NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública comemora 167 anos com novas temporadas do Ler Junto e Oficina de Poesia

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná completa na próxima quinta-feira (7) 167 anos e, em comemoração, estreia a nova temporada do projeto Ler Junto, com o professor de Literatura Guilherme Shibata, e da Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Os encontros com Shibata são marcados pela leitura guiada e discussão com o público de contos e acontecem todas as segundas-feiras no Auditório, agora com novo horário: às 18h30. Nesta segunda-feira (4) será lido o conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector. 

A Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, é realizada todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45. O primeiro encontro de 2024 será dia 7 (quinta-feira). Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca. 

Além da programação literária, a BPP abre espaço para uma oficina de acessibilidade no sistema Android e IOS para pessoas com deficiência visual, também no dia 7, das 13h às 17h. A atividade é uma iniciativa da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família, por meio do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência. Todas as atividades oferecidas pela Biblioteca Pública são abertas ao público e com entrada gratuita. 

Leia Também:  Festival de Surf Militar une homenagem, confraternização e esporte em Guaratuba

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, destaca o trabalho desenvolvido pela instituição. “São 167 anos de portas abertas, contribuindo de forma democrática com a formação de leitores e leitoras, com a construção da cultura do Estado e do País”, disse.

“Sendo uma das principais bibliotecas do Brasil, os nossos projetos só fazem confirmar a excelência dos seus serviços e a vocação que a instituição tem como local de encontro comunitário, com acessibilidade, diversidade e diálogo intercultural. Parabéns a todos os colaboradores e colaboradoras da BPP e, em especial, ao público que nos prestigia”, afirmou Leprevost.

HISTÓRIA – A Biblioteca foi fundada em 7 de março de 1857. Carrega o histórico de ter funcionado em 11 sedes antes de se estabelecer na Rua Cândido Lopes, em 19 de dezembro de 1954, prédio tombado pelo Patrimônio Cultural em 2003. Como centro cultural, recebe mais de 2 mil pessoas por dia em suas instalações. Entre os espaços oferecidos, estão a Gibiteca, salas para coworking, de exposições, eventos sobre literatura e cultura em geral e, principalmente, para leitura de livros, jornais, revistas e outros periódicos.

Leia Também:  PGE vai doar mais de 200 bens móveis para organizações sociais do Paraná

Serviço:

LER JUNTO

Com Guilherme Shibata

Data: todas as segundas-feiras, a partir de 4 de março

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

OFICINA PERMANENTE DE POESIA

Com Lilia Souza

Data: todas as quintas-feiras, a partir de 7 de março

Horário: 18h às 19h45

Local: Coworking 

OFICINA DE ACESSIBILIDADE NO SISTEMA ANDROID E IOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Data: 7 de março (quinta-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

Leia Também:  Jardins de Água e Mel da Sanepar chegam a escolas do Sudoeste do Estado

CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

Leia Também:  Custodiados produzem ponchos e roupas pet para moradores e cães de rua em Cascavel

“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA