NOVA AURORA

PARANÁ

Governador em exercício Darci Piana recebe homenagem de representantes comerciais

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta segunda-feira (14) a Comenda Dr. Plínio Affonso de Farias Mello, a maior honraria concedida pelo setor de representação comercial a quem contribui com a atividade. Piana, que começou sua carreira como representante comercial no ramo de autopeças, recebeu a homenagem tanto por sua trajetória no setor como também pelo trabalho no Governo do Paraná, já que o bom momento do Estado ajuda a fortalecer a atuação dos profissionais dessa área.

A honraria é concedida pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere) e o Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado do Paraná (Core-PR) a profissionais, colaboradores e personalidades que tenham se destacado e contribuído na prestação de serviços relevantes para o desenvolvimento e a modernização da atividade de representação comercial.

“Me orgulho em dizer que comecei minha carreira profissional como representante comercial, atividade em que trabalhei por 14 anos. A gente levava as novidades para os clientes de porta em porta, ajudando muitos comerciantes do Estado a crescerem”, disse Piana. “Por isso é uma alegria receber essa homenagem, agora representando um Estado que não para de crescer, ajudando também essa profissão a se desenvolver cada vez mais”.

Leia Também:  Universidades estaduais desenvolverão ações de cidadania e cultura no Litoral e RMC

O presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou a capilaridade da atividade no Estado, que atende diversas áreas do setor produtivo. “É um dos setores econômicos mais representativo para o Brasil, sendo que 20% do PIB nacional passa pela representação comercial. Aqui no Estado, são 80 mil empresas de representação comercial que ajudam a desenvolver o Paraná e contribuem com a economia do Estado”, disse.

“Darci Piana tem um vínculo real com nossa área, porque o início de sua vida profissional foi na representação comercial. Essa foi a porta de entrada para que ele se destacasse no setor produtivo e, consequentemente, pudesse ocupar os cargos mais relevantes no empresariado e na política do Estado”, destacou Cavalcanti.

“E o Paraná é uma das locomotivas do Brasil. Vemos um estado com grande diversificação na economia e uma gestão moderna, sendo hoje um modelo de gestão pública. E isso tem favorecido nosso setor, trazendo muitas oportunidades para a representação comercial do Paraná”, acrescentou o presidente.

Leia Também:  Paraná ganha mais uma PCH com capacidade de atender 15 mil residências

PRESENÇAS – A solenidade contou com a presença do presidente do Core-PR, Paulo César Nauiack, e demais representantes do conselho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Com 11 mil participantes, edição de 2024 dos Jogos da Juventude do Paraná começa nesta sexta

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Paraná ganha mais uma PCH com capacidade de atender 15 mil residências

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA