NOVA AURORA

PARANÁ

Com 6.423 entrevistas, pesquisa socioeconômica do Ipardes avança para mais 43 cidades

Publicado em

Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) entrevistaram moradores de 40 municípios do Estado na primeira semana da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR). O trabalho inédito, que busca traçar um perfil socioeconômico detalhado da população paranaense, entra em sua segunda semana com visitas a 43 cidades.

Desde o início dos trabalhos de campo, os pesquisadores já realizaram 6.423 entrevistas em 40 cidades, o equivalente a 29,3% da amostra estipulada para estas localidades. Neste período, eles concluíram a cota prevista em Leópolis, no Norte do Estado, e estão muito próximos de finalizar os levantamentos em Uraí (95%), Cornélio Procópio (81%), União da Vitória (75%), Apucarana (71%), Paranaguá (69%) e Paranavaí (69%).

Além de retornaram às cidades já incluídas na primeira etapa do levantamento, os pesquisadores também iniciam nesta semana entrevistas domiciliares com moradores das áreas urbanas e rurais de Bandeirantes, Cianorte, Santa Mariana e São Mateus do Sul.

INÉDITA NO BRASIL – A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. No Paraná, a abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.

Leia Também:  Lei Paulo Gustavo: edital de apoio a editoras independentes está aberto a consulta

“Como consequência desse trabalho mais minucioso, teremos uma gama maior de informações e indicadores socioeconômicos, com resultados mais nítidos e definidos referentes à população paranaense”, explicou o presidente do Ipardes, Jorge Callado.

Segundo ele, as informações servirão de base para o Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná, dentro da política estadual de atração de investimentos.

“Os resultados serão úteis para que o poder público possa rever as suas políticas públicas a partir das necessidades e potencialidades regionais identificadas na pesquisa, mas também para a iniciativa privada, que poderá investir em novos negócios e empreendimentos alinhados às dinâmicas de cada região”, afirmou.

A realização da PAD-PR é financiada com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.

O plano é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Na sequência, os dados poderão ser consultados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.

Leia Também:  Novembro Azul: Saúde promove mutirão de consultas urológicas no Litoral

SEGURANÇA E SIGILO – As entrevistas duram de 10 a 15 minutos, em média, e os profissionais são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa. Durante as abordagens, são coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

O preenchimento das informações acontece de forma anônima, sem identificação de cada entrevistado, e as informações são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uso exclusivo para fins estatísticos. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.

Confira a lista de municípios onde os pesquisadores contratados pelo Ipardes farão entrevistas domiciliares nesta semana:

Apucarana

Araruna

Bandeirantes

Campo Largo

Campo Magro

Campo Mourão

Carlópolis

Cascavel

Cianorte

Colombo

Cornélio Procópio

Curitiba

Dois Vizinhos

Fazenda Rio Grande

Foz do Iguaçu

Francisco Beltrão

Guarapuava

Ibaiti

Irati

Jaguapitã

Loanda

Londrina

Maringá

Paranaguá

Paranavaí

Pato Branco

Peabiru

Pinhais

Piraquara

Pitanga

Ponta Grossa

Pontal do Paraná

Porto Vitória

Salto do Lontra

Santa Mariana

São José dos Pinhais

São Mateus do Sul

Sertaneja

Telêmaco Borba

Toledo

Umuarama

União da Vitória

Uraí

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  PCPR realiza mais de 80 ações educativas durante o mês da mulher em todo o Paraná

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Terceira remessa de alimentos não perecíveis da merenda chega às escolas do Paraná

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA