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Mercado brasileiro vive semana de ouro com exportações fortes e cotações recordes

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Mesmo com o clima de incerteza gerado pelas “Trumpalhadas”, o mercado da soja no Brasil teve uma das melhores semanas do ano. Os produtores brasileiros estão comemorando vendas expressivas, preços elevados e uma forte demanda internacional, especialmente da China.

De acordo com o novo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgado nesta quinta-feira (10.04), o cenário global da soja teve poucas alterações. A estimativa de produção nos Estados Unidos foi mantida em 118,84 milhões de toneladas, sem mudanças em relação ao mês de março. Mas, apesar da estabilidade nos números, o mercado reagiu com vigor — e o Brasil foi o grande beneficiado.

Somente nesta semana, o Brasil vendeu cerca de 5,5 milhões de toneladas de soja, sendo a maior parte destinada à China. Essa movimentação intensa no comércio exterior ocorre justamente em um momento em que a tensão entre os chineses e os americanos aumenta, abrindo espaço para o produto brasileiro ganhar terreno.

A safra 2024/25 já conta com quase 100 milhões de toneladas comercializadas, número que mostra a velocidade e o apetite do mercado. Além disso, cerca de 2,5 milhões de toneladas da nova safra também foram negociadas nos últimos dias, mostrando que o produtor está aproveitando o bom momento para garantir bons preços.

Segundo analistas, os preços da soja subiram cerca de R$ 10,00 por saca, atingindo as melhores cotações do ano até agora. Nos portos, os valores variaram entre R$ 145,00 e R$ 148,00, dependendo das condições de pagamento e prazos de entrega.

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Essa alta foi sustentada por uma combinação de fatores muito favoráveis:

  • Dólar em alta, que aumenta a competitividade do produto brasileiro no mercado internacional;
  • Prêmios de exportação ainda positivos, apesar de algum recuo nas últimas semanas;
  • Alta nas cotações da soja na Bolsa de Chicago, impulsionando ainda mais os preços internos.

No mesmo relatório, o USDA reduziu em 1,3% a estimativa para os estoques finais de soja nos Estados Unidos, agora projetados em 10,21 milhões de toneladas. A redução é vista com bons olhos por analistas e investidores, já que pode indicar uma demanda mais firme do que o esperado.

Para o Brasil, o USDA manteve a estimativa de colheita em 169 milhões de toneladas e as exportações em 105,5 milhões. Já os estoques finais brasileiros subiram 2,5%, passando para 32,31 milhões de toneladas — um sinal de que a oferta ainda é robusta, mesmo com o ritmo acelerado de vendas.

No cenário internacional, o USDA manteve a projeção da safra mundial de soja em 420,58 milhões de toneladas para o ciclo 2024/25, sem mudanças em relação ao mês anterior. A exportação global teve um leve crescimento de 0,1%, chegando a 182,12 milhões de toneladas, enquanto os estoques finais subiram 0,9%, para 122,47 milhões de toneladas.

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Segundo analistas, o relatório de abril já era esperado como “morno”, sem grandes surpresas. A expectativa agora fica por conta do próximo relatório, em maio, que deve trazer as primeiras estimativas para a safra 2025/26, especialmente nos Estados Unidos. Esse sim, poderá movimentar com mais força os preços e as decisões de venda.

O momento atual é de otimismo para o produtor de soja no Brasil. As condições externas — com o dólar valorizado, a guerra comercial entre potências e o bom desempenho na Bolsa de Chicago — jogam a favor do setor. As vendas seguem aquecidas, os preços estão em alta e o apetite da China continua firme.

Apesar disso, é importante manter os pés no chão e acompanhar os próximos movimentos do mercado internacional, especialmente o que virá no relatório de maio do USDA. Enquanto isso, quem já garantiu bons negócios pode comemorar: a soja brasileira segue valorizada e com demanda crescente.

Fonte: Pensar Agro

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Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico

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A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou novos capítulos nesta semana, com reflexos importantes para o Brasil — principalmente para o agronegócio. A Casa Branca anunciou um aumento das tarifas sobre produtos chineses, que agora chegam a 245%. O motivo, segundo o governo americano, seria uma resposta a ações retaliatórias por parte da China. A notícia pegou o governo chinês de surpresa e provocou reações imediatas, incluindo pedidos formais de esclarecimento.

Imagem: reprodução/Ministério dos Transportes

Em meio a essa disputa, o Brasil pode sair ganhando, se conseguir resolver seus problemas logísticos (veja aqui). Uma comitiva do governo chinês esteve em Brasília nesta semana para conhecer projetos de infraestrutura e discutir caminhos que facilitem o acesso dos produtos brasileiros ao mercado asiático. Um dos temas centrais foi o Corredor Bioceânico, uma rota que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico passando por países vizinhos, como Paraguai e Argentina, com destino aos portos do Chile.

O corredor tem um grande atrativo: facilitar a exportação de grãos e carnes para a Ásia, encurtando a distância até os mercados chineses e reduzindo custos logísticos.

A iniciativa também está diretamente ligada às ferrovias, como a Norte-Sul, a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) e a FICO (Ferrovia de Integração Centro-Oeste), todas integradas ao Novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. O objetivo é melhorar o escoamento da produção do Centro-Oeste, especialmente soja, milho e carne.

Durante a visita ao Brasil, a delegação chinesa se reuniu com representantes dos governos de Mato Grosso, Goiás, Rondônia e Acre, onde foram apresentados dados sobre produção agrícola, cultura e exportações. A agenda também incluiu visitas técnicas ao Porto de Ilhéus (BA), à FIOL, ao Porto de Santos (SP) e ao projeto do futuro Túnel Santos-Guarujá.

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O plano é transformar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que avança lentamente entre Caetité e Ilhéus, em um elo fundamental de um corredor bioceânico que levaria grãos, minérios e outros produtos brasileiros até o porto de Chancay, no Peru — e de lá, direto ao mercado asiático.

A missão chinesa desembarcou em Ilhéus nesta quarta-feira (16.04), visitou trechos da Fiol 1 e as instalações do Porto Sul, que ainda está em obras. A ideia é clara: entender o que falta, quanto custa e como viabilizar a conclusão dessa travessia ferroviária transcontinental, um projeto que, se sair do papel, poderá reduzir em até dez dias o tempo de navegação entre o Brasil e a Ásia.

Para os chineses, trata-se de uma oportunidade de ouro. Para o Brasil, uma chance — talvez a última por um bom tempo — de dar um salto logístico sem depender exclusivamente dos Estados Unidos ou de seus próprios (e lentos) investimentos públicos.

Mas o entusiasmo técnico contrasta com a realidade do chão. As obras da Fiol seguem a passos lentos, marcadas por entraves burocráticos, desafios ambientais e falta de recursos. A Bahia Mineração (Bamin), concessionária do trecho, tem sob sua responsabilidade não apenas a ferrovia, mas também a construção do Porto Sul — um complexo que ainda está longe de operar plenamente.

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A visita chinesa, no entanto, é simbólica. Marca o esforço de Pequim em reforçar laços com o Brasil em um momento em que a dependência mútua aumenta. Hoje, mais de um terço de tudo que o Brasil exporta tem a China como destino. E a maior parte disso — cerca de 60% — precisa de infraestrutura para sair do interior até os portos. Sem ferrovias eficientes, o Brasil seguirá perdendo tempo e dinheiro.

NOVA ROTA – Uma nova rota marítima lançada nesta semana, de forma simultânea no Brasil e na China, promete reduzir o tempo necessário para transportar produtos entre um país e outro, e também os custos logísticos. A rota vai ligar o Porto Gaolan, localizado em Zhuhai, no sul da China, aos Portos de Santana, no Amapá, e de Salvador, no Brasil, sem escalas. Com isso, a expectativa do embaixador da China no Brasil, Zhu Oinggiao, é que o trânsito de cargas leve 30 dias a menos que o habitual e os custos das operações também diminuam, em mais de 30%.

Fonte: Pensar Agro

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