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Carro movido a hidrogênio de alunos da Unioeste vai competir no Shell Eco-Marathon, nos EUA

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O Grupo Cataratas de Eficiência Energética (GCEE), projeto de extensão do Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Foz do Iguaçu, está prestes a embarcar para um novo desafio. Após obter resultados notáveis na etapa nacional da Shell Eco-Marathon, realizada em agosto do ano passado no Pier Mauá (RJ), a equipe prepara os últimos detalhes para participar da Shell Eco-Marathon Americas 2025, na categoria Urban Concept, em Indianápolis, nos Estados Unidos, com o carro movido a hidrogênio verde produzido no Itaipu Parquetec.

Partem rumo à competição na próxima segunda-feira (31) um total de 12 alunos acompanhados pelo professor da Unioeste e coordenador do projeto, Fernando José Gaiotto, e pelo professor e subcoordenador, Antonio Marcos Massao Hachisuca (Shiro). O grupo alcançou em 2024 o feito histórico de se tornar a primeira equipe da América Latina a ser aprovada nas inspeções técnicas e a colocar um veículo conceito urbano movido a hidrogênio na pista para rodar. O desempenho impressionou engenheiros e técnicos da competição, levando ao convite para a etapa americana.

“A última vez que o GCEE competiu nos Estados Unidos foi em 2012. Agora, em 2025, a equipe tem a possibilidade de repetir esse feito e com grandes chances de se tornar campeã. Temos um carro competitivo, robusto e com tecnologia embarcada que nos garante um certo conforto. O veículo vai contar com um sistema de telemetria que informará os dados para o box enquanto o piloto dirige em tempo real com o veículo na pista”, conta o professor e coordenador da equipe Fernando Gaiotto.

Durante a competição, promovida de 2 a 6 de abril, a equipe terá o desafio de percorrer o trajeto de 16 quilômetros em 35 minutos no icônico circuito da Indianapolis Motor Speedway. “Na etapa americana nós temos um trecho mais longo do que a etapa brasileira. São quatro voltas de aproximadamente 4 quilômetros de pista, com duas paradas cada volta, dentro de um tempo total de 35 minutos, para completar a prova. Buscamos e treinamos para sermos eficientes. Realmente para conquistar essa categoria. Nossa equipe está muito motivada para trazer esse título para o Brasil”, complementa Gaiotto.

A capitã e acadêmica do curso de engenharia mecânica, Giulia Demarchi, compartilha as expectativas da equipe para essa grande competição. “Estamos muito orgulhosos por representarmos o Brasil, o Estado do Paraná e a Unioeste. Nossas expectativas estão muito altas, e temos nos dedicado intensamente na preparação. O ritmo está acelerado, e cada membro da equipe está dando o seu melhor para garantir um ótimo resultado. Melhoramos nosso projeto em relação ao que apresentamos no Rio de Janeiro no ano passado, e isso nos deixa ainda mais confiantes na expectativa de conquistar um prêmio para a nossa universidade e para o país”, conta.

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GCEE – O GCEE foi iniciado há mais de 15 anos por alunos dos cursos de engenharia elétrica e engenharia mecânica e posteriormente teve a integração de estudantes de ciências da computação. “Procuramos motivar os alunos participantes para que eles possam conciliar com seus estudos, ter a vivência de uma competição universitária e a experiência de colocar em prática os conhecimentos de engenharia mecânica e elétrica, para que eles possam também compartilhar com novos membros. No último semestre de 2024 recebemos mais alguns membros e o grupo aumentou tanto na quantidade de integrantes e quanto na capacidade”, afirma Gaiotto.

De Foz do Iguaçu para Indianápolis (EUA): equipe da Unioeste disputará Shell Eco-Marathon Americas 2025

Segundo o professor Shiro, a participação do grupo só foi possível graças ao apoio financeiro da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), do reitor Alexandre Webber, junto com os setores de convênio, compras, financeiro, empenho, jurídico da reitoria e do campus de Foz do Iguaçu, que se empenharam em todos os momentos para que pudesse viabilizar a participação.

“Gostaríamos de agradecer o secretário Aldo Bona, junto com o reitor Alexandre Webber, que em 2023 confiou na nossa equipe e financiou o desenvolvimento de pesquisa aplicada para a construção do primeiro veículo universitário para competição de eficiência energética, movido a célula a combustível de hidrogênio. Fomos a única equipe da América Latina a passar pela inspeção técnica na etapa Shell Ecomarathon Brasil 2024, que resultou em recebermos o convite de competir na etapa dos Estados Unidos em 2025″.

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HIDROGÊNIO VERDE – A construção do protótipo do veículo ocorreu nos laboratórios do Itaipu Parquetec utilizando como fonte do combustível o hidrogênio verde produzido na Planta Experimental do Parque Tecnológico, implementada em 2011 para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção, armazenamento e conversão do hidrogênio.

De acordo com o diretor de tecnologias do Itaipu Parquetec, Alexandre Leite, o Centro de Tecnologias de Hidrogênio apoia o GCEE na aplicação da tecnologia de célula a combustível de hidrogênio em veículos para competição de eficiência energética. “Além de produzir o hidrogênio utilizado para os testes, auxiliamos os alunos em como montar e operar os equipamentos de forma segura, contribuindo também com o conhecimento para operação de forma eficiente do equipamento no veículo”, destaca.

Alexandre também destacou a importância do projeto para a transição energética e a formação de capital intelectual. “A aplicação e validação de tecnologias em ambiente de competição internacional traz ganhos de conhecimento e fortalecimento do ecossistema, tanto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná quanto do Itaipu Parquetec, quando o assunto é transição energética”, afirmou o diretor de tecnologias.  

SHELL ECO-MARATHON – A Shell Eco-marathon é uma competição global que desafia estudantes do ensino médio e universitários a projetarem, construírem e testarem veículos altamente eficientes em termos de consumo de energia. Com eventos anuais nas Américas, Europa e Ásia, essa iniciativa incentiva a inovação e a criatividade dos participantes, que buscam percorrer a maior distância possível utilizando a menor quantidade de energia.

Em 2025, a competição completa 40 anos o oferecendo aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimentos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em um ambiente prático, preparando-os para enfrentar os desafios energéticos do futuro.

PATROCINADORES – A equipe é patrocinada por diferentes instituições públicas e privadas. São patrocinadores e parceiros estratégicos o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e a Unila; XBRI Pneus; H2helium; FUNDEP; Horizon; Ponte Nova Energia; Enerluz e Leser. Também apoiam a iniciativa Altair Cycles e Correia Bikeletro; IdeiaTrix; Receita Federal do Brasil; LabMaker; e LabIoT.

Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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