NOVA AURORA

PARANÁ

Congresso discute promoção da política de igualdade racial no Paraná

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), abriu as atividades do I Congresso de Gestão e Promoção da Política de Igualdade Racial do Paraná, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A abertura do evento, que teve início na noite de quarta-feira (6) e vai até sexta-feira (8), reuniu autoridades, entidades do Governos e comunidade acadêmica. Com o tema “Educação e Ancestralidade”, o objetivo é conectar conhecimento, experiências e práticas inovadoras que inspiram e geram impacto real na sociedade.

Os trabalhos foram iniciados com a palestra magna  “Educação e Ancestralidade: os caminhos para a promoção da igualdade racial no Brasil e a superação do racismo”, realizada pelo reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, comentou que a iniciativa é mais um instrumento para a promoção da igualdade racial e combate ao racismo. “Os grupos que moldaram e ainda moldam a identidade do nosso Estado são guardiões de conhecimentos ancestrais, de práticas sustentáveis e de modo de vida profundamente centralizado na natureza e nas suas tradições, e isso deve ser respeitado e valorizado”, afirmou.

O presidente do Conselho de Igualdade Racial do Paraná, Aloisio Nascimento, disse ainda que há muito que lutar, que conquistar enquanto povo brasileiro, na busca de um equilíbrio social. “E o Paraná é pioneiro, por meio do Governo do Estado, via Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, na condução dessas políticas públicas. Importante ressaltar que seja uma política pública voltada a um povo que compõe a maioria do povo brasileiro”, destacou.

Leia Também:  C.Vale entre as maiores empresas do Sul do Brasil

A secretária executiva do Conselho Nacional de Política de Igualdade Racial do Ministério de Igualdade Racial, Larissa da Cruz, afirmou a importância de participar do evento. “Nós estamos em Brasília, mas estamos à disposição de vocês do Paraná para que nos procurem, nos conheçam e também façam, outros conselhos, para que a política de igualdade racial tenha capacidade de Estado”, ressaltou.

ATOS – Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções entre a Semipi e a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), no qual será criada uma parceria para o atendimento do SOS Racismo, um canal de apoio e orientações para denúncias e violações.

De acordo com a controladora geral da CGE, Letícia Ferreira da Silva, “o objetivo é dar voz e apoio  às vítimas de racismo e fazer da Ouvidoria um espaço de escuta e acolhimento”.

IDEATHON DE IGUALDADE RACIAL – Simultaneamente à programação do evento, será realizado o Ideathon de Igualdade Racial, que trabalhará temas como o combate ao racismo, o fortalecimento das políticas afirmativas, a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da educação antirracista. O espaço de inovação terá mais de 25 horas de imersão e é voltado a profissionais da área pública e/ou privada, especialistas, estudantes e entusiastas do tema Igualdade Racial, interessados em compartilhar ideias, formar times e construir projetos dentro da proposta do evento. 

Leia Também:  Continental vai investir quase R$ 180 milhões na ampliação de sua fábrica em Ponta Grossa

PRESENÇAS – Também estriveram presentes na abertura a presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Ivanete Xavier; o pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Fabiano Incertti; o decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR; a procuradora-geral do Estado do Paraná em exercício, Lucia Helena Cachoeira; primeira subdefensora pública-geral da Defensoria Pública do Paraná, Livia Martins Salomão Brodbeck e Silvaa; a assessora de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Curitiba, Marli Teixeira; representando a Comissão de Igualdade Racial da OAB/PR, Cassio Prudente; representando as religiões de matriz africana, Yalorisá-Yagunã Dalzira Maria Aparecida; representantes de outros secretários de  Estado e demais autoridades.
[12:32, 07/11/2024] Marcos Xavier Vicente: tem foto?

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Lote 3 das concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Segue interdição da PR-151 em Jaguariaíva

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA