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Com destaque para a Serra da Baitaca, visitação nos parques estaduais cresce 4,7% no 1º trimestre

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Boas notícias nas Unidades de Conservação (UCs) do Paraná. Os parques estaduais administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) receberam 214.493 visitantes no primeiro trimestre deste ano, 4,72% a mais do que no mesmo período de 2024 (204.825 pessoas).

O incremento foi puxado especialmente pelo Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, que quebrou o próprio recorde: 25.411 turistas nos primeiros três meses do ano, aumento 20,7% em relação a 2024 – somente em março 12.707 pessoas visitaram a UC, conhecida por pontos turísticos emblemáticos como os morros Pão de Loth, Anhangava e o Caminho do Itupava.

Outros destaques foram a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que cresceu 14% (de 94.351 para 107.552 turistas); o Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, com incremento de 12% (de 6.855 para 7.676); e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, que passou de 4.832 visitantes para 5.326 (10,2%). O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“É uma vitória da geração de consciência ecológica. Espaços de educação ambiental que ganham cada vez mais visitantes, reforçando o interesse das pessoas para com a natureza. Uma alegria poder compartilhar esses números e essa conscientização ambiental”, destaca o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

“O que podemos observar é que cada vez mais as pessoas estão buscando contato com a natureza, mas com outras atividades além da contemplação da paisagem, como a prática de atividades físicas. E é exatamente isso que as Unidades de Conservação oferecem. O mar, a praia, caminhada, cicloturismo, arvorismo, tirolesa, uma enormidade de ofertas atrai cada vez mais turistas”, afirma o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Com mais de 25 mil visitantes no trimestre, o Parque Estadual da Serra da Baitaca é um bom exemplo dessa comunhão de atividades. “Um dos principais motivos para essa evolução é o turismo ecológico. Aventura e atividades de lazer em contato com o meio ambiente, justamente o que a Baitaca oferece”, destaca a chefe da Unidade de Conservação, Marina Rampim.

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“Há, ainda, o fato de o parque estar sendo bastante divulgado, o fácil acesso e a boa estrutura. São 40 minutos para quem sai de Curitiba, há trilhas consideradas menos complicadas em relação a outros parques e belíssimas cachoeiras, o que atrai todo tipo de turista. Além disso, os corredores de montanha também estão cada vez mais presentes. Tudo isso ajuda a explicar esse aumento na procurada pela Serra da Baitaca”, acrescenta.

Marina, porém, faz um alerta: é preciso respeitar a natureza e obedecer às regras de cada Unidade de Conservação. A entrada de animais domésticos, por exemplo, é proibida. O mesmo vale para o uso de drones. Em Alguns parques, como a Baitaca, também não são permitidos campings. “O principal descaso é com relação ao lixo. Objetos descartados de forma incorreta causam impacto negativo muito grande, podem atrair animais peçonhentos e afetam a fauna. E o nosso papel é, ao encontrar algo errado, alguém cometendo irregularidade, notificar para que se cumpra o ordenamento da unidade. Temos que proteger o que é nosso”, diz.

CRESCIMENTO – O aumento do número de visitantes nas Unidades de Conservação do Paraná tem sido uma constante. O crescimento em 2024 foi de 9,2%. Passou de frequentadores 545.460 em 2023 para 595.905 visitantes. O levantamento levou em consideração 26 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá – os Parques Estaduais Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá) estão fechados para reforma.

E esse incremento tem reflexo nacional. Dois parques administrados pelo IAT ficaram entre os mais visitados do País. Levantamento inédito produzido pelo Instituto Semeia, de São Paulo, revelou que a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, foi a 6ª Unidade de Conservação (UC) estadual que mais atraiu turistas em 2023, com 172.952 pessoas. Já o Parque Estadual do Monge, na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, ficou em 9º, com 83.871 visitantes. O Parque do Cocó, no Ceará, liderou o ranking com 598.748 visitas.

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O estudo, chamado de visitômetro, foi divulgado neste mês e revelou ainda que, entre os parques nacionais, o Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terminou 2023 como o segundo com mais turistas (1.800.225 pessoas), atrás apenas da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257.

O Instituto Semeia é uma organização filantrópica voltada para potencializar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de parques e Unidades de Conservação brasileiras.

ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, já considerando o Refúgio da Vida Silvestre dos Guarás, em Guaratuba. Esse montante compreende a mais de 26,5 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT.

Fonte: Governo PR

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Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

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Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.

“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.

Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.

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MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.

Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.

Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.

ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.

O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.

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A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.

DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.

A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.

Fonte: Governo PR

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