NOVA AURORA

PARANÁ

400 servidores participam de capacitação no novo sistema de gestão de recursos públicos

Publicado em

A Secretaria estadual da Fazenda, por meio da Escola Fazendária do Paraná, deu nesta semana mais um passo no programa de formação e capacitação para a implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) do Estado. A ferramenta mais moderna será usada na execução do orçamento público estadual a partir de 1º de janeiro de 2024.

Ao longo dos últimos dias, o treinamento reuniu cerca de 400 servidores de vários órgãos e secretarias do Estado. O programa incluiu a demonstração da plataforma e de todas as suas novas funções por representantes da Logus Tecnologia, a empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação.

Após a fase expositiva da capacitação, os servidores dividiram-se em 20 salas onde puderam colocar em prática exercícios na nova plataforma, sob o acompanhamento de agentes multiplicadores e de representantes da desenvolvedora que estavam disponíveis para tirar eventuais dúvidas.

Hoje, o Siaf (Sistema Integrado de Finanças Públicas) é um sistema que oferece as informações da gestão financeira do Estado, mas não em tempo real. Já o Siafic melhora a disposição dessas informações. Em breve será possível acompanhar toda a movimentação financeira de forma praticamente instantânea, incluindo a atualização de demonstrativos fiscais (receita e despesa), execução de qualquer tipo de convênios e contratos, além da aplicação dos recursos, características que vão possibilitar maior controle dos gastos públicos por parte da população.

Leia Também:  Governo assegura subsídio para obra rodoviária em Parque Industrial de Paraíso do Norte

“O Siafic é um sistema de grande importância para a administração do Estado e demanda um esforço de capacitação intenso e desafiador, já que envolve um número expressivo de usuários. Por isso, a Efaz tem trabalhado para garantir a qualidade do Programa de Formação em Siafic, para que não apenas todos os usuários sejam alcançados, mas que também o conhecimento sobre a plataforma seja disseminado e o conteúdo apreendido”, destaca Mário Brito, diretor da Escola Fazendária do Paraná.

Nos últimos meses, foram promovidas capacitações nas mais diversas áreas sobre aspectos fundamentais do Siafic. Elas incluíram aplicações sobre rotinas específicas a cada área na execução orçamentária, financeira e contábil, de modo que os servidores possam atuar com segurança e domínio da estrutura, legalidade e requisitos necessários.

Também foram abordados procedimentos sobre os padrões de interface do Siafic; conceitos contábeis e patrimoniais; organização, definição e fluxo de sistemas e cenários; além da composição dos relatórios e contabilidade.

Outras questões práticas treinadas no sistema abrangeram o cadastro de grupos e usuários, alteração de senhas, bloqueio de funcionalidades, configurações de segurança. Foram feitos também alinhamentos das funcionalidades relacionadas aos procedimentos recorrentes na Receita Estadual (cadastro de fontes, natureza da receita, regras de destinação, importação da receita), além de demonstrar e praticar transferências entre contas, transferências financeiras entre poderes, regras de conciliação, tipos de conciliação, cotas financeiras, entre outras operações.

Leia Também:  Shows do Verão Maior Paraná reuniram cerca de 1 milhão de pessoas no Litoral

IMPLEMENTAÇÃO – Todos os órgãos vinculados ao Governo do Paraná e demais Poderes – Legislativo; Judiciário; Tribunal de Contas; Ministério Público e a Defensoria Pública – já começaram a trabalhar com Lei Orçamentária Anual (LOA) por meio do novo Siafic.

Com isso, os Núcleos Fazendários Setoriais, vinculados a cada órgão, inserem todo o planejamento orçamentário, alocação de despesas e demais rubricas dentro do novo sistema, que será usado na execução do orçamento público a partir de 1º de janeiro de 2024

PROFISCO – O Siafic faz parte do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II) e será uma ferramenta complementar de transparência, que aprimora a qualidade da aplicação dos recursos públicos. O foco é a integração dos sistemas da administração pública com os demais sistemas financeiros, com novas funcionalidades para avaliação do uso dos recursos ou a implantação de certificação digital.

Com ele será possível trabalhar em um “dashboard” – ou painel visual – personalizado para a administração financeira e contábil do Estado, o que vai agilizar a tomada de decisões, além de impactar na modernização da gestão do patrimônio público.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Governo assegura subsídio para obra rodoviária em Parque Industrial de Paraíso do Norte

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Com destaque para indústria, Agências do Trabalhador têm 17,7 mil vagas disponíveis

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA