NOVA AURORA

PARANÁ

37º Rally da Graciosa atraiu 6 mil turistas a Antonina, Morretes e Quatro Barras

Publicado em

O 37° Rally da Graciosa, realizado no último fim de semana (15 e 16 de junho), levou mais de 6 mil turistas a Morretes e Antonina, além de Quatro Barras. O evento contou com competidores de todo o Sul do Brasil, totalizando 20 carros participantes.

O campeonato foi dividido em três categorias: Rally 5 para carros de produção 4×2; Rally 4 para carros 4×2 preparados; e Rally 2 para carros com tração integral. Confira os resultados:

  • Rally 2 (4×4) – vitória de Leonardo Cavaletti e Murilo Spironelo (Proto Rally), do Rio Grande do Sul. 
  • Rally 5 (4×2) – vitória de Bernardo Rewsaat e Sidnei Broering, do Rio Grande do Sul
  • Rally 4 (4×2) –  vitória Wendel Simioni e Rodrigo Vicari, do Paraná 

Além de ser a mais antiga do País, a competição é a única da América Latina realizada 100% em asfalto, sem trechos de estrada de chão. Outra característica que a diferencia é a natureza – em plena Reserva da Mata Atlântica. 

Leia Também:  Próxima etapa do circuito de corridas da Sanepar será no domingo em Guaratuba

JAN – O evento fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), promovidos pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), com o apoio da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná. 

Os JANs integram a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

“É um motivo de muita alegria ter um rally tão tradicional inserido dentro dos Jogos de Aventura e Natureza. Isso vai de encontro ao que o governador Ratinho Júnior quer de utilizar o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda, desenvolvimento econômico, e aqui nós temos atletas do Brasil inteiro, em uma competição em nível nacional, movimentando Antonina em um período de baixa frequência turística”, afirma o diretor de inovação da SEES, Tiago Campos.

A competição segue para o Rio Grande do Sul, onde terá sua próxima etapa entre os dias 19 e 21 de julho, na cidade de Estação, localizada no norte do Estado.

Leia Também:  Professor da rede estadual do Paraná participa de missão humanitária no Malawi

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Copel leva teatro e jogos digitais educativos para escolas municipais de Cascavel

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  BRDE ultrapassa R$ 7 bilhões de carteira e supera R$ 1 bilhão de novos negócios

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA