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Boletim agropecuário mostra transição entre as safras de grãos e batata no Paraná

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O primeiro Boletim de Conjuntura Agropecuária do ano, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), mostra como a primeira safra das culturas de milho, soja, feijão e batata caminham para o fim, dando espaço para a segunda safra que já iniciou.

Entre os grãos, os destaques nesse período são o milho e o feijão de segunda safra, que já tiveram seus plantios iniciados e devem ocupar uma área de 2,5 milhões e 381 mil hectares, respectivamente, com o total de 32 mil hectares já plantados.

Os plantios de feijão estão 6% efetuados e mais concentrados em sucessão às áreas colhidas para produção de silagem, e as áreas de milho encontram-se com quase 1% semeadas e sucedem áreas da primeira safra de feijão.

A evolução do plantio deve ocorrer com o avanço da colheita da soja que ocupa 5,7 milhões de hectares (ou 93% da área dedicada a grãos na primeira safra) e que, por enquanto, encontra-se com menos de 1% colhido e 12% em maturação.

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O agrônomo do Deral, Carlos Hugo Godinho, explica que a colheita da soja pode avançar significativamente ainda neste mês. “Com o passar dos dias agora em janeiro, a gente deve evoluir na colheita da soja. E se voltar a chover, esses trabalhos devem se acelerar e podem ter um bom desempenho no Paraná”, afirma.

A primeira safra da batata também caminha para o fim. Com 16,9 mil hectares, se encontra totalmente plantada e com 60% desta superfície já colhida, o que corresponde a 10,1 mil hectares. Com a grande oferta e com o cenário atual, a tendência é de diminuição nos preços.

A segunda safra vem ganhando espaço. Da área de 11,2 mil hectares estimada para o plantio da segunda safra da batata, 39% já estão no solo, equivalendo a 4,4 mil hectares.

TRIGO – Segundo o boletim, as últimas áreas colhidas de trigo apresentaram bom desempenho, fazendo a estimativa de produção aumentar de 2,31 milhões de toneladas para 2,36 milhões. Apesar disso, a produção de 2024 é 38% inferior ao potencial das lavouras (3,8 milhões) e 36% inferior à produção obtida em 2023 (3,6 milhões).

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LEITE – 2024 fechou o ano com o preço pago ao produtor de leite por litro posto na indústria em queda. Pesquisas do Deral apontam o litro comercializado em R$ 2,83. No entanto, mesmo com essa diminuição, a média mensal de dezembro ainda foi a terceira mais alta do ano, que foi marcado por muitas adversidades climáticas generalizadas que impactaram nos preços.

FRUTAS – O documento também apresentas os Dados das Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro/AGROSTAT sobre frutas, que apontam que, no viés da exportação, houve uma variação positiva de 2% em relação aos numerários transacionados em 2024, que representa US$ 1,377 bilhão vendidos contra US$ 1,349 bilhão em 2023.

No entanto, os volumes negociados em 2024 foram menores do que o ano anterior, representando 1,094 milhão de toneladas no ano passado contra 1,108 milhão de toneladas em 2023, apontando um aumento no valor das frutas nacionais.

Fonte: Governo PR

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Com avanços na estrutura, Ponte de Guaratuba alcança 35,3% de execução

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As obras da Ponte Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 35,3% de execução. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (09). O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, esteve no canteiro de obras junto a engenheiros do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) para vistoriar os trabalhos. O índice refere-se à medição mais recente, de dezembro.

“Nós viemos no canteiro de obras para que vocês possam acompanhar a grandiosidade desta obra, que tem mais de 1 km de extensão de ponte e 3 km de obra. É uma solução definitiva que a gente vai trazer para essa travessia”, destaca o secretário.

“A gente espera que a próxima temporada seja a última temporada do ferry-boat. Nós estamos um passo à frente do cronograma e vamos entregar a obra em abril de 2026”, disse Sandro Alex.

O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, também acompanhou a última medição do ano de 2024 e diz que a célere execução representa um marco para o Estado do Paraná.

“Nós estamos com cronograma em dia e temos um compromisso contratual, e essa obra deve finalizar em abril de 2026. Lembrando que a obra não é somente a obra da ponte. Tem toda uma preocupação ambiental e ainda fazemos a construção com a operação no ferry-boat. Nós chegarmos hoje com o cronograma em dia, é uma vitória”, enfatiza Furiatti.

Segundo a engenheira do DER/PR Larissa Vieira, o avanço da obra mostra o comprometimento de toda a equipe e o investimento do Governo do Estado, que não mede esforços para fazer dessa uma das maiores obras do Paraná.

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“Finalizamos 2024 com as obras dentro do nosso cronograma de forma satisfatória. Todas as etapas são realizadas com o rigor da segurança, eficiência e qualidade. Tudo isso é para entregar à população uma das maiores obras já executadas pelo Estado e tão aguardada no Litoral”, enfatiza a engenheira.

PROGRESSOS – No mês de dezembro, os trabalhos de infraestrutura prosseguiram na execução das estacas do trecho pré-moldado e estaiado, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, fabricação das vigas longarinas pré-moldadas e execução das travessas do trecho pré-moldado.

Houve também a continuidade da concretagem dos blocos do trecho estaiado e o lançamento das vigas longarinas.

INFRAESTRUTURA – Para a infraestrutura da ponte, até o momento, foram 34 estacas concretadas, sendo 16 do trecho estaiado e 18 do trecho pré-moldado. Ao total, são previstas 64 estacas, sendo 24 no trecho estaiado e 40 no trecho pré-moldado.

Na mesoestrutura, na execução das travessas que receberão as vigas longarinas, são 6 travessas finalizadas. Já na superestrutura, aconteceu a continuidade da fabricação das vigas longarinas pré-moldadas, chegando ao final do mês com o acumulado de 52 estruturas fabricadas.

Ao final do mês de dezembro chegou-se também ao acumulado de 15 vigas longarinas lançadas nas travessas.

ACESSO LADO GUARATUBA – Acontece a execução das obras de contenção no Morro de Caieiras por meio de uma técnica conhecida como solo grampeado.

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A Avenida Antônio dos Santos Miranda, que liga o centro da cidade ao acesso ao ferry-boat, segue em sentido único com duas faixas de trânsito, sendo uma no sentido Caieiras e uma sentido ferry-boat.

ACESSO LADO MATINHOS – Do lado de Matinhos, as equipes já realizaram a retirada da vegetação e o manejo da fauna local, além da remoção das camadas superficiais do solo e de materiais orgânicos.

Atualmente, o tráfego na região opera com duas faixas: uma no sentido ferry-boat/Cabaraquara e outra no sentido Matinhos.

Quem sai do ferry-boat em direção ao centro de Guaratuba, deve acessar a Avenida Marechal Hermes, que tem o trânsito em duas faixas.

PONTE DE GUARATUBA – A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.

O Governo do Estado está investindo R$ 386,9 milhões para a construção da estrutura, que tem previsão de entrega para abril de 2026.

Os dados do relatório de acompanhamento da obra, referente ao mês de dezembro de 2024, mostram que o contrato está com um avanço de 35,3% em relação ao cronograma físico-financeiro, o que representa um investimento de R$ 12.613.059,88 a preços iniciais.

A obra é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Fonte: Governo PR

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