NOVA AURORA

PARANÁ

Apoio Governo às IGRs do Turismo é destaque em encontro de cinco estados

Publicado em

A aproximação do Governo do Estado com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs) do Turismo foi destaque em encontro que reuniu representantes do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A 1ª Conferência de IGRs da macrorregião Sul foi realizada nesta quinta-feira (6), dentro da programação do 19º Festival das Cataratas 2024 (FIT), que começou quarta-feira (5) e segue até sexta (7).

Elisiane da Silveira Mengolla, gestora técnica da IGR Grande Oeste e presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTur) em Santa Catarina, ressaltou o desempenho do Paraná. “O Paraná é o nosso exemplo, utilizamos sua metodologia como modelo sempre que falamos de fortalecimento de turismo regionalizado, pois o Estado atua com diretriz e orientação”, disse Eliasiane. “É importante saber para onde caminhar e como começar e o Paraná faz isso com maestria”, afirmou.

Leia Também:  Especializações EaD da UEL ofertam 300 vagas em 16 cidades; veja como se inscrever

Ao todo, o Estado possui 18 Regiões Turísticas, cada uma com sua IGR. O Governo do Paraná foi mencionado como exemplo do bom diálogo e aproximação da Secretaria de Estado do Turimso (SETU) e essas instituições, que têm a função de coordenar e fomentar o potencial do setor nos respectivos territórios. O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, afirmou que, sem organização, processo unificado, procedimento padronizado, fica muito mais difícil trabalhar.

“O governador colocou o turismo na prateleira de cima, entendendo a importância do setor para a geração de emprego e renda. E a Secretaria do Turismo decidiu trabalhar em conjunto com as IGRs porque são elas que estão na região, conhecem as necessidades e demandas que possuem”, disse.

DESENVOLVIMENTO – De maneira inovadora, em 2023, o Governo do Paraná, por meio da Setu, destinou recursos para garantir o fomento de atividades turísticas com obras e sinalização, por exemplo, ou até mesmo na divulgação dos atrativos. “Até então, as IGRs tinham que desembolsar dinheiro do próprio para o desenvolvimento do setor. Agora a Setu tem nos ajudado muito a alavancar o turismo regional”, disse o presidente da Adetur Litoral, Nelson Cotovicz Filho. Fundada em 2006, essa IGR tem sede em Paranaguá e atua no fortalecimento do turismo dos sete municípios do Litoral.

Leia Também:  Diretoria da Fomento Paraná fecha primeiro ciclo de visitas ao Interior

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  Campanha de vacinação de cães da UEL promove saúde, guarda responsável e doação de sangue

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  Giba, Emanuel e ex-atletas de futebol se reúnem em jogos festivos neste final de semana

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA