16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Circuito de Corrida Sanepar terá público recorde em Foz do Iguaçu domingo (3)

    Publicado em

    Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, sedia no próximo domingo (3) a fase regional do Circuito de Corridas Sanepar. Com mais de 1.380 atletas inscritos, a etapa que tem como cenário a confluência dos rios Paraná e Iguaçu, também comemora os 25 anos de Certificação Ambiental ISO 14.001 da Companhia no sistema de Foz do Iguaçu.

    Pelo segundo ano consecutivo, a Corrida de Rua Sanepar atraiu um público das mais diversas regiões, com atletas de 20 estados brasileiros, como Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros. Representantes dos países vizinhos Argentina e Paraguai também se inscreveram na prova.

    O principal objetivo da Companhia nesta ação com a comunidade é estimular as pessoas a adotarem a prática de atividades saudáveis e a interação com o meio ambiente. “Promover saúde pública e cuidar do meio ambiente é o que a Sanepar faz no seu dia a dia, especialmente em Foz do Iguaçu, que em razão da certificação ambiental ISO 14.001 tem um olhar especial para a promoção da sustentabilidade e, principalmente, da qualidade de vida”, diz a gerente da Sanepar, Polyana Varlett.

    Leia Também:  Prorrogadas as inscrições das agroindústrias na Feira Sabores do Paraná

    Além do percurso de 5 km e 10 km para os adultos, crianças com mais de cinco anos podem participar da etapa Kids. Todos os atletas adultos receberão medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria levarão para casa um troféu.

    No ano passado, Foz do Iguaçu inaugurou a fase regional do Circuito de Corrida de Rua Sanepar, reunindo mais de 1.000 atletas, que fizeram os percursos de 5 km e 10 km, saindo da Roda Gigante, próximo ao Marco das Três Fronteiras, pela Avenida General Meira, até próximo da Avenida das Cataratas. Este mesmo percurso será realizado neste ano.

    A próxima etapa do calendário regional será no dia 10 de novembro, em Umuarama, no Noroeste, e a etapa final de 2024 será no dia 8 de dezembro, em Curitiba. As informações e inscrições estão disponíveis no site https://www.corridassanepar.com.br.

    ISO 14.001 – A Sanepar foi a primeira empresa de saneamento das Américas a obter a certificação ISO 14001, concedida ao sistema de Foz do Iguaçu em 1999. Esta certificação é a de maior reconhecimento em todo o mundo na área do meio ambiente, e atesta que o sistema é operado de forma ambientalmente responsável, com todos os processos sendo realizados dentro das normas de preservação ambiental. Esta certificação proporcionou à unidade da Sanepar em Foz do Iguaçu o reconhecimento por práticas inovadoras na operação de água e esgoto, com destaque para a excelência no tratamento de esgoto doméstico.

    Leia Também:  Capacitação em turismo: site da secretaria estadual traz todas as opções ofertadas o Paraná

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Governador entrega 44 casas e anuncia construção de condomínio do idoso em Ibiporã

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Capacitação em turismo: site da secretaria estadual traz todas as opções ofertadas o Paraná

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA