NOVA AURORA

PARANÁ

Com revitalização da orla, pescadores de Matinhos terão acesso a capacitação gratuita

Publicado em

Os pescadores profissionais de Matinhos, no Litoral, poderão aproveitar uma capacitação gratuita neste mês. O curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel, oferecido pelo Instituto Água e Terra (IAT) em parceria com o Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), terá orientações sobre a manutenção dos componentes fixos e móveis dos motores de embarcações. As aulas começam no dia 25 no Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga. São ofertadas 20 vagas e as inscrições já podem ser feitas de forma presencial, também no local.

O curso é viabilizado por meio do Projeto Básico Ambiental das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, executado pelo IAT em conjunto com o Consórcio DTA/Acquaplan.

O cronograma prevê outras quatro formações ainda neste ano, novamente com aulas ministradas pelo Senai: Eletricidade Predial, entre 22 de abril e 27 de maio; Aplicação de Revestimento Cerâmico, entre 17 de junho e 19 de julho; Assentamento de Tijolos à Vista e Pedra Decorativa, entre 5 e 21 de agosto; e Eletricidade Básica Residencial entre 9 e 25 de setembro. Cada um dos cursos terá 20 vagas – as inscrições serão abertas sempre um mês antes do início das aulas.

A programação de 2024 também inclui outro curso em março, mas desta vez promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A capacitação em Empreendedorismo está com as inscrições abertas, e será ministrada entre os dias 18 e 26 de março, de segunda a sexta, das 19h às 22h, no Senac Caiobá. A inscrição é presencial, também no Senac.

Leia Também:  Almir Sater se apresenta no Teatro Guaíra no fim de outubro

Também neste mês, 25 pessoas concluíram a formação em Técnicas para Camareira de Meios de Hospedagem.

As ações visam o aprimoramento da mão de obra na cidade para o novo cenário econômico pelo qual vive Matinhos a partir da modernização da orla e de outras obras estruturais em execução pelo Governo do Estado no Litoral, como a Ponte de Guaratuba e a duplicação da Avenida Juscelino Kubitschek (JK), principal via de acesso ao balneário.

Em 2023, as capacitações beneficiaram 210 pessoas, em cursos como Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas, Espanhol Básico I, Preparo de Massas e Pizzas, Inglês Básico Adulto I, Serviços Básicos em Açougue e Básico de Linguagem de Programação para Adolescente, Instalações Hidráulicas Prediais, Pintura de Obras e Técnicas de Construção Civil em Alvenaria.

ORLA DE MATINHOS – A revitalização da Orla de Matinhos atingiu 93,5% de conclusão e deve ser entregue para a população até o segundo semestre de 2024, com investimento de R$ 354,9 milhões por parte do Governo do Estado. Ela abrange serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de espécies nativas.

Leia Também:  97% dos municípios já vacinam pessoas acima de 18 anos com a bivalente contra a Covid-19

O projeto é acompanhado de melhorias na pavimentação asfáltica e recuperação de vias urbanas. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas que costumeiramente atingem o Litoral.

As intervenções estão sendo feitas ao longo de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão de data, será recuperado o trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne.

Serviço:

Inscrição para curso de Motores Marítimos de Centro a Diesel (apenas para pescadores profissionais de Matinhos)

Aulas de 25 de março a 4 de abril, das 18h30 às 22h30

Local: Centro Comunitário Profissionalizante Vereador Mário Braga, Avenida Paraná, 462 – Tabuleiro, Matinhos

Inscrições gratuitas. Carga horária de 20 horas

Inscrição para curso de Empreendedorismo

Aulas de 18 a 26 de março, das 19h às 22h

Local: Senac Caiobá, Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, 91 – Centro, Matinhos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Paraná é o terceiro estado que mais exporta carne de peru, aponta boletim do Deral

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Sanepar investe R$ 16 milhões e dobra disponibilidade de água tratada em Mariópolis

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA