PARANÁ
Brasil-Itália: grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná fará turnê em homenagem a Poty
Publicado em
1 de abril de 2025por

O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) prepara mais uma temporada de espetáculos. Desta vez, a companhia levará aos palcos do Brasil e da Europa a apresentação “Po(r)ty”, sobre a vida e a obra do artista paranaense Poty Lazzarotto.
Após a pré-estreia, realizada em Curitiba no ano passado, a nova turnê começará no Interior do Paraná e chegará à Itália. A expectativa é visitar até seis Núcleos Regionais de Educação ao longo do ano, com início previsto para maio. No segundo semestre, o Dancep deixa o país e desembarca em Florença e Roma, levando o talento dos jovens dançarinos paranaenses ao público italiano. O cronograma detalhado de apresentações será divulgado em breve.
Homenageado pela turnê, o próprio Poty Lazzarotto foi aluno do Colégio Estadual do Paraná e, posteriormente, conquistou o mundo – desenhista, ilustrador e gravurista, ficou conhecido pelos painéis e murais que enfeitam as ruas da capital paranaense e de outras cidades e países, como Alemanha, Portugal e França. Nascido em 1924, o artista morreu em 1998.
O espetáculo “Po(r)ty” surgiu do desejo do professor e coreógrafo Fernando Nascimento de homenagear o centenário de Poty Lazzarotto. No palco, a obra e a trajetória de vida do artista paranaense inspiram os movimentos do Dancep. A peça converte sua obra plástica em dança, tendo como base a sensibilidade de cada bailarino.
Com um elenco formado por mais de 70 integrantes, incluindo professores do Dancep, ensaiadores, produtores, bailarinos e bailarinas – muitos deles estudantes –, além de uma dedicada equipe de apoio, o projeto celebra a arte e a história de Poty. A homenagem prestada por meio da dança reforça a conexão entre a trajetória do artista e a nova geração de talentos.
- Orquestra Sinfônica volta ao MON no sábado para concerto com clássico de Mozart
-
Espetáculo do Balé Teatro Guaíra, “Orfeu e Eurídice” retorna aos palcos em maio
DANCEP – Criado em 2011 pelo professor Fernando Nascimento, o Dancep tem sido destaque na formação artística e na produção de espetáculos. Composto por mais de 60 estudantes de escolas públicas de Curitiba e da Região Metropolitana, o grupo leva a arte da dança à comunidade escolar.
O Dancep tem suas raízes no Colégio Silvio Magalhães de Barros, em Maringá, onde Fernando estudou e depois lecionou. Atualmente, conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), dos Núcleos Regionais de Educação, do Teatro Guaíra, do Setor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Casa Hoffmann, fortalecendo sua atuação na cena cultural de Curitiba.
Segundo Fernando Nascimento, o projeto nasceu de um trabalho coletivo. “O Dancep segue a teoria da Sistematização Coletiva do Conhecimento, desenvolvida pela professora Pura Lúcia Oliver Martins. Desde o início, tudo o que produzimos é construído em conjunto”, afirmou. “Essa é a essência: fazer juntos, com todos os corpos, culturas e origens, promovendo a dança em uma perspectiva formativa e sensível”.
Após a estreia, em 2012, o Dancep ampliou seu alcance com coreografias inspiradas em grandes nomes da cultura brasileira, como Helena Kolody, Vinícius de Moraes, Paulo Leminski e Guido Viaro.
O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da arte na formação dos jovens. “O sucesso desse projeto, que já ultrapassou fronteiras e conquistou reconhecimento em outros países, mostra o poder da educação aliada à arte. Cada apresentação e conquista reforçam o papel fundamental da escola na formação de cidadãos críticos e sensíveis”, apontou.
O grupo oferece aulas gratuitas para estudantes e a comunidade, promovendo uma imersão completa na produção artística. Além de aprenderam técnicas de dança, os alunos se envolvem na criação de figurinos, trilha sonora, produção visual e organização dos espetáculos, ampliando seus conhecimentos sobre a arte do movimento.
- Últimos dias: inscrições para o Ganhando o Mundo 2026 encerram em 24 de abril
- Circuito Regional de Xadrez Escolar 2025 está com as inscrições abertas
TRAJETÓRIA DE SUCESSO – O Dancep conquistou espaço em festivais nacionais e internacionais, como o Festival de Dança de Joinville e o Festival de Dança de Viana do Castelo, em Portugal, onde recebeu premiações de destaque. Em 2015, apresentou-se na Espanha e em Portugal, vencendo o Festival Internacional de Dança da Galícia. Foi também o único grupo representante de uma escola pública em Portugal, competindo com academias particulares da Europa.
Em 2018, expandiu sua atuação para a América Latina, com apresentações na Argentina. Em 2023, retornou ao cenário europeu, com espetáculos na França e nova premiação no Festival de Joinville.
Além de divulgar a arte da escola pública, a iniciativa oferece aos alunos a chance de conhecer novas culturas e ampliar horizontes por meio da dança.
Para Caroline Nascimento, ex-aluna e hoje professora do Colégio Estadual do Paraná, o Dancep significou uma transformação de vida. “Ao longo da minha trajetória, o professor Fernando Nascimento sempre foi uma grande inspiração, tanto como artista quanto como professor. Ter a oportunidade de voltar ao Dancep, agora como professora e coreógrafa, e fazer parte do espetáculo ‘Po(r)ty’, é algo muito especial para mim”, disse. “Este espaço sempre foi um lugar de acolhimento, aprendizado e crescimento, e só existe graças à dedicação e paixão do professor Fernando”.
Mais informações estão disponíveis no site do Dancep.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Published
6 minutos agoon
2 de abril de 2025By

Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara, fruta semelhante ao açaí amazônico. A iniciativa da Portos do Paraná busca estimular uma nova fonte de renda para as comunidades locais, predominantemente compostas por pescadores, além de promover a preservação da palmeira juçara, espécie ameaçada de extinção.
“Com o conhecimento da despolpa dos frutos, é possível uma mudança cultural, possibilitando renda às comunidades e incentivando o plantio das sementes”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.
A oficina integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Autoridade Portuária e surgiu como uma demanda dos próprios moradores. “No Sul do Brasil basicamente não temos a cultura do aproveitamento deste fruto. Já no Norte, é muito comum. Estamos trazendo a oficina para estimular esta nova opção”, explicou o coordenador de Sustentabilidade da Portos do Paraná, Pedro Pisacco Pereira Cordeiro. “A sementinha roxa produz um açaí de excelente qualidade”.
O Instituto Juçara de Agroecologia conduziu as atividades teóricas e práticas. “A coleta da juçara no Litoral é feita entre março e maio. É neste período que a palmeira vai frutificar e os cachos com os frutos vão amadurecer”, comentou o vice-presidente do Instituto, Rafael Serafim da Luz.
O fruto da juçara é semelhante ao açaí da Amazônia, porém, a palmeira nativa das áreas litorâneas de Mata Atlântica, Euterpe edulis, difere das palmeiras que produzem o açaí tradicional da região Norte do país. O “açaí juçara” é rico em antocianina, um antioxidante que confere a coloração roxa escura, muito semelhante ao açaí amazônico. Além do fruto, a palmeira também é conhecida por produzir o palmito juçara.
O fruto é extremamente rico em ferro e cálcio, elementos que complementam muito bem a alimentação. “É uma planta que se desenvolve super bem, de fácil manejo. E a gente vê na casa das pessoas, faz parte da paisagem dos caiçaras”, pontuou Serafim da Luz.
SELEÇÃO DE GRÃOS – A merendeira Adi Fátima Lourenço possui algumas palmeiras no quintal de casa, uma das quais foi utilizada durante a oficina. “A gente se criou subindo nos pés de juçara, mas não sabia fazer os sucos. E essa oficina vai ajudar na renda mesmo. Dá pra fazer bolo, pão. É um diferencial que as pessoas sempre estão procurando”, comentou Adi.
Durante a coleta e higienização, ocorre a seleção dos grãos maduros e sadios, que passam por um processo de lavagem com água sanitária para a esterilização das bactérias. Após o enxágue, eles são encaminhados para a despolpadeira, que remove os caroços, sementes ou cascas, resultando em um líquido engrossado e peneirado.
CURSOS E OFICINAS – Pelo Programa de Educação Ambiental, a Portos do Paraná realizou, desde 2019, dezenas de oficinas de capacitação e cursos profissionalizantes gratuitos para comunidades litorâneas do Estado.
As iniciativas buscam promover, além de práticas permaculturais, a educação ambiental, a organização comunitária e a valorização ambiental, ao mesmo tempo em que apresentam possibilidades de geração de renda para os membros das comunidades.
Entre os temas abordados estão comunicação e atendimento e introdução à maquiagem para jovens, em parceria com o Senac. As mulheres das comunidades de Piaçaguera e do Valadares também puderam participar dos cursos de corte e costura.
Fonte: Governo PR

Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral

Projeto de lei que institui o mês “Abril Verde e Amarelo avança na CCJ

Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas

Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia

PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
PARANÁ


Portos do Paraná realiza oficina de coleta e despolpa do açaí juçara em comunidade no Litoral
Moradores da no Litoral do Paraná, participaram nesta quarta-feira (02) da 2ª Oficina de Coleta, Higienização e Despolpa de Juçara,...


Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira...


Com apoio da Sanepar, atletas de vôlei de praia do Paraná defendem o Brasil na Sérvia
A equipe de vôlei de praia com atletas de Dois Vizinhos, no Sudoeste, campeã estadual e nacional escolar na categoria...
POLÍCIA


PCPR prende duas pessoas e desmantela ponto de desmanche de veículos e tráfico em Paranaguá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu dois homens e apreendeu dois adolescentes em um local que funcionava como ponto...


PCPR e PMPR capturam foragido do Paraguai em Cidade Gaúcha
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu um homem, de 29...


PCPR prende suspeito de diversos furtos ocorridos em Antonina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 49 anos, suspeito de ter praticado diversos furtos. A...
ENTRETENIMENTO


Em montagem, Graciele Lacerda mostra semelhança entre a filha e o avô: ‘Igual’
Graciele Lacerda, de 44 anos, compartilhou em seu Instagram, nesta terça-feira (1º), uma montagem da filha, Clara, ao lado do avô...


Claudia Raia curte viagem na Espanha com o marido, Jarbas: ‘Grudada no meu crush’
Claudia Raia, de 58 anos, está curtindo uma viagem romântica ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello, de 55...


Duda Guerra faz primeira compra com o próprio dinheiro: ‘Bolsa de R$ 19 mil’
Duda Guerra, de 16 anos, compartilhou nesta terça-feira (1º), sua primeira compra com o próprio dinheiro. A influenciadora escolheu uma...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi derrotado pelo Unión Santa Fe por 1 a 0, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs