NOVA AURORA

PARANÁ

Com dois novos poços, Sanepar suspende rodízio no abastecimento em Goioerê

Publicado em

Sanepar suspendeu nesta segunda-feira (23) o rodízio no abastecimento de água em Goioerê. A regularização do fornecimento para toda a cidade é possível com a entrada em operação do poço 10, com uma produção de 500 mil litros de água por dia, e o incremento de mais 200 mil litros diários com o poço 11, que entra em operação nesta terça, aliados à produção existente e à complementação com caminhão-pipa.

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, explicou que no último fim de semana, quando não foi aplicado o sistema de rodízio, o sistema de produção e distribuição de água foi operado com tranquilidade, garantindo o fornecimento de água na cidade. “A entrada em operação do poço 10 conseguiu suprir as necessidades dos moradores. E, a partir de hoje, vamos trabalhar com abastecimento regular, monitorando de hora em hora as condições”, afirma.

Desde o início da estiagem e ondas de calor que atingem, principalmente, o Norte e o Noroeste do Estado, a Sanepar vem trabalhando para manter o abastecimento na região. A perfuração e a operacionalização dos dois poços foram feitas em tempo recorde. Um dos poços, com 420 metros de profundidade, foi perfurado nas proximidades do Parque de Exposições. O outro, com profundidade de mais de 500 metros foi perfurado no pátio da Sanepar.

Leia Também:  Público lota as praias de Pontal e Matinhos durante os shows de Eduardo Costa e Antony & Gabriel

Apesar da suspensão do rodízio, a recomendação para o uso da água sem desperdícios permanece. As dicas de reutilização da água de máquina de lavar roupas, ar-condicionado, assim como priorizar o uso da água potável para alimentação e higiene são medidas eficazes para o combate ao desperdício.

Desde o dia 3 de maio, quando foi implantado o rodízio, a Sanepar atuou com ações emergenciais para diminuir os efeitos do desabastecimento. No período do rodízio foram utilizados carretas-pipas e caminhões-pipa da Sanepar para transportar água do poço 9 até os reservatórios da cidade. Os caminhões ainda prestaram atendimento individualizado às necessidades emergenciais em escolas, creches, postos e hospitais de saúde, delegacia e outros prédios públicos.

Em paralelo, foram feitas a troca de equipamentos e aprofundada a bomba em um dos poços a fim de obter ganhos na produção de água, o que infelizmente não se concretizou.

Desde o início do ano, em média, os poços e mina perderam 30% da sua capacidade de produção de água. O principal poço, que fica em Jaracatiá perdeu 50%, inviabilizando o fornecimento de água anteriormente.

Leia Também:  Paraná cria primeiro Centro Integrado de Gestão e Governança do Brasil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Público lota as praias de Pontal e Matinhos durante os shows de Eduardo Costa e Antony & Gabriel

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Prêmios de R$10 mil do Nota Paraná de Londrina e Pato Bragado expiram nesta terça-feira

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA