PARANÁ
Estado discute sanidade animal para melhoria do leite e agroecologia na ExpoLondrina
Publicado em
10 de abril de 2025por

A busca constante por sanidade, qualidade e segurança alimentar na produção de leite e derivados no Paraná foi destaque nesta quinta-feira (10) na programação da Via Rural Smart Farn, espaço do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) na EspoLondrina. As discussões técnicas fizeram parte do 4º Seminário da Produção Sustentável de Leite e do 3º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária.
Na abertura dos trabalhos, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, ressaltou a importância para o mercado brasileiro e internacional de ter um Estado como o Paraná, que é destaque em sanidade animal e que cada vez investe mais no aprimoramento da qualidade.
“Temos que pensar em todos os produtos possíveis de serem explorados, colocar marketing, mídia e divulgação para poder fazer com que esse produto, com sanidade, possa alcançar outros mercados e que as pessoas de outros países, quando vierem para o Brasil, procurem os derivados do leite do Paraná, pela segurança e qualidade” disse.
O evento, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), teve como objetivo informar os pecuaristas e incentivar a prevenção dos principais problemas que interferem na sanidade animal do Estado, que é o segundo maior produtor de leite do País.
O destaque foi a discussão sobre brucelose e tuberculose animal. Marta Freitas, médica veterinária da Adapar, foi uma das palestrantes sobre o tema “Brucelose e Tuberculose no Paraná: desafios e oportunidades para a pecuária”.
Ela explicou cada uma das doenças, destacando como é feita a transmissão, tanto nos animais quanto nos humanos, como identificar os sintomas e como agir no caso de testagem positiva. Marta também mostrou o passo a passo para conseguir a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose e os benefícios que isso traz, como facilidade no transporte dos animais e aumento de valor agregado aos produtos. Todas as informações podem ser encontradas no site da Adapar.
O presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, falou sobre o cuidado que o Estado está tendo de debater esse assunto em todo o território. “Nós vamos fazer quatro grandes eventos no Paraná para discutir e chamar atenção para o tema. É um grande programa de controle de brucelose e tuberculose. Não vamos falar ainda em erradicação, mas vamos começar um caminho para que no futuro haja a erradicação”, afirmou.
A agroindústria Estância Baobá é uma das que possuem a certificação de propriedade livre de brucelose e tuberculose animal. A proprietária Livia Trevizan destacou a importância do trabalho conjunto para a conquista. “Eu acho que sem esse programa do IDR-Paraná, sem o apoio da Adapar, não teríamos feito nem metade do que a gente está fazendo hoje. A gente faz desde a plantação da comida das nossas vacas e ovelhas, até a venda dos produtos, e esse apoio é realmente essencial”, disse.
O evento contou ainda com a palestra do médico veterinário Evandro Richter, do IDR-Paraná, que abordou o tema “Alternativas e controle ecológico de carrapatos”.
AGROECOLOGIA – Outro evento, nesta quarta (09), foi o 4º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar, com palestra do IDR-PR sobre fomento da produção orgânica.
Renan Ribeiro Barzan, gerente regional de Extensão Rural do IDR-Paraná de Londrina, comentou a importância de falar do tema. “Surgiu essa necessidade de a gente trazer essa temática da agroecologia, da produção orgânica da fruticultura e horticultura, e que cada ano que passa vem crescendo mais, despertando mais interesse, tanto dos produtores, como dos profissionais da área” afirmou.
Na palestra “Estratégias para o Desenvolvimento da Fruticultura e Olericultura Orgânica”, os extensionistas do IDR-Paraná da região de Santo Antônio da Platina, Maurício Castro Alves, Valdinei Garcia Fernandes, Paulo Sérgio Beraldo, Luiza Rocha Ribeiro e Marina Pinto Lima falaram das ações do instituto para promover a modalidade orgânica na agricultura familiar em diversos municípios do Norte do Paraná, principalmente as culturas de goiaba, maracujá, abacaxi e tomate.
Também foram destacados alguns pontos importantes para aumentar a produção orgânica como leis municipais de incentivo para a agricultura familiar orgânica, emendas parlamentares, além da disseminação de conhecimento aos produtores rurais com dias de campo e capacitações.
Os desafios enfrentados tanto pelos produtores quanto pelos extensionistas para implementação da modalidade, como dificuldade de inovação, abertura de novos mercados e o fortalecimento e profissionalização das organizações rurais também foram destacados. Os técnicos demonstraram ainda alguns exemplos de produtores que adotaram a modalidade e aumentaram a renda e o valor agregado de seus produtos.
O secretário Marcio Nunes acompanhou as palestras e destacou a importância da agricultura orgânica para o Estado. “O Paraná tem quase 4.400 produtores orgânicos certificados, o maior número do Brasil. E queremos aumentar esse número, incentivando os produtores para elevar ainda mais a qualidade dos produtos paranaenses, a renda dos nossos produtores, a saúde dos consumidores, e fortalecer o meio ambiente”, afirmou.
A Mesorregião Norte do Estado é destaque na produção de hortifrúti. Em 2023 o Valor Bruto de Produção (VBP) de hortifruticultura na região foi de R$ 2,3 bilhões.
O evento também contou com a palestra “Turismo Rural Associado a Produção Sustentável de Morangos” dos produtores rurais Rosicleia Vieira Ferreira Navarro e Evandro Navarro, que começaram seu negócio de turismo rural de morango orgânico com a assistência do IDR-Paraná.
Por último, houve a palestra “Tomate Orgânico: Renda e Sucessão Familiar” onde a produtora Marilda Aparecida da Costa Faria falou da sua experiência com a produção de tomates orgânicos no negócio em família.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
16 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’

TJPR participa de eventos sobre a Ouvidoria em Recife

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico
PARANÁ


Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial...


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’
Talita Younan compartilhou fotos em que ela e a atriz Gabriela Duarte, sua cunhada, aparecem usando biquínis de oncinha em uma praia....


Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’
A cantora Lexa, de 30 anos, lançou, nessa quinta-feira (17), a música “Você e Eu”, feita para a filha, Sofia, que...


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA5 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil
-
POLÍCIA5 dias ago
COTAMOTRAN flagra infração de trânsito e apreende drogas no CIC