NOVA AURORA

PARANÁ

Com aporte de R$ 1,2 milhão do Estado, UEPG conta com mais 45 consultórios odontológicos

Publicado em

Com investimento de R$ 1,2 milhão do Governo do Estado, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) já disponibiliza as novas instalações de três clínicas odontológicas, que passam a contar com 45 novos consultórios para as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão do curso de Odontologia. Ao todo, são sete clínicas com 105 consultórios que atendem, gratuitamente, cerca de 35 mil pacientes por ano de toda a região dos Campos Gerais.

O aporte financeiro foi destinado para modernização de equipamentos, incluindo aparelhos de radiologia digital, que utilizam o computador para visualizar as estruturas internas do organismo do paciente com mais precisão. Os recursos são do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, dotação orçamentária administrada pela secretaria estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Com um sistema de radiografia inteiramente digitalizado, mais sustentável e menos nocivo ao meio ambiente e ao cidadão, a UEPG pretende oferecer um ambiente mais adequado para estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação em Odontologia, além de aumentar a eficiência no atendimento à população.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, enfatiza a importância do investimento público para o desenvolvimento científico. “O Paraná, mais do que quadruplicou os recursos destinados a programas e projetos de ciência e tecnologia nos últimos anos, o que permite investimentos como este das clínicas da UEPG. Por serem ambientes de ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, o investimento é muito relevante e auxilia na prestação de serviço para a população que mais precisa do poder público”, afirma.

Ele ressalta o benefício desses recursos com impacto na formação de novos profissionais e na prestação de serviços para a população. “As clínicas odontológicas da UEPG necessitavam de equipamentos mais modernos para o avanço de infraestrutura e para o ensino da graduação e pós-graduação, sobretudo para o atendimento à comunidade”, diz.

Leia Também:  Saúde dos peixes: UEL fará pesquisas para auxiliar piscicultores do Paraná

Segundo o reitor Miguel Sanches Neto, o investimento é importante para fortalecer os papéis de formação e extensão universitária. “A modernização das clínicas é um exemplo de investimento no ensino, na pesquisa e na pós-graduação de um dos cursos mais qualificados da Universidade e reforça o compromisso com a população, uma vez que atendem pessoas que procuram a nossa universidade para tratamentos de saúde bucal”, salienta.

CURSOS – O curso de Odontologia da UEPG oferta 60 vagas anuais e tem duração de cinco anos. Implantado na antiga Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia, a graduação soma 68 anos. Os cursos de pós-graduação em Odontologia (mestrado e doutorado) foram instituídos em 2002 e 2009, respectivamente, e já formaram 243 mestres e 103 doutores, que atuam nos setores produtivos empresarial e acadêmico. Atualmente, são 33 alunos de mestrado e 48 de doutorado, que desenvolvem suas pesquisas e qualificação profissional na instituição.

Os alunos e professores de graduação e pós-graduação fazem atendimentos em áreas especializadas da Odontologia. Em média, 160 pessoas são atendidas diariamente em 105 cadeiras disponibilizadas à comunidade. Nas sete clínicas são desenvolvidas diversas disciplinas práticas, como cariologia, dentística, diagnóstico bucal, cirurgia bucal, endodontia, estética, imaginologia, implantodontia, ortodontia, periodontia, planejamento oclusal, prática de saúde bucal, reabilitação bucal, entre outras.

A professora Stella Kossatz Pereira, chefe do Departamento de Odontologia da UEPG, destaca que a modernização das clínicas vai favorecer o atendimento à comunidade, um dos pilares do trabalho desenvolvido pela instituição. “A modernização de três das sete clínicas odontológicas da UEPG e a aquisição de equipamentos de radiologia digital proporciona para os estudantes do curso, uma melhora no ensino, na aprendizagem e também no atendimento aos serviços prestados para a comunidade”, afirma.

Leia Também:  Governo e Fundação Pró-Renal garantem 300 exames renais à população negra

Ela sinaliza a melhoria do curso a partir da atualização tecnológica das clínicas. “O diferencial do nosso curso é a capacitação prática do aluno em todos os níveis de atuação, ou seja, ensino, pesquisa e extensão, pois eles atuam em programas de extensão na comunidade rural, em unidades básicas de saúde e no hospital universitário, além de terem um programa de pós-graduação reconhecido nacionalmente”, acrescenta.

Em parceria com o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, os estudantes de Odontologia da UEPG desenvolvem atividades nos programas de Residência da área da saúde. Também desenvolvem um programa de extensão que atende pacientes dos distritos de Itaiacoca e Guaragi, na zona rural de Ponta Grossa.

PESQUISA – A UEPG conta, ainda, com o Centro de Odontologia Digital (COD) e a Liga Odontológica de Diagnóstico por Imagem (Lodi), unidades acadêmicas que contribuem diretamente com a experiência de ensino e pesquisa de alunos de graduação e pós-graduação. No COD, os universitários têm contato com equipamentos de modelagem e impressão tridimensional de próteses dentais e na Lodi as atividades são direcionadas para a radiologia odontológica e imaginologia, estudo de órgãos e sistemas do corpo por exames de imagem.

ATENDIMENTO GRATUITO – Os cidadãos podem buscar atendimento odontológico gratuito na UEPG de segunda a sexta-feira, entre 8h15 e 17 horas, por meio do telefone (42) 3220-3142 ou na recepção das clínicas, no Bloco M do Câmpus Uvaranas (Avenida General Carlos Cavalcanti – Uvaranas).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Saúde dos peixes: UEL fará pesquisas para auxiliar piscicultores do Paraná

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Semana cultural amplia visibilidade de colégios indígenas de Diamante D’Oeste

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA