NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Avança na CCJ projeto de lei que institui Dia do Zootecnista no Paraná

Publicado em

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira, 8, o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que institui o dia estadual do Zootecnista, a ser celebrado anualmente em 13 de maio com a data marcada no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

A proposta segue agora para as comissões temáticas e depois entrará na pauta para ser votada em plenário pelos deputados estaduais, o que deve acontecer na segunda quinzena de abril. “A data que marca a regulamentação oficial da profissão no Brasil. A escolha do dia 13 de maio faz referência à data de colação da primeira turma de zootecnistas do país, em 1966, na PUC de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul”, destacou o deputado.

“Especialmente esse ano, no Paraná, em 13 de maio teremos a solenidade de comemoração de 50 anos da graduação em Zootecnia da UEM. E, ainda na UFPR a comemoração dos 20 anos da formatura da primeira turma”, completa Romanelli.

Leia Também:  A saúde do homem é tema do programa Assembleia Entrevista desta sexta-feira (15)

Novos profissionais

A zootecnia é uma ciência, segundo Romanelli, voltada ao desenvolvimento agropecuário, no estudo e aprimoramento da produção animal, na nutrição, manejo, genética, melhoramento, saúde, bem-estar e sustentabilidade dos rebanhos. “Os zootecnistas atuam em áreas estratégicas como produção de alimentos, segurança alimentar, desenvolvimento msustentável, políticas públicas e pesquisa científica, contribuindo de maneira decisiva para o fortalecimento do agronegócio — setor de destaque na economia paranaense”.

Para o deputado, reconhecer oficialmente o Dia Estadual do Zootecnista valoriza e dá visibilidade à importância social, econômica e ambiental da profissão. “A atuação do zootecnista impacta diretamente a qualidade dos alimentos consumidos pela população, a geração de empregos e renda no campo, além da preservação dos recursos naturais”, justificou no projeto.

“A celebração da data estimula a formação de novos profissionais e promove debates sobre inovações tecnológicas, boas práticas e desafios enfrentados pelo setor, fortalecendo o papel da Zootecnia no desenvolvimento sustentável do Paraná”, completa. O Conselho Regional de Medicina Veterinária reúne cerca de 15 mil veterinários e zootecnistas no Paraná.

Leia Também:  Na Assembleia, médico defende zerar recusas para doação de órgãos

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

É preciso dar um basta nas fake news contra as vacinas, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou nesta segunda-feira, 14, que é necessário combater as fake news contra as vacinas e aqueles que vão contra o interesse público. “Todos sabem que as vacinas salvam vidas. O Plano Nacional de Imunização oferece 18 vacinas para crianças e diversas faixas etárias”, destacou Romanelli na tribuna da Assembleia Legislativa.

“Hoje, as secretarias de Saúde e da Educação iniciaram uma ampla campanha de vacinação infantil nas escolas. Isso não pode ser alvo de ataques, negacionismo ou fake news”, completou.

As vacinas, segundo Romanelli, são obrigatórias, mas não compulsórias, e os pais têm a responsabilidade de decidir pela imunização dos filhos. “Vamos proteger nossas crianças para evitar o retorno de doenças já erradicadas no Brasil”, enfatizou.

Ciência e Saúde

“Não é aceitável que se façam campanhas permanentes contra a saúde pública. Ser eleito deputado não é para trabalhar contra o interesse coletivo. Ir contra a saúde das crianças é ir contra o bem comum”, observou.

Leia Também:  COOPArte celebra o encerramento de projeto com exposição especial na Assembleia Legislativa

Romanelli explicou que as secretarias de Saúde e Educação atuam com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, do Plano Nacional de Imunização, da Anvisa e do Estatuto da Criança e do Adolescente. “Os pais que optarem por não vacinar devem assinar um termo de responsabilidade”, esclareceu.

Em março, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que pais que se recusarem a vacinar os filhos contra a covid estão sujeitos à multa prevista no artigo 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Decisões corretas

“O Paraná tem pressa em proteger a vida de suas crianças e jovens. A vacina contra a covid salvou vidas. Não podemos permitir que fake news sejam disseminadas a toda hora”, afirmou.

Romanelli classificou como irresponsáveis as campanhas contra a vacinação infantil. “Peço aos pais: vacinem seus filhos. O que o Estado e o Governo estão fazendo é rigoroso e baseado na ciência. Não vamos nos desviar disso”, reforçou.

“Nossa solidariedade ao governo do Estado pelas decisões acertadas na área da saúde. Os secretários Beto Preto (Saúde) e Roni Miranda (Educação) baseiam suas ações na ciência e no bem-estar das crianças e jovens”, concluiu.

Leia Também:  Assembleia anuncia investimentos e atendimento das demandas de Telêmaco Borba e região

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA