NOVA AURORA

PARANÁ

Unespar oferece 680 vagas remanescentes para 70 cursos de graduação em sete cidades

Publicado em

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) está com inscrições gratuitas até este sábado (26) para o Processo Seletivo de Ingresso em Vagas Remanescentes (Provar 2025). Ao todo são 680 vagas para 70 cursos de graduação presencial, entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos. Os cursos são ofertados nos câmpus da instituição em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Loanda, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. O resultado será divulgado a partir de 28 de abril.

De acordo com o edital, o Provar é destinado a candidatos já classificados em outras seleções recentes da instituição de ensino superior, como o Vestibular 2024/2025, o Processo Seletivo Complementar, o Vestibular Complementar e o Programa Aprova Paraná Universidades. Também podem concorrer os estudantes que estão na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para a Unespar.

A classificação no Provar acontecerá de acordo com a média final obtida nos respectivos processos seletivos que os candidatos participaram anteriormente. No caso de duas ou mais seleções, o sistema utilizará, automaticamente, a maior média. Nessa nova oportunidade de ingresso na Unespar os interessados podem escolher até duas opções de cursos.

Leia Também:  DER/PR conclui recuperação estrutural da ponte sobre o Rio Nhundiaquara, em Morretes

CURSOS – Os 70 cursos da Unespar com vagas remanescentes contemplam 37 formações distintas, com disponibilidade de turmas nos turnos da manhã, tarde e noite. São 13 cursos da área de Linguística, Letras e Artes, como Artes Visuais, Cinema e Audiovisual, Dança, Instrumento, Música, Música Popular, Musicoterapia e Teatro. Nesse grupo também estão as graduações em Letras – Espanhol, Inglês, Português, Português e Espanhol e Português e Inglês.

Na área de Ciências Sociais Aplicadas o edital prevê 11 cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Gestão de Produção Industrial, Gestão do Turismo, Museologia, Secretariado Executivo, Serviço Social, Turismo e Turismo e Negócios. No campo das Ciências Humanas, há vagas disponíveis para os cursos de Filosofia, Geografia, História e Pedagogia.

Na área de Ciências Exatas e da Terra, os estudantes podem ingressar nas graduações de Ciência da Computação, Matemática e Química. No campo das Ciências da Saúde, há vagas para os cursos de Educação Física e Enfermagem.

Leia Também:  Copel abre estações de verão em Caiobá, Guaratuba e Ipanema

Já as graduações em Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Engenharia de Produção Agroindustrial, que pertencem às áreas homônimas do conhecimento, fecha o conjunto de vagas remanescentes da Unespar.

Serviço:

Processo Seletivo de Ingresso em Vagas Remanescentes da Unespar

Inscrições: até 26 de abril – Edital AQUI

Resultado e matrículas: a partir de 28 de abril

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

Leia Também:  Educação ambiental: IAT prepara a estreia do Castrapet no Verão Maior Paraná

O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA