NOVA AURORA

PARANÁ

Visita mediada a “Mejtere” e aula de erva-mate: MUPA terá programação no Abril Indígena

Publicado em

Ao longo do mês de abril, o Museu Paranaense (MUPA) preparou duas atividades para marcar o Abril Indígena, com visita mediada na exposição “Mejtere: histórias recontadas” e uma ação educativa para crianças sobre a erva-mate. O mês é marcado pela valorização da cultura e diversidade dos povos originários, celebrado em torno do Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril. Todas as atividades são gratuitas. 

Confira a programação abaixo:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

A mediação, voltada para público adulto, percorre a exposição “Mejtere: histórias recontadas”. Produzida por uma curadoria compartilhada entre estudantes indígenas universitários e a equipe do MUPA, a mostra de longa duração apresenta nova perspectiva sobre a presença dos povos indígenas no Brasil.

Com cinco núcleos temáticos elaborados a partir de textos de autores indígenas, a exibição reúne objetos, textos e produções artísticas e culturais que conectam passado e presente, celebrando a resistência, a diversidade e as heranças dos povos originários. Não necessita inscrição para participar da mediação.

Leia Também:  IPVA pode ser pago com cartão de crédito em até 12 vezes; sistema tem novas empresas

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Com uma forte tradição no Paraná, a erva-mate — também chamada de ka’a (Guarani), kukuay (Xetá) e kógũnh (Kanhgág) — carrega muitos significados para os povos indígenas. Guiados por uma narrativa de fábula e de protagonismo indígena, as crianças vão conhecer os caminhos que a planta percorreu ao longo do tempo, até se tornar os populares chimarrão e tererê.

O público também poderá visitar o pé de erva-mate do Jardim do MUPA e construir coletivamente uma gravura inspirada nas histórias de Ka’a, para os Guarani, e na obra do artista indígena Gustavo Caboco, em cartaz na exposição “Objeto Sujeito”. A atividade é voltada para crianças de 6 a 12 anos e dispõe de vinte vagas. Inscreva-se pelo formulário no link.

Serviço:

Visita mediada – “Mejtere: histórias recontadas”

12/04 (sábado), das 14h30 às 16h

Não necessita inscrição

Ação educativa – “Na planta do pé: os caminhos de Ka’a”

Leia Também:  Governo inaugura reforma pós-vendaval e investe para ampliar atendimento da Unioeste

26/04 (sábado), das 14h30 às 16h30

Inscrição pelo formulário no link

R. Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Na WTM Latin America, Paraná apresenta potencial turístico ao mercado internacional

Published

on

By

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná e da Secretaria do Turismo (Setu-PR), promove e participa de uma série de reuniões com empreendedores, prestadores de serviços, organizadores de eventos e empresas do setor turístico, com foco em ampliar o alcance do mercado paranaense diante do trade global. Os encontros ocorrem durante a WTM Latin America, maior evento do setor de turismo da América do Sul, que acontece São Paulo (SP).

A World Travel Market (WTM) Latin América teve início na segunda-feira (14), segue até o dia 16 e espera atrair mais de 29 mil pessoas ao Expo Center Norte. Apenas nesta terça-feira (15), os paranaenses se reuniram com representantes da Expo BH, com a operadora de turismo FRT, a CCR Aeroportos, Azul Linhas Áreas, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), com a plataforma online Civitatis e diversas outros players do mercado turístico global.

Além do espaço e participação em reuniões, o Governo do Estado reúne em seu estande expositores paranaenses que apresentam a rede hoteleira, gastronomia, atrativos e demais serviços do turismo estadual. Novos mapas dos segmentos de Turismo Gastronômico e Ecoturismo & Aventura, traduzidos para o inglês, também podem ser encontrados no espaço. 

“Esta feira tem cerca de 30 mil pessoas conhecendo os produtos brasileiros e o Paraná está na entrada principal do Centro de Eventos em São Paulo. Estamos apresentando nossos cartões de visita para a América Latina e para o mundo”, afirmou o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “É mais uma ação da nossa Setu para reforçar a divulgação do Estado”.

Leia Também:  Com intermediação de mão de obra do Estado, Campo Largo ganha outlet nesta sexta

CONTATO COM O MERCADO – Entre os temas debatidos nas reuniões estão a captação de eventos e de convenções para o Paraná, estudos para ampliação de mercado turístico e soluções para empreendimentos do setor. O encontro com a Operadora FRT teve como mote a promoção de Curitiba e Foz do Iguaçu por meio de Famtours e Roadshows, modalidades em que agentes de viagens são convidados a conhecer destinos presencialmente, facilitando a venda futura dos atrativos.

Outro encontro importante foi com a CCR Aeroportos, que administra os aeroportos Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, e de Foz do Iguaçu e Londrina, além de diversos outros municípios brasileiros.

Graziella Delicato, gerente executiva de negócio aéreos da empresa, explica que a reunião ajudou a elucidar estratégias para captação e atração de novas rotas aéreas, nacionais e internacionais ao Paraná. “Essa foi uma oportunidade de ampliar o contato direto do Paraná com as companhias aéreas. O Estado mostrou os investimentos realizados no setor, para que novas empresas e rotas se somem às que já estão em operação. A CCR tem esse papel, de prover estrutura e ampliar o contato do destino com as empresas áreas. É um compromisso que a gente firmou com o Estado, de aumentar a oferta doméstica e internacional”, disse.

ALCANCE – A WTM Latin America é um dos maiores eventos B2B (business to business, ou empresa para empresa) de viagens e turismo da América Latina. Ela é palco de oportunidades para os players conhecerem destinos e profissionais qualificados do setor. A edição de 2024 reuniu 797 marcas e expositores de 41 países. Segundo a organização, este ano deve registrar números ainda maiores, graças aos novos painéis, ampliação no número de palcos e aumento de 10% no espaço de exposições.

Leia Também:  Notícia Boa Paraná traz dicas sobre direitos do consumidor e renegociação de dívidas

“A feira é um ambiente oportuno para apresentação e negociação com o mercado”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor no Estado. “Em outras gestões, o Turismo do Paraná era tímido, mas agora, com os investimentos e ações do Estado, conseguimos impactar o mercado em feiras do Brasil e Exterior, chamando atenção do trade e recebendo cada vez mais turistas. O comprometimento do Paraná com o turismo é muito grande”.

CODESUL – Ainda nesta terça-feira, o Paraná marcou presença na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Com a participação do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o encontro discutiu ações de fomento ao turismo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, foi assinada a ata que estabelece cooperação mútua entre os três estados do Sul e a Embratur para desenvolvimento em áreas de interesse comum, como a promoção turística, melhoria de práticas na liderança turística e expansão área do Codesul, visando aumentar a conectividade aérea da região.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA