16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Com apoio do Estado, circuito gastronômico movimenta o turismo nos Campos Gerais

    Publicado em

    Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná, a 4º edição do Circuito Gastronômico dos Campos Gerais promove experiências envolvendo pratos típicos, doces, iguarias e bebidas de empreendimentos da região. O evento começou nesta sexta-feira (11) e segue até 16 de novembro. 

    O objetivo é atrair turistas para os municípios da região. Além de divulgarem seus pratos aos participantes do Circuito, os empreendimentos ainda concorrem a um prêmio dado àquele com melhor avaliação pelo público, outra forma de divulgar a gastronomia e atendimento qualificado que podem ser encontrados nos Campos Gerais.

    Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o segmento gastronômico é um dos que mais atrai turistas. “Quando um viajante chega ao Paraná, geralmente, ele quer experimentar um bom prato e conhecer mais da gastronomia paranaense. O Estado é rico em tantos aspectos, e a culinária certamente é um deles”, disse.

    “Além disso, a gastronomia também passa pelos serviços oferecidos pelos estabelecimentos, porque não adianta servir uma boa refeição, se o atendimento não é bem prestado. Como secretaria estadual do setor, estamos sempre atentos a isso. O turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços, conquistando viajantes e divulgando o Paraná como um destino qualificado”, completou.

    Leia Também:  "O Quebra-Nozes" e nova exposição no Alfredo Andersen marcam a agenda cultural

    OPORTUNIDADE – O evento é organizado pela Instância de Governança Regional (IGR) AdeTur Campos Gerais – responsável por fomentar o turismo em suas áreas de abrangência. Ao todo, participam 25 empreendimentos dos municípios de Porto Amazonas, Ponta Grossa, Imbaú, Tibagi, Sengés, Palmeira, Carambeí e Arapoti. 

    Para Guilherme Forbeck, presidente da IGR Campos Gerais, o Circuito é uma oportunidade para os empreendimentos da região mostrarem sua diversidade e atraírem público. “Nesta edição, esperamos que os participantes possam usar ainda mais esse evento para promover negócios e fortalecer a gastronomia local”, diz Forbeck.

    Para ter acesso a lista com todos os estabelecimentos participantes, pratos servidos e demais informações, basta clicar  AQUI

    IGUARIAS – O 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais oferece iguarias como a Alcatra no Espeto, Pão no Bafo e as famosas tortas holandesas. Cada prato local conta uma história de tradição e mistura cultural, formando uma experiência culinária única.  Isso envolve desde receitas centenárias até inovações mais recentes, destacando a culinária local por seu sabor e valor cultural.

    Leia Também:  Com liberação de R$ 2,2 milhões, Ponte de Guaratuba segue avançando um mês após licença

    Para a chefe do departamento de Turismo Gastronômico do Viaje Paraná, Luana Ponciano, eventos como este contribuem para a valorização da cultura local em áreas com interesse turístico crescente. “Estes eventos potencializam o turismo nas regiões, sobretudo o recorte gastronômico, que conversa muito com a cultura dos locais”, diz ela.

    “O Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do setor no Estado, participa desses encontros também com o objetivo de identificar potenciais e traçar estratégias na promoção comercial do turismo paranaense, divulgando o que há de melhor no Estado”, afirma. 

    Conhecer os restaurantes participantes do 4° Circuito Gastronômico também é um convite a visitar os pontos turísticos, atrativos e experiências da região. Confira dicas e sugestões do que fazer nos Campos Gerais acessando o site do Viaje Paraná, clicando AQUI.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  "O Quebra-Nozes" e nova exposição no Alfredo Andersen marcam a agenda cultural

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Uma das provas mais antigas do País, Rally da Graciosa abre o Campeonato Brasileiro de 2024

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA