6 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    BRDE aprova Plano de Ações sustentáveis e reitera compromisso com agenda verde

    Publicado em

    O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) aprovou nesta semana um Plano de Ações sustentáveis para os próximos anos. Ele tem três eixos principais, além de transparência e informação, e 11 ações de curto, médio e longo prazos. A nova meta aproxima ainda mais o banco do seu compromisso com a sociedade e com um ambiente cada vez mais verde.

    O primeiro eixo é relacionado a atividades e processos internos do BRDE, que deverá enfrentar o desafio de avançar sobre o projeto da Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P). Neste eixo está prevista a melhoria do desempenho climático da organização nas emissões de gases, mas também aquisição de bens e produtos mais amigáveis com o clima, como o carro elétrico recentemente adquirido pelo BRDE.

    O segundo eixo trata do apoio a projetos sociais por meio de leis de incentivo fiscal e atividades para o público desenvolvidas nos espaços culturais das agências. Nesse caso, foram agregados o Fundo Verde e Equidade, recentemente aprovado pelo BRDE. O terceiro eixo refere-se aos financiamentos do banco destinados a projetos verdes e sustentáveis, ao monitoramento climático dessas operações e mensuração da contribuição do BRDE para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Leia Também:  1 milhão de refeições e 18 mil kits pedagógicos: compromisso da LBV para iniciar 2024

    Segundo o presidente do banco, Wilson Bley Lipski, com o plano o BRDE reafirma seu compromisso com a agenda ESG (ambiental, social e de governança, em português), e diversos aposta em instrumentos que darão efetividade à Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática da instituição.

    “A partir desse novo posicionamento do BRDE, atuaremos no desenvolvimento na região Sul com projetos vinculados à sustentabilidade e proteção da água, prevenção e controle da poluição, proteção e restauração da biodiversidade, mitigações e adaptações às mudanças climáticas, transição para economia circular, agropecuária sustentável e equidade, e inclusão econômica e cidadã”, explicou.

    Entre as novas ações já em andamento estão o Banco Verde e o BRDE Labs, programa para acelerar o desenvolvimento de inovação na Região Sul que nesse ano seleciona startups cujos projetos estão relacionados aos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU).

    De acordo com o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, a iniciativa dá efetividade aos princípios e diretrizes da instituição em relação a sua responsabilidade social, ambiental e climática. “O Plano de Ações reafirma nossa condição de organização signatária da Agenda 2030. É mais um passo no caminho de amadurecimento e aprofundamento da postura do BRDE enquanto Banco Verde”, destacou. Atualmente, 78% das operações de crédito contratadas pelo banco apresentam alinhamento com ao menos um dos 17 ODS.

    Leia Também:  Estado investe R$ 10,7 milhões em equipamentos para modernizar as Regionais de Saúde

    BANCO VERDE – O Banco Verde é uma iniciativa que estabelece alguns critérios para conceder crédito para projetos sustentáveis. Um deles trata a respeito da criação do Fundo Verde, que visa apoiar iniciativas privadas e a sociedade organizada, pautada no desenvolvimento socioambiental, por meio de edital de credenciamento. Há também uma análise diferenciada, com precificação específica para projetos que assumam o compromisso do carbono zero.

    BRDE LABS – Em sua terceira edição nos três estados do Sul, o BRDE Labs foi criado para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação em nível estadual, associado às necessidades dos ecossistemas locais, em acordo com as diretrizes dos governos estaduais de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Ratinho Junior viaja aos EUA para concretizar aquisição de tecnologia de gigante global de segurança

    Published

    on

    By

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a partir deste domingo (6) uma viagem internacional do Governo do Paraná aos Estados Unidos. A agenda inclui reuniões com empresários, visita a fabricantes globais de equipamentos para a segurança pública e participação no maior evento de comunicação do mundo, a convite da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp). As agendas serão em Phoenix, Washington, Orlando, Las Vegas e Miami.

    A primeira agenda é em Las Vegas, no estado de Nevada. A convite da Aerp, ele participará, na terça-feira (8), do Aerp Day dentro do NAB Show, maior feira do setor de tecnologia e radiodifusão no mundo. O evento reúne os principais nomes da radiodifusão no Brasil e tem como objetivo conectar líderes do setor. O governador deve se reunir com empresários da comunicação. O NAB Show é uma feira comercial anual produzida pela National Association of Broadcasters. Ela é realizada desde 1991.

    Na cidade, ele também se reúne com diretores da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), duas das principais associações de comunicação do Brasil.

    Leia Também:  Ministro da Agricultura diz à FPA que plano safra 2023/2024 será “o maior da história”

    A agenda em Las Vegas ainda conta com um encontro com Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina. O Paraná lançou recentemente seis novas soluções de serviços públicos que utilizam inteligência artificial (IA) em parceria com a empresa.

    Na sequência, Ratinho Junior segue para Phoenix, capital do Arizona, para visitar a empresa Axon Enterprise, gigante do setor de segurança pública. Ele se reúne na quarta-feira (9) com diretores e conhecerá novas tecnologias e equipamentos. O Paraná está comprando 1.400 armas não letais (teasers) da empresa para utilização pelas forças de segurança públicas estaduais e a viagem será uma oportunidade para concretizar o cronograma de entrega. O investimento na aquisição foi de R$ 24,6 milhões.

    Na sexta-feira (11), o governador irá se reunir em Washington, capital dos Estados Unidos, com a secretária Adjunta Interina para a América do Sul, Amy Radetsky, para discutir as relações econômicas entre os EUA e o Paraná, áreas para possíveis investimentos e questões de segurança envolvendo a área da Tríplice Fronteira.

    Leia Também:  Paraná lidera novo ranking nacional de inovação e cidades sustentáveis

    Em Miami, na Flórida, Ratinho Junior visitará no domingo (13) o recém-inaugurado terminal de embarque da MSC Cruzeiros, considerado o maior do mundo, e se reunirá com executivos da empresa. A MSC operou cruzeiros marítimos por duas temporadas consecutivas no Paraná, passando pelo Porto de Paranaguá. Na última temporada, oito atracações trouxeram 19.261 pessoas para o Litoral. Destas, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio, os atrativos turísticos, os passeios e os agentes de turismo da região.

    Na segunda-feira (14) ele tem uma agenda com o prefeito de Orlando, Buddy Dyer, e o prefeito do Condado de Orange County, Jerry Demings.

    LICENÇA – O governador também irá tirar licença não remunerada após a viagem, com retorno marcado para o dia 22. O vice-governador Darci Piana assume o Governo do Estado durante todo esse período.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA