NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Bandeirantes terá edição da Assembleia Itinerante em setembro, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Publicado em

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), atendeu ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) e garantiu nesta quarta-feira (23), a realização de uma edição da Assembleia Itinerante em Bandeirantes, cidade polo do Norte Pioneiro do Paraná. A sessão especial do legislativo está prevista para o dia 4 de setembro durante a Expoban (Exposição Agropecuária e Industrial de Bandeirantes) entre 4 e 7 de setembro.

“Estamos com o deputado Luiz Claudio Romanelli e neste ano, a Assembleia Itinerante estará em vários municípios do estado, e por solicitação do deputado Romanelli, representante do Norte Pioneiro, anunciamos agora que Bandeirantes vai receber em setembro uma sessão a Assembleia Legislativa do Paraná”, disse Alexandre Curi.

“Agradeço ao presidente da Assembleia, Alexandre Curi, reafirmando aos organizadores da ExpoBan que neste ano, teremos no dia 4 de setembro uma sessão da Assembleia Itinerante em Bandeirantes. Vamos ainda fortalecer esta grande festa que celebra sempre os moradores da cidade e região”, reiterou Romanelli.

Sessões

O deputado Alexandre Curitiba destacou os números alcançados nas edições da Assembleia Itinerante nas cidades do interior do estado. “Já tivemos 21 edições em diferentes regiões do Paraná, conversamos com 800 mil paranaenses e já recebemos mais de 10 mil solicitações nos últimos dois anos”, disse.

Leia Também:  Assembleia Legislativa encerra sessões com aprovação de LOA marcada por participação popular e orçamento inéditos

A sessão especial, segundo Romanelli, será uma oportunidade para aproximar o legislativo estadual da população do Norte Pioneiro. “Eu já disse que a Assembleia Itinerante já está incorporada como uma expressão popular dos paranaenses. As sessões especiais permitem que lideranças regionais, autoridades locais, a sociedade civil organizada e a comunidade em geral apresentem demandas e propostas diretamente aos deputados”, apontou.

Expressão popular

O programa leva os trabalhos do parlamento estadual para as cidades do interior já é referência para outros legislativos estaduais, câmara municipais e prefeituras. “Hoje, temos sessões itinerantes das câmaras municipais e das prefeituras que vão aos bairros conversar com os moradores e levantar as demandas. Conversando com o povo, a chance de o gestor errar é bem menor”, disse Romanelli.

“Além disso, as sessões promovem a descentralização das ações legislativas, das prefeituras e dos governos. No Paraná, a definição das peças orçamentárias através das LDOs (lei de diretrizes oirçamentárias|) e Loas (lei orçamentária anual) passam por audiências públicas, encontros regionais e consultas através dos canais de comunicação da Assembleia Legislativa”, reiterou Romanelli.

Leia Também:  Marcel Micheletto se reune com autoridades da saúde

Segundo o deputado, a escolha de Bandeirantes reforça a importância estratégica da cidade para o desenvolvimento regional do Norte Pioneiro. “O municipalismo indica a importância de cidades polos, como Bandeirantes, no desenvolvimento de todos os municípios mais próximos. Hoje, Bandeirantes representa este vetor de crescimento em ações conjuntas nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, entre outras áreas prioritárias”, disse Romanelli, presidente da Frente Parlamentar Municipalista.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia realiza 2ª homenagem aos mestres, atletas e gestores que difundem o kung fu no Paraná

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) prestou homenagem, na noite desta quinta-feira (24), a uma das artes marciais mais antigas: o kung fu. Mestres, professores, atletas e gestores públicos importantes para a consolidação da modalidade em terras paranaenses receberam as honrarias durante sessão solene proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos), 4º secretário da Alep.

“Nessa Casa de Leis, precisamos sempre homenagear aqueles que fazem a diferença. Há jovens, idosos e crianças que praticam kung fu, faz bem para a saúde”, ressaltou o parlamentar. “O kung fu hoje é uma tradição e uma cultura milenar, e precisamos dar todo apoio”.

Um grande tatame preto foi instalado em frente à mesa do Plenário da Assembleia. Diversas apresentações de artes marciais foram realizadas na sessão solene, como kung fu, tai chi chuan e boxe.

Dia Nacional do Kung Fu

É a segunda vez que Amaro celebra a arte marcial no Parlamento, sendo a primeira em abril do último ano. A escolha do mês tem motivo: o mestre Chan Kwok Wai chegou ao Brasil no dia 11 de abril de 1960, ajudando a popularizar aqui a modalidade criada há cerca de cinco mil anos na China. Por conta disso, praticantes consideram a data como o dia nacional do kung fu.

Amaro é autor do projeto de lei 99/2024, que visa criar Dia Estadual do Kung-Fu no Paraná, a ser comemorado no dia 11 de abril e que integraria o Calendário Oficial de Eventos do Paraná. Em outubro do último ano, a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto segue em tramitação.

Leia Também:  Sancionada lei que prevê monitoramento digital da glicemia em crianças e adolescentes com diabetes

Mestres homenageados

A cerimônia foi uma oportunidade para agraciar o trabalho de mestres e professores que mantêm a arte marcial viva nos tatames distribuídos em solo paranaense. Dentre eles, os mestres Lee Chung, Jorge Jefremovas, Bruno Baniski, Valdecir Bento Laurindo e Aparecido Lira; e o professor José Tarcísio Vicentin Aguilar,
que compuseram a mesa.

“O kung fu é uma prática completa, atendendo desde crianças de cinco anos até a melhor idade. Ele tem uma história muito forte. Chamamos de arte marcial filosófica, pois ela não é voltada só ao combate, mas também à formação integral do ser humano”, explicou Jefremovas. Com mais de 40 anos de experiência, o professor hoje promove aulas de Tai Chi na praça Oswaldo Cruz, em Curitiba.

Aguilar, professor de Tai Chi Chuan, destacou a importância do papel da arte marcial no cultivo de uma mente serena. “De uma forma natural, o praticante se aproxima do estado de plena atenção consciente. Se acerca de um estado de integração corpo e mente”, pontuou. Melhoria da saúde mental, fortalecimento do controle de movimentos, melhoria do sistema nervoso e prevenção de queda de idosos estão entre os benefícios da prática.

Gestores que fazem diferença

A Assembleia Legislativa também reverenciou gestores públicos que ajudam a difundir o kung fu a partir de projetos sociais ou fomentando a formação de atletas por meio de editais. É o caso de Eloise Figueiredo de Freitas, que atua na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba.

Leia Também:  COOPArte celebra o encerramento de projeto com exposição especial na Assembleia Legislativa

Como chefe do Núcleo Regional Matriz, Freitas coordena o projeto citado que disponibiliza aulas de Tai Chi Chuan na Praça Oswaldo Cruz, em atividade desde 2023. “A arte marcial fica mais pública, mais visível. Como a praça é movimentada, temos a população verificando e se interessando em fazer essa prática tão gostosa”, ressaltou.

Outra homenageada, a atleta Aline Fabienski já subiu ao pódio de campeonatos nacionais de kung fu na categoria de espada, trazendo medalhas para a Jing Wu, escola de artes marciais de Curitiba. Exemplo da importância de iniciativas de fomento do poder público, Fabienski é atendida há dois anos pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, em Curitiba. O subsídio permite que ela compre roupas para competições, transporte e os equipamentos, como a espada que ela utiliza.

“O kung fu é uma forma de empoderamento para mim. Por meio dele, tenho maior noção de defesa pessoal e consciência corporal. Vejo a competição para mim como desafio pessoal, para ver até onde consigo chegar”, destaca a atleta, que pratica a arte marcial há sete anos.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA