NOVA AURORA

PARANÁ

Com 43 medalhas de ouro, Paraná é vice-campeão dos Jogos Escolares Brasileiros

Publicado em

O Paraná é vice-campeão da edição 2023 dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), que foram disputados em Brasília e encerrados nesta quarta-feira (8). A delegação paranaense conquistou 43 medalhas de ouro, apenas duas a menos que a campeã, Santa Catarina, que fechou com 45 ouros. No total, o Paraná trouxe 115 medalhas, atrás apenas de São Paulo, com 121.

O último dia da competição foi marcado pelas finais de ginástica artística e tênis de mesa. Organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros edição 2023 começaram dia 27 de outubro e reuniram mais de 6 mil atletas de 12 a 14 anos, de vários lugares do país.

A delegação paranaense, formada por 260 pessoas (230 atletas), foi definida nas finais dos Jogos Escolares do Paraná, disputados em Apucarana, no Vale do Ivaí, em agosto. Os Jeps são organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte.

Em Brasília, as modalidades foram basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, badminton, judô, karatê, taekwondo, wrestling e natação. Além disso, escalada, corrida de orientação, curling e esgrima participaram, em fase de demonstração.

Confira os resultados dos paranaenses na última etapa dos Jebs, realizadas de sábado até quarta-feira (4 a 8):

NATAÇÃO – A geração da natação do Paraná vem forte às futuras competições, levando em consideração os excelentes resultados obtidos com os alunos-atletas em Brasília. O total foi de 20 medalhas:

50 metros costas feminino (série prata)
2º lugar – Fabiana Zaleski Dallazem

100 metros livre feminino (série ouro)
3º lugar – Pietra Ruschel Carvalho

Leia Também:  Começam a ser instaladas as peças de concreto que vão preservar a orla de Matinhos

50 metros borboleta feminino (série ouro)
1º lugar – Gabriela Cristina Ferreira

100 metros peito masculino (série ouro)
3º lugar – Felipe Chi Kravchychyn

100 metros peito feminino (série prata)
3º lugar – Heloisa Souza Garute

200 metros medley masculino (série ouro)
1º Lugar – Vinicius Garcia De Fraga

Revezamento 4×50 metros medley feminino (série ouro) 
3º lugar: 
Fabiana Zaleski Dallazem
Isadora Muller
Gabriela Cristina Ferreira 
Isabelly Sinnott

Revezamento 4×50 metros medley masculino (série ouro)

2º lugar
Rafael Gueiber Montes
Felipe Chi Kravchychyn
Tiago Ficher Delmont Pais
Joshua Gomide Capraro

Revezamento 4x50m medley misto (série ouro) 

3º lugar
Vinicius Garcia de Fraga
Felipe Chi Kravchychyn
Gabriela Cristina Ferreira
Marina Bulla Lanaro

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

Piscina 50M – Feminino
3º lugar – Paraná

Piscina 50m – Masculino
2º lugar – Paraná

CICLISMO – A equipe paranaense teve participação considerada ótima no ciclismo nesta edição dos Jebs, conquistando uma medalha de prata e o troféu de vice-campeão geral por equipes no masculino. O ciclismo foi representado pelo técnico Marcos Fernando da Cruz e os alunos-atletas Amanda Baggio de Meira e João Yoshio Tada Faria. 

Prova de velocidade – masculino (série ouro)
2º lugar – João Yoshio T. Faria

Classificação final equipes – masculino (série ouro)
2º Lugar – Paraná 

WRESTLING – No primeiro dia de combate da modalidade disputada no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), em Brasília, foram conquistados seis medalhas. 

Série Prata
Julia Osvaldo dos Santos ? LF 66kg – Bronze
Alisson Leo G. da Silva – LM/52kg – Ouro
Pedro Henrique da Silva – GR/52kg – Bronze
Lorenzo Shons – GR/85kg – Prata
Cassiano Picolotto – LM/68kg – Ouro

Leia Também:  Estradas rurais de Goioxim, Marquinho e Porto Barreiro terão novos serviços de conservação

Série Bronze
Maria Eduarda T. dos Santos – LF/50kg – Prata

BADMINTON – Os atletas paranaenses da modalidade do badminton, masculino e feminino, foram personagens de destaque no cerimonial de premiação desta edição dos Jebs. Na classificação geral por equipes, o Paraná também foi ao pódio nos dois naipes.

Dupla Masculina (série Bronze)

1º lugar:
Bruno Gabriel Benedito Lessa
Pedro Kaleb Gehlen da Silva

Simples Feminino (série Prata)
1º lugar – Maria Luiza M. Hoffmann
2º lugar – Isabella Vitória S. Silva

Dupla Mista (série Ouro)

2º lugar:
Bruno Gabriel Benedito Lessa
Isabella Vitoria Santos Silva

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPE

Feminino (série prata)
1º lugar – Paraná

Masculino (série bronze)
3º lugar – Paraná

TÊNIS DE MESA – A modalidade encerrou a competição, e consequentemente a participação paranaense nos JEBS. O time Paraná conquistou uma medalha de terceiro lugar na Série Ouro e o troféu de vice-campeão geral no naipe masculino. 

Individual Masculino (Série Ouro)

3º Lugar: Guilherme Dalacort Rodrigues

Dupla Mista (Série Ouro)

3° lugar: Laura Souza e Guilherme Rodrigues

Equipes Masculino (Série Ouro)

2º Lugar: Paraná

GINÁSTICA ARTÍSTICA – As ginastas paranaenses Brenda Faria e Camila da Silva, comandadas pela professora e técnica Deise Mercer, disputaram as provas de solo, paralelas, salto e trave. 

Destaque para Brenda Faria, que conquistou quatro medalhas, sendo uma prata no individual geral.

Solo (Série Ouro)
2º lugar: Brenda Faria

Paralelas (Série Ouro)
2º lugar: Branda Faria

Trave (Série Ouro)
3º lugar: Branda Faria

Individual Geral
2º lugar: Branda Faria.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Número de furtos cai 6,3% no primeiro semestre no Paraná, média de 31 a menos por dia

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Licitação de obras em rodovias entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos tem resultado final

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA