NOVA AURORA

PARANÁ

Concerto da Orquestra Sinfônica terá regência de maestro da Filarmônica de Montevidéu

Publicado em

A Orquestra Sinfônica do Paraná volta ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão) no próximo domingo (24), às 10h30, agora sob regência do maestro uruguaio Martín García e participação da solista brasileira Rosana Lamosa (soprano). O concerto “Les Nuits d’ été” leva o nome de uma das grandes obras do romantismo, que une as palavras às notas em um ciclo de seis canções de autoria de Hector Berlioz, inspirado nos poemas de Téophile Gautier.

Para Martín García, diretor artístico e musical da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, apesar da obra “As noites de verão” (tradução livre para o português) ser famosa, ela é pouca executada. “O concerto será uma ótima oportunidade para o público ouvir esta música perfumada e cheia de cores muito vivas”, convida. “Berlioz é um personagem romântico e paradoxo, é considerado o pai da orquestra moderna, mas suas partituras são cheias de pequenas idiossincrasias. Para a orquestra, o maior desafio é fazer justiça a esta obra tão delicada e tão difícil”.

Leia Também:  Plantio de trigo começa pela região Norte do Estado

Além de Berlioz, outros compositores farão parte do repertório. O brasileiro Camargo Guarnieri, com a composição “Abertura Concertante”, e o alemão Johannes Brahms, com “Variações sobre um tema de Joseph Haydn, Op. 56ª”.

Convidada da Orquestra para dar voz à canção, a carioca Rosana Lamosa é uma das mais importantes sopranos brasileiras, sendo reconhecida pela crítica e meio cultural. “Vou cantar um ciclo de canções originalmente escrito por Berlioz para piano em 1841 e orquestrado, posteriormente, em 1856. São seis canções com poemas do Gautier, que era seu amigo. É um programa belíssimo, estou muito feliz e espero vocês no domingo”, ressalta.

CONVIDADOS – A atividade do maestro uruguaio Martín García se estende por mais de duas décadas à frente de mais de 20 orquestras do Uruguai, Argentina, Brasil, Espanha, Itália, Ucrânia, Estados Unidos e Bulgária. Rosana Lamosa é natural do Rio de Janeiro e reconhecida pela crítica. Ela iniciou carreira internacional como solista do Stadttheater de St. Gallen, na Suíça. A soprano também coleciona apresentações no Brasil e é considerada uma importante concertista em obras como de “A Criação de Haydn”.

Leia Também:  Congresso de Gestão discute promoção da política de igualdade racial no Paraná

REALIZAÇÃO – O concerto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagas e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Paraná e Ministério da Cultura.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Data: 24 de setembro, domingo

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto – Guairão

Maestro: Martín Garcia

Solista: Rosana Lamosa (soprano)

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada). Disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra (de segunda a sexta, das 10h às 19h) ou pela internet (AQUI)

Classificação: 7 anos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  UEL abre 273 vagas remanescentes para portadores de diploma de curso superior

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Residência artística de Nilson Sampaio no Alfredo Andersen explora inclusão na cultura

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA