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Colégios do programa Parceiro da Escola começam a receber uniformes

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Os novos uniformes do Parceiro da Escola começaram a ser entregues nas unidades com cogestão. Essa era uma das contrapartidas obrigatórias do programa, assim como nos Colégios Cívico-Militares. São 82 escolas estaduais geridas pelos diretores do Estado em parceria com Apogeu, Tom Educação e Impulso. A previsão é de concluir as entregas até 7 de maio.

No Colégio Estadual Unidade Pólo, em Maringá, a iniciativa já garante um senso de identidade com a instituição e facilita a rotina das famílias. Os alunos receberam três camisetas, duas calças, uma bermuda e um moletom.

Para o diretor, Everton Henrique Faria, a novidade está trazendo impactos positivos tanto para a organização quanto para a segurança dos estudantes. “Estamos muito felizes com a chegada do novo uniforme. A parceria tem garantido um mecanismo de identidade da nossa escola. E quando falamos de uniforme estamos também falando de segurança. Essas ferramentas permitem que nosso aluno entenda a importância de estar dentro do ambiente de sala de aula, com identidade visual e mais segurança”, destaca.

A diretora auxiliar Cristiane Aparecida Vicente também ressaltou a relevância da padronização para os alunos e suas famílias. “O uniforme escolar é muito importante porque identifica o aluno e a escola que ele pertence. Também para os pais é uma economia, pois eles recebem o uniforme de forma gratuita”, disse.

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Os alunos também aprovaram a novidade. “Agora os uniformes da escola são muito mais confortáveis e bonitos”, disse a estudante Tayse Camilli Ribeiro Barbosa, do 1º ano do Ensino Médio. Anna Cecília Soprano Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, destacou o sentimento de pertencimento. “Com o novo uniforme a gente se sente mais parte da escola”. 

Ao longo do mês, as demais instituições de ensino também receberão seus kits de uniforme. Não há um padrão. Cada escola tem uma identidade visual com as suas cores e seu brasão.

O grupo Apogeu é responsável pela gestão de 16 colégios estaduais nas regiões de Curitiba, Região Metropolitana, Litoral e Guarapuava. A Tom Educação faz a gestão de 32 unidades nas regiões Norte, Oeste, Campos Gerais, RMC e Curitiba. Nas outras 34 escolas a responsabilidade é do Grupo Salta, nas regiões Oeste, Noroeste, Curitiba e RMC.

“A entrega do novo uniforme está dentro deste contexto de melhoria das escolas e representa mais do que uma simples mudança visual, desempenha um papel de identificar as escolas e proporcionar maior comodidade para as atividades diárias. A entrega dos uniformes é parte do compromisso do Governo do Paraná em garantir condições adequadas para o aprendizado dos alunos”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

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PROGRAMA – O programa Parceiro da Escola foi criado por lei estadual e a seleção das escolas ocorreu em dezembro de 2024. A atuação das empresas ocorre nas áreas de limpeza, segurança, fornecimento de materiais e suporte administrativo. Países líderes em educação, como Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido e Espanha, adotam parcerias na administração escolar, modelo que agora começa a ser aplicado em escala maior no Paraná. Desde 2023, o projeto-piloto ocorre no Colégio Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Anita Canet, em São José dos Pinhais. 

As unidades do Parceiro da Escola estão localizadas em Andirá, Cambé, Campo Magro, Curitiba, Londrina, Matelândia, Nova Aurora, Palmeira, Assis Chateaubriand, Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Bocaiúva do Sul, Campo Largo, Cascavel, Castro, Colombo, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Jaguariaíva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, São José dos Pinhais, Sarandi e Toledo.

Fonte: Governo PR

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Combate ao bullying: alunos de colégio estadual criam música e videoclipe para conscientização

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Por meio da música, estudantes e professores do Colégio Estadual Inêz Vicente Borocz, em Curitiba, encontraram uma forma criativa de lembrar o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola – 7 de abril. Elaborada pela comunidade escolar, a canção “Bullying Não” ganhou um videoclipe, inteiramente gravado e editado no colégio. A produção está disponível no YouTube.

A rima pede paz e respeito: “O meu nome é futuro, presente da nação; eu sou de vários credos e digo bullying não! Eu sou de várias raças e você é meu irmão; posso ser diferente, e digo bullying não!”

A ação foi idealizada em setembro do ano passado pelo professor Elias Antonio Bueno, que atua na escola como pedagogo e participa do Grupo de Estudos Formadores em Ação sobre Clima Escolar, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

No contexto da campanha Setembro Amarelo, o docente propôs aos estudantes do colégio que unissem música e criatividade com a conscientização sobre o combate ao bullying. Os alunos abraçaram a ideia e participaram ativamente da composição da letra. “Eles lançaram frases sobre o assunto, como se fosse uma tempestade de ideias, e fizeram cartazes. Desse material, nasceu a letra. E alguns talentos que temos na escola, como alunos músicos e cantores, nos ajudaram com arranjo e harmonia na parte musical”, contou Bueno.

Professores de Arte e Computação Gráfica auxiliaram os alunos com a gravação da música e a produção do videoclipe, que rapidamente se espalhou na comunidade escolar. Conforme o pedagogo, a ação contribuiu para reduzir o bullying entre estudantes no colégio. “Com autorização da direção, colocamos a música no intervalo e nas trocas de aula. Eu senti que houve um impacto na escola. Foi uma ação sensacional que deu muito certo e teve o envolvimento dos estudantes”, relatou o pedagogo.

O estudante Daniel Schwebel, do 2º ano do Ensino Médio, concorda. O jovem tecladista participou da elaboração da partitura e da instrumentalização da música, além de ser um dos vocalistas. Para ele, o objetivo da ação foi alcançado. “Com a música, deu para perceber uma redução no bullying. O colégio é bem inclusivo e tem pessoas com Síndrome de Down, autismo, pessoas em cadeiras de rodas, entre outros. E é importante combater o bullying porque, ao praticá-lo, você acaba com a autoestima da pessoa”, opinou o aluno.

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Também assinam a composição da música e a atuação no videoclipe os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Adria Emilia, Agatha Barbosa, Amanda Vieira, Beatriz Campos, Camille Victoria, Gabrielle Moreira, Manuella de Bona, Maria Clara, Maria Marciniak, Maria Siqueira, Natallielly Rodrigues, Thifany Rodrigues e Wallace Davi. Os professores Kathelen Guerra, Jorge Fontana e Taináh Nisimura participaram da orientação do projeto.

Nesta segunda-feira (7), Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, a canção foi apresentada ao vivo durante o intervalo das aulas no colégio. Futuramente, conforme Elias, novas composições podem surgir. “Demos continuidade ao projeto, e estamos trabalhando o tema em sala de aula, com a ajuda dos professores. Além disso, temos ensaiado para, quem sabe, a elaboração de uma nova música, ou um novo ritmo”, afirmou.

AÇÕES PERMANENTES – Responsável pelas mais de 2 mil escolas estaduais do Paraná, a Seed-PR desenvolve ações contínuas e permanentes de prevenção ao bullying, às violações de direitos e às violências no ambiente escolar.

Destaca-se, por exemplo, o Grupo de Estudos Formadores em Ação: Clima Escolar, que já atendeu mais de 10 mil profissionais da rede estadual. A formação continuada ofertada a professores, pedagogos e diretores busca melhorar a convivência, a escuta empática e o diálogo no ambiente pedagógico.

Outro exemplo é o Projeto Escola Escuta, lançado pela Seed-PR em 2022 com o objetivo de promover acolhimento e diálogo com os estudantes. Por meio da iniciativa, mais de 5 mil professores e pedagogos já foram capacitados para oferecer apoio social e emocional aos alunos da rede estadual.

Além disso, a Seed-PR orienta as escolas e Núcleos Regionais de Educação (NRE) para a realização de campanhas de prevenção ao bullying, bem como a participação em redes de proteção de crianças e adolescentes. Desde o início do mês, diferentes NRE têm promovido ações no contexto do Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.

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No Noroeste do Estado, por exemplo, foram promovidas palestras e atividades interativas em colégios de Loanda, Santa Isabel do Ivaí e Diamante do Norte. Já no Colégio Estadual Paraná, em Loanda, uma campanha de combate ao bullying ocorre desde 2024 e tem registrado resultados positivos no clima escolar. Todas as ações recebem apoio do NRE de Loanda.

No Centro-Oeste, o NRE de Goioerê tem se destacado com uma ação abrangente promovida pela equipe multiprofissional do núcleo, que inclui assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Em andamento, a proposta de intervenção alcança diferentes escolas e inclui ações direcionadas a estudantes, professores e pais ou responsáveis dos alunos.

Já o NRE de Dois Vizinhos, no Sudoeste, mantém uma campanha de escuta ativa e apoio às direções escolares desde 2024. A iniciativa, também elaborada pela equipe multiprofissional do núcleo, já alcançou 13 escolas da região, classificadas como prioritárias no âmbito do combate ao bullying.

DIA NACIONAL – O Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola foi instituído pela Lei Federal nº 13.277/2016, devido ao crescente reconhecimento dos impactos negativos do bullying no ambiente escolar. A data se refere à memória do massacre de Realengo, que deixou 13 pessoas mortas em uma escola no Rio de Janeiro, em 7 de abril de 2011 – investigações posteriores indicaram que o autor do ataque foi vítima de bullying na infância.

De acordo com o projeto da lei que instituiu a data, o combate ao bullying e às complexas causas sistêmicas da violência requer o envolvimento de educadores, pais, alunos e do conjunto da sociedade, uma vez que a educação é produzida, também, em ambientes externos às instituições de ensino.

Conforme o texto, configura bullying qualquer ato de violência intencional e repetitivo contra pessoa indefesa, que pode causar danos físicos e psicológicos. O termo “bullying” surgiu do inglês “bully”, que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.

Fonte: Governo PR

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