NOVA AURORA

PARANÁ

Ratinho Junior se reúne com presidente do Google Cloud para América para expandir parceria com Paraná

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta terça-feira (8) com o presidente do Google Cloud para a América Latina, Eduardo López, durante a viagem oficial aos Estados Unidos. O encontro, que ocorreu em Las Vegas (Nevada), teve como objetivo fortalecer as parcerias entre o Governo do Estado e a gigante global de tecnologia e ampliar o escopo das cooperações, principalmente para uso de Inteligência Artificial (IA) para melhorar serviços e processos.

O Google Cloud é uma plataforma de serviços em nuvem oferecida pelo Google que permite a empresas e desenvolvedores criarem, hospedarem e escalarem aplicações, sites e serviços de forma eficiente. Com uma ampla gama de recursos, que vão desde a computação, armazenamento, banco de dados, inteligência artificial, até machine learning e análise de dados e segurança, ele é usado por organizações de todos os tamanhos para acelerar a inovação, reduzir custos e melhorar a performance de seus sistemas.

Em fevereiro deste ano, o Governo do Paraná lançou seis soluções de serviços públicos construídos em parceria com o Google com o uso de IA. Elas envolvem as secretarias estaduais da Educação, Infraestrutura e Logística, Departamento de Trânsito (Detran-PR), Paranaprevidência, além da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR). O contrato com a empresa prevê novas entregas nos próximos meses. A expectativa é que ao menos 30 ideias, de diferentes áreas, sejam disponibilizadas para a população do Paraná.

Leia Também:  Monitores terão capacitação inédita para atendimento às pessoas com deficiência no verão

Durante o encontro, Ratinho Junior destacou que a parceria com o Google Cloud é estratégica para o Paraná. “Somos o maior parceiro do Google no Brasil entre todos os estados e essa parceria de sucesso tem se refletido em serviços públicos com mais qualidade e agilidade para o cidadão. Nosso objetivo é garantir que esse trabalho em conjunto seja ampliado com novas entregas, com mais propostas apresentadas aos paranaenses nos próximos meses”, destacou.

A parceria com o Google tem ajudado a transformar a educação do Paraná, por exemplo, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor do Brasil. Com o auxílio de IA, alunos da rede pública têm estudado redação com feedbacks automatizados por meio de ferramentas do Google. Outra solução desenvolvida é a Plataforma LIA, focada em melhorar a capacidade de leitura de crianças do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal. O objetivo é aumentar a proficiência dos alunos com a língua portuguesa.

Também foram disponibilizados para estudantes das universidades estaduais licenças em uma variedade de cursos gratuitos do Google Cloud Learning, plataforma educacional para o ensino de tecnologias de computação.

O mesmo foi feito com estudantes de cursos profissionalizantes de colégios estaduais e bolsistas do programa Talento Tech, este último com foco em cidades com os menores Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), métrica que mede o desempenho dos 399 municípios do Estado considerando renda, emprego e produção agropecuária, saúde e educação.

Leia Também:  Enem: alunos que passaram dos 50 anos desafiam o tempo na busca por vaga na universidade

Também em parceria, desta vez com o Google for Education, 32 mil chromebooks foram entregues para as escolas da rede estadual de ensino em março deste ano. A iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura tecnológica da educação do Paraná e beneficia cerca de 450 mil estudantes de mais de mil escolas estaduais.

Eduardo López disse que a empresa está muito motivada com a parceria, que é uma das maiores com estados brasileiros. Ele também convidou o governador a participar de um evento global da empresa em setembro, em São Paulo.

AGENDA NOS EUA – A agenda do governador Ratinho Junior nos Estados Unidos segue até a próxima segunda-feira (14), com compromissos oficiais nos estados de Nevada, Arizona, Flórida e a capital, Washington. Além do encontro com o representante do Google Cloud, ele participa nesta terça-feira (8) de rodadas de conversas na NAB Show 2025, uma das maiores feiras globais de tecnologia, mídia e entretenimento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Linhas de ônibus intermunicipais são reajustadas após início das concessões

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com exposições emblemáticas, Alfredo Andersen teve 2022 de retomada

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA