NOVA AURORA

PARANÁ

Atrativos do Paraná são destaques em publicações turísticas no Brasil e no Exterior

Publicado em

Em alta e atraindo cada vez mais a atenção do mercado, o turismo do Paraná foi destaque em três publicações de alcance nacional e internacional em março. O Estado marcou presença nos materiais da Azul Linhas Aéreas, da Mercado & Eventos – ambas com distribuição no País – e também na revista Brasil Já, que circula em diversas cidades de Portugal, alcançando o público europeu. O resultado é fruto dos esforços do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, em projetar os potenciais paranaenses ao mercado, dentro e fora do País.

Juntas, as publicações destacam potenciais paranaenses e destinos consolidados, como Curitiba, com vasta rede hoteleira e atrativos qualificados; Morretes, um berço de aspectos culturais e gastronômicos; e Foz do Iguaçu, com seu grande movimento turístico e exuberância das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

“Temos orgulho em ver o Paraná configurando em revistas, publicações, e sendo referenciado em diversos espaços que têm alcance nacional e internacional, porque isso mostra que o Estado está no patamar que ele merece, com infraestrutura, atrativos e mão de obra qualificada”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná Irapuan Cortes. “Além do reconhecimento, isso tudo precisa ser divulgado, contribuindo com nossa missão: atrair mais turistas, sobretudo estrangeiros, aos nossos municípios e pontos turísticos”, afirmou.

MERCADO & EVENTOS – Na publicação foram destacados pontos turísticos de Curitiba e Morretes, em especial o passeio de trem operado pela Serra Verde Express, que conecta as duas cidades por meio de um trajeto ferroviário em meio a Mata Atlântica preservada. Confira AQUI.

O passeio de trem foi eleito como um dos melhores do planeta pelo portal britânico Lonely Planet, considerado a maior editora de guias de viagem do mundo. O roteiro foi incluído na publicação de 2025 da “Amazing Train Journeys”, que destaca as 60 melhores e inesquecíveis viagens de trem mundiais, com base em avaliações de especialistas de diversos países. O passeio paranaense é o único brasileiro da lista.

Também foram destaque as convenções de operadoras de turismo, realizadas na Capital e em Foz do Iguaçu (Oeste) em março, viabilizadas pelo Viaje Paraná. Além da ExpoTurismo, promovida na Capital pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), com poio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), que levou expositores, artesanato e gastronomia a um público de mais de 5,3 mil pessoas.

Leia Também:  Substituição de semáforos na Rodovia João Leopoldo Jacomel terá investimento de R$ 137 mil

AZUL – Na edição 132 da revista da Azul Linhas Aéreas, a cultura e arquitetura foram escolhidas para representar Curitiba, com seus muitos atrativos que contam a história da cidade e do Paraná como um todo, além da qualidade e variedade da rede hoteleira curitibana. Em Morretes, os holofotes foram jogados à gastronomia estadual, como o Barreado, prato típico de municípios do Litoral. Novamente o passeio de trem pela Serra do Mar, ligando os dois municípios, foi mencionado.

Segundo Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express, ter o trem em destaque em publicações nacionais e internacionais coloca o Paraná no mapa global do turismo, revelando ao mundo um destino único, onde natureza, história e cultura se entrelaçam.

“Essa visibilidade não só fortalece nossa economia regional, mas também reforça a importância de preservar e valorizar experiências autênticas, que inspiram e deixam marcas profundas em quem nos visita. O trem é a prova viva de que o turismo e vivências memoráveis são essenciais para o desenvolvimento de toda a cadeia turística”, disse.

EM PORTUGAL – Na edição 14 da Revista Brasil Já, que conta com distribuição e veiculação em diversas cidades de Portugal, o Paraná esteve em destaque ao lado do Rio de Janeiro e São Paulo, como os principais portões de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.

Em 2024, o Paraná foi o terceiro estado que mais recebeu turistas vindos do Exterior, conforme dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Entre janeiro e novembro do ano passado, 912.255 visitantes internacionais chegaram ao Estado.

O grande atrativo paranaense escolhido para a publicação foi o Parque Nacional do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e eleito como principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma de viagens TripAdvisor. Curitiba também foi mencionada como uma capital extremamente cultural e de rica gastronomia.

Leia Também:  Volume de milho embarcado em janeiro em Paranaguá é 161% superior ao mesmo mês de 2022

“Ver o Parque Nacional do Iguaçu em destaque em publicações voltadas ao público estrangeiro é reflexo dos nossos esforços em promover esse Patrimônio Mundial Natural”, afirma Mario Macedo, CEO da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação turística do Parque Nacional do Iguaçu.

“No primeiro trimestre de 2025, recebemos mais de 260 mil visitantes estrangeiros — um crescimento de 25% em relação ao ano anterior —, o que valoriza não só o destino, mas também a conservação da natureza”, completou.

MISSÃO NO EXTERIOR – O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo do Estado segue a todo vapor, com equipes do Viaje Paraná no Exterior desde o dia 1º de abril. No México, elas participaram do Roadshow Festival Brasil, evento itinerante que passou pela Cidade do México, Guadalajara e Monterrey. O festival era uma oportunidade do Paraná apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.

De lá, a equipe do órgão de promoção comercial seguiu sua missão internacional com foco no mercado norte-americano. A equipe está em Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.

Deve ser apresentado o potencial do Litoral paranaense na recepção de cruzeiros, que já contou com duas temporadas e outras paradas a parte anteriormente. Saiba mais sobre a missão internacional do Viaje Paraná AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado compra terreno e dá início ao futuro Terminal Metropolitano de Londrina

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária para população de Cafelândia

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA