17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Biblioteca Pública celebra o Dia da Consciência Negra com a exposição ParanÁfrica

    Publicado em

    A Biblioteca Pública do Paraná inaugura nesta segunda (20), às 11 horas, a exposição ParanÁfrica, que celebra o Dia da Consciência Negra, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss. Na abertura, acontece a apresentação musical de Rubia Divino e Jean da Rosa.

    A mostra evoca as imagens da herança afro-brasileira, nas fotografias de Marcelo Weiss, realizadas no Dia das Crianças em São Tomé e Príncipe, na África Central; e de Fernanda Castro, que fotografou comunidades quilombolas paranaenses. O conjunto expositivo conta histórias que nos convidam a refletir, celebrar e reconhecer a importância da Consciência Negra no Paraná e no Brasil.

    Além da exposição, diversas ações acontecerão este mês referentes à data, como palestras, rodas de conversas e contação de histórias. No encerramento, dia 30, às 17h, haverá apresentação do Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas, autorais e demais estilos musicais.

    QUILOMBOLAS – “Imagens afetivas de quilombolas paranaenses”, de Fernanda Castro, é parte do resultado de sua participação em um grupo de trabalho do Governo do Paraná, onde estão situadas 38 comunidades, para mapear, levantar dados e viabilizar a construção de políticas públicas voltadas para os quilombolas. Com as lentes de sua câmera, capturou a forte carga afetiva que as pessoas depositavam no seu lugar e que as conectam entre si.

    Leia Também:  VBP Agropecuário do Paraná cresce 11% em 2023 e alcança R$ 197,8 bilhões

    As imagens produzidas pela fotógrafa expressam a beleza estética das relações de benquerença. Nos rostos fotografados destacam-se os olhares afetuosos, que falam silenciosamente sobre o cuidado e a confiança. Os sorrisos mostram a alegria de vivenciar relações baseadas no afeto — a maneira com que o quilombo é construído e significado cotidianamente.

    SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE – Em São Tomé e Príncipe, o Dia das Crianças, comemorado em 1º de julho, tem um significado especial: ir à escola é um motivo de orgulho, e são promovidas festas em todos os colégios. Para as meninas, o evento é ainda mais marcante. É quando suas mães capricham nos trançados de seus cabelos, transformando-os em verdadeiras obras de arte, símbolos da cultura e da dignidade resgatadas naquele momento. As 10 imagens que compõem a mostra Dignidade, de Marcelo Weiss, captam os olhares e a alegria de cada uma dessas meninas.

    Serviço:

    Abertura da exposição ParanÁfrica, com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss

    Data: 20 (segunda-feira)

    Horário: 11h

    Até dia 30 de novembro de 2023

    Local: Hall Térreo

    Programação:

    Terça-feira, 21 de novembro

    Palestra: Educação antirracista com Celina Wotcoski, agente educacional estadual e dirigente estadual sindical; Angela Castro, professora municipal e diretora municipal sindical.
    Local: Hall térreo
    Horário: 11h

    Quarta-feira, 22 de novembro

    Leia Também:  Paraná bate US$ 18,1 bilhões de exportações com liderança de carnes e óleos vegetais

    Performance: Dança africana com Demerval Silva, dançarino e professor de danças africanas.
    Local: Auditório 
    Horário: 15h

    Palestra: Oralidade e Musicalidade Africanas com Kandiero, professor, escritor, pesquisador, compositor e membro do Centro de Letras.
    Local: Auditório
    Horário: 16h

    Quinta-feira, 23 de novembro

    Contação: Lendas Africanas e o Candomblé com Willian, candomblecista e membro do Terreiro Ilê asé Yemanjá Ogunté.
    Local: Hall térreo
    Horário: 17h

    Bate-papo: Cultura Preta e Pretos na Cultura com Lulo, ator, produtor e músico; e João Carlos, advogado, sambista e ativista cultural.
    Local: Hall térreo
    Horário: 17h30

    Sexta-feira, 24 de novembro

    Roda de conversa com a deputada federal Carol Dartora, vereadora Georgia Prates, deputado estadual Renato Freitas e vereador Anderson Prego
    Local: Hall térreo
    Horário: 11h

    Terça-feira, 28 de novembro

    Palestra: A culinária africana com Baiana Jussara Claro, certificada pela Abam – Associação de Baianas de Acarajé e Mingau de Salvador.
    Local: Hall térreo
    Horário: 17h

    Roda das mulheres pretas com Joana Martins, coordenadora geral do ParanÁfrica e Jo Maccari, cantora e membra do Bloco Pretinhosidade.
    Local: Hall térreo
    Horário: 17h30

    Quinta-feira, 30 de novembro

    Encerramento da exposição com o Coral Vozes de Angola, grupo musical de cegos angolanos que cantam músicas africanas, autorais e demais estilos musicais.
    Local: Hall térreo
    Horário: 17h.

    Endereço da BPP: Rua Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove workshop com crianças sobre sustentabilidade e paz

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Boletim semanal da dengue contabiliza 472 novos casos no Paraná

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA