NOVA AURORA

PARANÁ

Ceasa Curitiba inicia campanha sobre importância do ambiente limpo e organizado

Publicado em

Os permissionários atacadistas e produtores que comercializam hortigranjeiros na Ceasa Curitiba receberam, na manhã desta quinta-feira (26), as primeiras atividades da campanha “Ceasa Limpa”, que visa manter o ambiente organizado e limpo e conscientizar sobre os benefícios destas atitudes. 

A campanha teve início em tenda montada em frente ao Mercado do Produtor da unidade, onde técnicos e funcionários das secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Administração Regional do Tatuquara e da Ceasa explicaram os objetivos e as ações iniciais.

A Família Folhas, da campanha da Prefeitura de Curitiba de incentivo à separação de resíduos, também esteve no evento e recebeu alunos e professores da Escola Municipal Rio Bonito, de Campo do Santana, que participaram depois do programa “Ceasa Recebe”. Eles ouviram dicas de como ajudar a manter e melhorar o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de produtos, assim como promover o reaproveitamento de alimentos.

O diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, João Luiz Buso, destacou iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade já adotadas . “Já temos vários trabalhos realizados nos nossos mercados, como o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, que aproveita e distribui para entidades sociais alimentos em bom estado para consumo”, disse ele.

Leia Também:  Paraná completa 10 meses com tempo médio de abertura de empresas abaixo de 10 horas

Buso citou, ainda, os três Ecopontos instalados no mercado, que auxiliam a destinar corretamente os materiais recicláveis, que depois são encaminhadas para a empresa CS Bioenergia (que os transforma em energia), além da instalação de usina fotovoltaica na unidade. “Estamos promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre todos os agentes envolvidos na Ceasa, além do descarte consciente”, completou Buso.

FOLHETOS EDUCATIVOS – A campanha “Ceasa Limpa” prosseguirá até quarta-feira (1/11). Divididos em equipes, os representantes dos órgãos que participam da iniciativa visitarão cada uma das 419 empresas instaladas nos pavilhões da unidade e junto ao Mercado do Produtor.

Nesses contatos, as equipes de técnicos, além de explicarem os objetivos da campanha, estão distribuindo folders e guias educativos com informações sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos e resíduos orgânicos no mercado, e a separação correta para destinação adequada.

RECICLAGEM – Ainda entre os objetivos da campanha estão promover a reciclagem e a reutilização de materiais dentro do ambiente Ceasa e orientar os comerciantes e clientes sobre as práticas de consumo consciente. Outro ponto destacado pelos participantes é implementar sistemas internos de gestão de resíduos mais eficientes e ecológicos no mercado.

Leia Também:  Com apoio do Proesporte, carateca Vinicius Figueira garante vaga no World Games

Também estão sendo distribuídas informações sobre o que é lixo comum e lixo reciclável, como evitar a proliferação de insetos (mosquitos, aranha-marrom, escorpiões) e doenças transmissíveis. As ações abrangem, ainda, orientação sobre programas municipais de compostagem, descarte correto de objetos e até risco do tabagismo. Uma equipe da secretaria municipal da Saúde também esteve presente no evento com um trailer para fazer vacinações aos interessados..

PRESENÇAS – Além da diretoria da Ceasa Paraná, participaram do lançamento da campanha “Ceasa Limpa”, Marcelo Ferraz, administrador do Distrito Sanitário da Regional do Tatuquara, e Luciana Usmam, supervisora do Distrito; Leila Maria Zem, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Curitiba, e Paulo Salesbram, presidente do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos – Sindaruc.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná recebe 12 mil smartphones para iniciar projeto de inovação em escolas públicas

Published

on

By

O Governo do Paraná recebeu nesta sexta-feira (11) a doação de 12 mil smartphones da Receita Federal. Avaliados a preço de mercado em cerca de R$ 30 milhões, os equipamentos serão utilizados nas oficinas de programação e robótica do Programa CrIAção, que será lançado ainda no primeiro semestre de 2025 pela Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEIA). A cerimônia de assinatura do termo de destinação aconteceu no Pavilhão Smart Agro da ExpoLondrina e contou com a participação da deputada federal Luisa Canziani.

A doação marca o primeiro passo para a implantação do programa, que tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e fomentar a inovação em todos os 399 municípios do Estado. Os celulares serão utilizados por estudantes da rede pública em atividades pedagógicas ligadas à cultura digital, com foco na formação em programação, robótica educacional e inovação.

“Essa doação representa uma economia de R$ 30 milhões para os cofres públicos e um investimento direto no futuro dos nossos jovens. São equipamentos que vão permitir o início das atividades do CrIAção já nos próximos meses, ampliando o acesso à tecnologia em todo o Paraná”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

Leia Também:  TILÁPIA NO ROLETE NOVO PRATO TIPICO EM NOVA AURORA É UM SUCESSO

Dos 12 mil aparelhos doados, 9 mil foram destinados pela unidade da Receita Federal em Maringá e outros 3 mil pela unidade de Londrina. Todos possuem o sistema operacional Android. A ação foi articulada pela SEIA com apoio da Superintendência da Receita Federal na 9ª Região Fiscal.

“São smartphones que entram no país de forma irregular, sem pagamentos de tributos. Esses celulares iriam competir no mercado com comerciantes que pagam seus impostos em dia. Nós buscamos não apenas apreender, mas buscar um destino nobre para as apreensões”, afirma o auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Maringá, Marcos Wanderley de Souza.

O projeto CrIAção faz parte do Pacto pela Inovação, política estadual que integra ações de fomento à ciência, tecnologia e empreendedorismo em todas as regiões do Estado. A iniciativa prevê a criação de Centros Municipais de Inovação com infraestrutura física e tecnológica, além da capacitação de professores em parceria com universidades e instituições técnicas.

A expectativa é de que mais de 35 mil alunos sejam capacitados até 2026, com a implementação de trilhas formativas em todos os níveis da educação básica. O projeto também deve estimular o surgimento de projetos estudantis voltados à solução de problemas locais, promovendo a inclusão digital e o fortalecimento da rede estadual de inovação.

Leia Também:  Paraná inicia Operação Rondon no Litoral e Região Metropolitana de Curitiba

O CrIAção será desenvolvido pela SEIA, em parceria com as secretarias da Educação (Seed), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), além da Fundação Araucária. Ele será implantado em três etapas, conforme o nível de ensino.

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental terão contato com programação por meio de plataformas como Scratch e OctoStudio. No Ensino Fundamental II, as escolas vão oferecer oficinas de robótica com kits de Arduino e Micro:bit. Já no Ensino Médio, os estudantes contarão com laboratórios maker, com impressoras 3D, cortadoras a laser e projetos integrados ao currículo.

Cada município vai contar com um Agente Municipal de Inovação, que será capacitado e responsável por promover a implementação do programa localmente. Além disso, será estruturado um Centro de Inovação em cada cidade, com equipamentos voltados à aprendizagem tecnológica. Serão distribuídos 2 mil kits de robótica, 12 mil celulares para uso nas aulas de programação, impressoras 3D e outros equipamentos de fabricação digital.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA