NOVA AURORA

PARANÁ

Amep vai ampliar horários de ônibus em Pinhais para atender o Instituto Federal do Paraná

Publicado em

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) anunciou que a linha metropolitana C25-Vila Amélia, que atende o câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, passará por uma ampliação a partir desta semana. Atualmente, o serviço conta com quatro partidas diárias do Terminal Pinhais e uma da Vila Amélia. Com a mudança, serão seis saídas do Terminal Pinhais e cinco da Vila Amélia, atendendo a uma demanda antiga de estudantes e da comunidade.

A ampliação é resultado de uma solicitação conjunta de estudantes do IFPR, do Conselho Municipal da Juventude e da Prefeitura de Pinhais, que destacaram a necessidade de melhorar a acessibilidade ao câmpus. O serviço havia sido temporariamente suspenso devido ao período de férias escolares e às obras na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, que impediam a passagem dos ônibus. Com a liberação do acesso pela Prefeitura nesta semana, o atendimento será retomado e expandido.

Leia Também:  R$ 1 milhão de Natal: Fazenda promove último sorteio do ano do Nota Paraná nesta quinta

NOVOS HORÁRIOS E MELHORIAS – O trajeto da linha C25 volta a passar pela Rua Getúlio Vargas, estendendo o percurso na Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica do IFPR.

Além dos horários já existentes, a linha oferecerá mais opções de deslocamento para alunos, professores e servidores. A partir de terça-feira (1.º), as partidas do Terminal Pinhais ocorrerão nos seguintes horários: 07h, 07h20, 12h40, 13h20, 14h40 e 18h40. Já as saídas do câmpus do IFPR terão os novos horários de 13h05, 17h, 20h25, 22h00 e 22h45.

Para o diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, a ampliação é um avanço do resultado do diálogo e da participação popular. “Sabemos que muitos alunos dependem do transporte coletivo para frequentar as aulas. Essa ampliação reflete a importância do diálogo entre o poder público e a população. Atender a essa demanda dos estudantes é motivo de satisfação para nós, pois sabemos que impacta diretamente na formação e qualificação profissional dos jovens”, destacou.

Leia Também:  Ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, será reconstruída em Cascavel

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Published

on

By

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD) focado na capacitação de profissionais da segurança pública para atendimento a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. Abril é o mês que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu como referência para a inclusão e conscientização sobre o autismo. O projeto inicia sua fase de implantação na plataforma de ensino interna do CBMPR.

A capacitação, que totaliza 4 horas de videoaulas, é voltada para o treinamento dos bombeiros militares do CBMPR. Os demais profissionais da segurança pública e áreas relacionadas farão o curso internamente. A iniciativa atende a exigência do Código Estadual da Pessoa Autista do Paraná (Lei nº 21.964), que determina a formação de agentes públicos para prestar atendimento adequado a pessoas neurodivergentes.

“O curso possibilita a capacitação dos bombeiros militares da corporação, alinhando as práticas de atendimento a vítimas a padrões que garantam ainda maior qualidade quando se tratar de pessoas neurodivergentes, é um grande avanço”, ressalta o comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco.

Leia Também:  Ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, será reconstruída em Cascavel

De acordo com o major Murilo Sinque, o curso inclui manuais, guias de bolso, checklists e simulados, oferecendo uma abordagem prática e inclusiva que prepara profissionais para lidar com autistas em crise, evacuações e abordagens policiais. Ele também afirmou que o CBMPR pretende ampliar o alcance do curso futuramente.

“O objetivo é expandir esse conhecimento para outros estados e instituições, consolidando o Paraná como pioneiro nacional”, destacou. 

O curso estará disponível na plataforma do  Ensino a Distância (EAD) CBMPR e a meta é atingir o efetivo da corporação. Interessados em entender como funciona o trabalho com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista também poderão acessar o conteúdo, mas não receberão certificado da capacitação.

Qualquer cidadão, como visitante, também pode acessar as seguintes abas: Cursos ESBM > Capacitação > Curso de Atendimento a Emergências de Pessoas no Espectro Autista > Acesso Como Visitante. A senha é cbmprtea2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA