NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde faz recomendações sobre o consumo de pescados na Semana Santa

Publicado em

Por tradição, o consumo de pescados aumenta durante a Semana Santa, especialmente na Sexta-Feira da Paixão. Para garantir uma experiência saudável e segura, a Vigilância Sanitária do Paraná alerta e orienta a população para os cuidados na hora de comprar peixe ou frutos do mar, frescos ou congelados.

É fundamental tomar cuidados quanto à conservação dos alimentos, especialmente no controle da temperatura, que é determinante para garantir a segurança microbiológica. É essencial que o consumidor esteja atento a algumas orientações para selecionar peixes de boa qualidade, garantindo tanto o sabor quanto a segurança.

Ao comprar peixes e frutos do mar, a população deve procurar um local regularizado, com licença sanitária, e verificar se a embalagem do pescado tem o selo de inspeção sanitária.

Ao adquirir peixe fresco, por exemplo, o comprador também deve observar algumas características: devem ser mantidos a uma temperatura próxima de 0ºC, em gelo ou balcões refrigerados; a carne deve ser firme, elástica e não deixar marcas à pressão dos dedos; as escamas devem estar firmes e bem aderidas; os olhos devem estar brilhantes e salientes, ocupando toda a cavidade ocular; e as brânquias devem ter coloração avermelhada, serem úmidas e brilhantes.

Leia Também:  Paraná certifica 23ª sala de apoio à amamentação na região dos Campos Gerais

Em relação aos peixes congelados, as dicas envolvem armazenamento a uma temperatura de aproximadamente -18ºC, geralmente filetado ou em postas; a embalagem deve estar íntegra e cobrir totalmente o produto; e ficar atento às informações sobre o tipo do pescado, a origem/fabricante, o peso líquido, o prazo de validade, a forma de conservação, a presença de selo do serviço de inspeção federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM) e atenção ao excesso de gelo.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária da Sesa, Luciane Otaviano de Lima, os pescados são ricos em nutrientes e sua escolha é perfeita para fazer parte de um cardápio saudável. “A Vigilância Estadual ajuda dando algumas dicas importantes para escolher um bom pescado, de acordo com sua forma de apresentação. Estabelecimentos que beneficiam pescado precisam ter registro em serviço de inspeção sanitária e devem seguir boas práticas de fabricação ao longo de todo o processo”, alerta.

Dentre as principais recomendações estão:

– Peixes congelados: armazenamento em -18ºC, embalagem íntegra, presença de selo do serviço de inspeção federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM) e atenção ao excesso de gelo.

– Peixes salgados (exemplo: bacalhau): o armazenamento deve ser mantido em local limpo, protegido de poeira e insetos; peixe deve estar seco, sem limosidade, sem sinais de mofo, ovos ou larvas, e sem manchas escuras ou avermelhadas e nem deve apresentar amolecimento ou odor desagradável.

Leia Também:  Governo do Paraná lança campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas

– Peixe fresco: mantidos a uma temperatura próxima de 0ºC, em gelo ou balcões refrigerados; a carne deve ser firme, elástica e não deixar marcas à pressão dos dedos; as escamas devem estar firmes e bem aderidas; os olhos devem estar brilhantes e salientes, ocupando toda a cavidade ocular; e as brânquias devem ter coloração avermelhada, serem úmidas e brilhantes.

Além dessas precauções no momento da compra, é essencial seguir boas práticas de manipulação ao preparar o pescado em casa:

– Lavar bem as mãos com água e sabão antes e depois de manusear os alimentos.

– Não descongelar os alimentos à temperatura ambiente. O ideal é descongelar dentro da geladeira ou utilizar o micro-ondas, caso o preparo seja imediato.

– Alimentos prontos quentes devem ser servidos o mais breve possível.

– Se houver sobras, acondicionar em recipientes fechados, na geladeira em temperatura igual ou inferior a 10ºC.

– Manipular alimentos crus em superfícies limpas, mantendo-os separados de alimentos cozidos ou prontos para o consumo, para evitar a contaminação cruzada.

Para mais informações, consultar o e-book sobre Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar publicado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Cidades do litoral têm monitoramento aéreo dia e noite com Projeto Falcão

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Estado simplifica processo de outorga para uso de recursos hídricos na aquicultura

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA