NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar faz visitas de orientação técnica a mais de 3,5 mil imóveis em Capitão Leônidas Marques

Publicado em

As obras de implantação do sistema de esgoto sanitário em Capitão Leônidas Marques, no Oeste do Estado, foram concluídas. Agora, agentes ambientais contratados pela Sanepar estão fazendo visitas nos imóveis contemplados com as redes coletoras para repassar mais orientações sobre o sistema implantado e seus benefícios, além de reforçar a correta interligação dos imóveis às redes coletoras. Serão visitados mais de 3,5 mil imóveis.

Na visita, os agentes da empresa contratada Sanecons Serviços Ltda vão dialogar com os moradores sobre a condição atual dos pontos de geração de esgoto no imóvel, identificando estes pontos em um formulário. A partir daí, a equipe repassa as orientações técnicas para que as instalações hidráulicas sejam ligadas corretamente aos pontos de descarte.

Por exemplo, a água da chuva deve ser direcionada para as galerias de águas pluviais, operadas pelo município, ou para que o deságue seja feito em solo ou grama. Já os pontos que geram o esgoto doméstico, como pias, tanques e banheiros, devem ser canalizados na rede coletora de esgoto implantada pela Sanepar.

Leia Também:  Polícia Científica leva exposição sobre crimes ambientais para Matinhos e Guaratuba

Os moradores serão orientados ainda sobre a necessidade e a importância da instalação da caixa de gordura nos pontos de descarte de pias de cozinha ou de churrasqueiras, item obrigatório pelas normas da Sanepar. “Sem essa importante instalação, pode haver entupimentos das tubulações, causando mau cheiro, rompimentos e danos na rede coletora e nas estações de tratamento”, afirma a gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Marilúcia Cyrino Rodrigues.

Os moradores terão 30 dias para fazer a interligação dos imóveis ao sistema. Após esse período, as equipes irão retornar aos domicílios para a Vistoria Técnica Ambiental (VTA), quando será necessário adentrar nos imóveis para verificação das ligações nas dependências da cozinha, banheiro e lavanderia.

Na verificação são utilizados corantes a base d’água, com cores distintas, que vão apontar se o direcionamento das instalações dos pontos de despejo do esgoto foi feito adequadamente. Serão examinados também os pontos de coleta de água de chuva, como ralos e tanques descobertos. Na vistoria, é importante que pelo menos um dos moradores acompanhe as equipes.

Leia Também:  Banco Mundial e técnicos do Estado estabelecem diretrizes de novos programas estratégicos

Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.

IDENTIFICAÇÃO E SEGURANÇA – Como segurança para os moradores, duas equipes, compostas por quatro agentes de campo escalados para as abordagens, vão utilizar uniformes e crachás de identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, por mensagem de WhatsApp no (41) 99544-0115, ou diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar, na Avenida Iguaçu, 641 (próximo ao Hospital Santa Mônica).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Polícia apreende uma tonelada de drogas em operação que abrange proteção das fronteiras e divisas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Saúde lança ferramenta para aprimorar atendimentos em saúde bucal no Paraná

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA