PARANÁ
Da colheita do café em Pinhalão à Austrália: Yuri Silva muda de vida após o Ganhando o Mundo
Publicado em
14 de abril de 2025por

Acostumado a conciliar os estudos com o trabalho na lavoura com a família, o estudante Yuri de Souza Silva, de 17 anos, não imaginava que um dia trocaria os campos de café do Norte Pioneiro do Paraná pelos de futebol da Austrália. O garoto teve a oportunidade de viajar para o outro lado do mundo pelo programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado.
Quase 15 mil quilômetros separam o Colégio Estadual do Campo Rodolfo Inácio Pereira, no distrito rural da Lavrinha, em Pinhalão, onde Yuri estuda, da Butler College, em Perth, na Costa Leste australiana, onde ele passou os cinco meses de intercâmbio com todas as despesas pagas pelo Estado.
Neste período, Yuri aperfeiçoou o inglês, fez amigos de diferentes nacionalidades, foi à praia pela primeira vez na vida, viu animais que só conhecia pela televisão e ainda foi campeão de dois torneios de futebol regionais defendendo o time da escola australiana que o recebeu.
“Se não fosse o Ganhando o Mundo, eu acho que nunca teria uma oportunidade como essa, ainda mais na Austrália, que é tão longe daqui. Foi uma experiência incrível que eu vou guardar para a minha vida toda”, relembrou o estudante.
A jornada para conquistar uma das 1,2 mil vagas disponibilizadas pelo programa em 2024 não foi fácil. Yuri precisou intensificar as atividades extracurriculares como aluno monitor, manter as boas notas e reforçar o estudo de inglês – que são os critérios de seleção do programa.
“Foi um ano bastante corrido. Tive que abrir mão de algumas coisas que fazia no tempo livre e focar na escola para realizar este sonho. Mas eu coloquei na minha cabeça que era uma oportunidade única, então foquei nisso e me dediquei para conseguir a vaga”, disse.
De família humilde, Yuri ainda tinha que dividir o tempo com outras atividades que fazia para ajudar a família. Às vezes, precisava auxiliar na colheita do café. Outros dias, acabava acompanhando o pai em serviços como pedreiro em pequenas obras na região.
Para dar conta de tudo, o garoto contou com o apoio da escola para os estudos e para acessar a plataforma Inglês Paraná, para aperfeiçoar a fluência na língua estrangeira. “Eu não tinha celular, então não tinha como estudar em casa. Então quando eu não conseguia estudar com o celular do meu pai, eu vinha na escola no contraturno usar o laboratório de informática e fazer as aulas pela plataforma”, afirmou.
- Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado
- Ferramenta digital Enem Paraná vai auxiliar preparo de mais de 100 mil alunos da rede estadual
ADAPTAÇÃO – Foram cerca de quatro meses entre a seleção final e o embarque para a Austrália. Neste período, Yuri viveu uma mistura de sentimentos, entre a expectativa pela viagem e a ansiedade em função dos desafios que viriam pela frente. “A despedida deles foi um momento difícil. Foi a primeira vez que fiquei longe dos meus pais. Eles estavam tristes pela distância que iriamos ficar, mas felizes pela oportunidade que eu teria”, disse.
Apesar de estar vivendo uma experiência totalmente nova, o estudante disse que se acostumou rápido à nova realidade, acolhido pela família que o recebeu e os novos professores e colegas de escola. “Todo mundo me recebeu muito bem, mesmo eu tendo um pouco de dificuldade com a língua nas primeiras semanas”, afirmou.
O processo de adaptação de Yuri ficou ainda mais fácil quando ele se integrou ao time de futebol da escola. As atividades esportivas, culturais e extracurriculares fazem parte do programa escolar australiano, com o objetivo de desenvolver múltiplas habilidades nos estudantes e de integrá-los na comunidade local.
Em apenas três jogos pelo time, ele já foi escolhido como o capitão da equipe, ganhando também oportunidades de jogar em um clube local de garotos mais velhos do que ele. A empreitada ainda rendeu ao garoto dois títulos em campos australianos.
“Eu sempre jogava bola aqui no Brasil, fiz vários testes em clubes de Londrina e Cornélio Procópio. Foi muito legal poder usar o esporte para conhecer novas pessoas e me integrar com meus amigos da Austrália. A camisa do meu time, assinada por todos meus colegas, é a lembrança que eu guardo com mais carinho deste período de intercâmbio”, disse o estudante.

NOVAS EXPERIÊNCIAS – O intercâmbio rendeu experiências totalmente novas ao adolescente. Foi na costa australiana, por exemplo, que Yuri viu o mar pela primeira vez. “Nunca tive a chance de ir à praia aqui no Brasil, mas lá na Austrália eu morava em uma cidade do Litoral. Precisei viajar tudo isso pra ver o mar de perto”, relembrou.
Yuri ainda provou a culinária de vários países diferentes, viajou por cidades australianas e conheceu a fauna local, com animais que nunca tinha visto, como cobras exóticas, jacarés e cangurus.
A história dele exemplifica como o Ganhando o Mundo tem transformado a vida de estudantes da rede pública estadual, proporcionando oportunidades que antes pareciam inalcançáveis. O intercâmbio não apenas aprimora o conhecimento do idioma, mas prepara os jovens paranaenses para os desafios globais, ampliando sua visão de mundo e fortalecendo a autoconfiança.
“Não é só uma oportunidade para aprender inglês. Eu era muito tímido antes desta viagem e voltei mais solto. Eu também fiquei mais independente. Minha mãe até se assustou que eu comecei a dobrar as minhas roupas, arrumar meu quarto, organizar minha bagunça”, disse.
Se antes o plano dele era seguir ajudando a família ou jogar futebol profissionalmente, agora o garoto já sonha com outras viagens e experiências como esta. “Eu voltei com mais vontade de conhecer o mundo, de aprender coisas novas. Com a minha experiência ajudando meu pai nas obras, eu penso em fazer uma faculdade de Engenharia. Acho que tudo isso vai abrir muitas oportunidades novas”, afirmou.
- Censo: Paraná registra 2º maior crescimento do Brasil em matrículas para ensino integral
-
Colégio de Ibaiti une inovação, moeda digital e sustentabilidade em projeto de reciclagem
GANHANDO O MUNDO – Ao todo, mais de 2,5 mil alunos já participaram do Ganhando o Mundo. A cada edição, o programa abrange pelo menos um estudante de cada um dos 399 municípios do Paraná, além de mais de 100 alunos beneficiários do Bolsa Família. Atualmente, os alunos têm a oportunidade de viajar para Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
Para 2026, o Governo do Estado abriu 2 mil vagas para o programa, ampliando o número de alunos beneficiados. As inscrições estão abertas, com prazo final até 24 de abril. Os interessados podem se inscrever no site oficial.
Os critérios são os mesmos das edições anteriores. Podem se inscrever estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9º ano na rede estadual em 2024 e que atendam aos critérios estabelecidos no edital. O processo seletivo será dividido em duas etapas: inscrição e classificação, levando em conta o desempenho acadêmico e a participação em programas educacionais da rede estadual.
As despesas serão todas custeadas pela Secretaria de Educação, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, materiais didáticos, seguros, vacinas e emissão de vistos e documentos. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais no período do intercâmbio.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional
Published
28 minutos agoon
15 de abril de 2025By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).
A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.
Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço.
“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.
CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.
Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.
Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.
ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.
“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.
CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.
Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.
Fonte: Governo PR

Com duplicação do Contorno Norte, Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras

Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

Leilão de veículos supera expectativas e arrecada R$ 1 milhão para os cofres do Estado

Governo lança edital para anteprojeto da pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba

Assembleia homenageia os 86 anos da Pormade Portas
PARANÁ


Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional
O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma...


Com duplicação do Contorno Norte, Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras
Rodovias estaduais e federais da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais receberão em breve as primeiras obras de...


Governo lança edital para anteprojeto da pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta terça-feira...
POLÍCIA


Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


Alta Velocidade e Nervosismo Revelam Munições Escondidas em Carro de Luxo no Batel
Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em...


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...
ENTRETENIMENTO


Jakelyne Oliveira exibe antes de subir ao altar com o cantor Mariano: ‘Pronta!’
O grande dia chegou para Jakelyne Oliveira e Mariano! A modelo e ex-Miss Brasil está prestes a se casar com...


Paolla Oliveira celebra 43 anos e ganha surpresa de colegas da Globo: ‘Mais vida’
Nesta segunda-feira (14), Paolla Oliveira celebra o aniversário de 43 anos e recebeu uma homenagem especial de colegas de trabalho....


Hariany Almeida faz radiofrequência no corpo e exibe resultado: ‘Contra celulites’
Hariany Almeida, de 27 anos, começou o dia cuidando do corpo. Na manhã desta terça-feira (15), a influenciadora e ex-BBB...
ESPORTES


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ5 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Lideranças do agronegócio de Londrina são homenageadas na Assembleia Itinerante