprias licitações, de acordo com o orçamento de cada um. Como cada região tem suas características, os CRBMs poderão direcionar esforços a necessidades próprias ou situações que venham a ocorrer nessas localidades”, acrescentou.

    Para o comandante do 1º CRBM, tenente-coronel Fernando Ferreira Machado, essa iniciativa trará impacto para todas as esferas da Corporação. “O envolvimento dos CRBMs nos processos de custeio será fundamental para que tenhamos agilidade”, afirmou. “Processos em níveis regionais poderão ser concentrados nos CRBMs, liberando a DALF para atuar em licitações de maior robustez e com a possibilidade de estudar novas formas para conduzir processos licitatórios, para que sejamos mais eficientes e tenhamos avanços mais expressivos na aquisição de materiais equipamentos e viaturas”.

    Com a emancipação em relação à Polícia Militar, em dezembro de 2022, o CBMPR, agora independente, passou por uma reestruturação, buscando se enquadrar à nova realidade, e a DALF foi criada justamente nesse cenário. A mudança, que ainda não completou dois anos, resultou em aumento significativo do orçamento da Instituição (atualmente em cerca de R$ 100 milhões para custeio e investimentos), o que consequentemente acarretou em maior volume e responsabilidade na administração desses recursos.

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    O número de licitações por ano no Corpo de Bombeiros varia, em média, de 100 a 120. O 1º Workshop DALF ajudou a disseminar as informações referentes à gestão de recursos, bem como permitiu a troca de ideias e a discussão para aperfeiçoamento dos trâmites burocráticos. A principal preocupação foi capacitar o efetivo para lidar com as fases interna e externa desse trabalho de modo mais independente da DALF, que passaria a uma função de assessoria nesses processos.

    “O evento foi esclarecedor. É muito interessante esse alinhamento do entendimento quanto aos assuntos relacionados a licitações, de modo que todos trabalhem da mesma forma, buscando o melhor resultado para os licitantes, para as empresas contratadas, e para o público de modo geral”, disse o cabo Marco Aurélio Lucion.

    Fonte: Governo PR

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    Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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    A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

    O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

    Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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    Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

    ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

    CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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    Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

    Serviço:

    Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

    Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

    Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

    Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

    Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

    Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

    Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

    Fonte: Governo PR

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