NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante desembarca em Londrina nesta semana com amplo leque de serviços e atendimento à população

Publicado em

A próxima edição da Assembleia Itinerante, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de abril, em Londrina, será marcada por novidades. Além da aproximação com os deputados estaduais, agora quem participar do programa de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná terá acesso a serviços do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), da Escola do Legislativo, Defensoria Pública do Paraná e da Procuradoria da Mulher da Assembleia. “É uma parceria que faremos agora na nesta próxima edição da Assembleia Itinerante, dentro do nosso estande, para oferecer vários atendimentos à população. Nós entendemos que muitas pessoas têm dificuldade de ir até alguns desses órgãos e pretendemos expandir para todas as edições de interiorização, que já está na 21ª edição”, explicou Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia.

Além da tradicional sessão especial, que será realizada no dia 10, às 18h, o estande da Assembleia terá uma série de atrativos para os visitantes da Expolondrina, que vai de 4 a 13 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga. Foram ampliadas as ações de atendimento, oferecendo novos serviços no estande.

Leia Também:  Deputado Ney Leprevost (União) protocola projeto que garante direitos de pessoas com diabetes

O TRE-PR atenderá a população dos dias 8 a 11 de abril. Os serviços disponíveis serão o de emissão de título de eleitor para as pessoas com 15 anos ou mais, transferência de domicílio, revisão eleitoral e quitação de multa. O serviço será gratuito. Só haverá necessidade de pagamento de multa para aqueles que deixaram de votar, no valor de R$ 3,51 por turno de eleição.

Pensando em garantir uma assistência jurídica gratuita e de qualidade, a Defensoria Pública do Paraná estará no estande da Assembleia nos dias 9 e 10 de abril. O principal critério para ser atendido é a família ter renda de até três salários mínimos ou que não possam bancar custos honorários advocatícios sem prejuízo do sustento familiar.

São diversas áreas de atendimento, como família, sucessões, registros públicos, cível, fazenda pública, infância e juventude cível e infracional, violência doméstica e familiar contra a mulher, criminal e execução penal.

A presença da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná também é uma das novidades. O órgão fará atendimento de 08 a 10 de abril, a partir das 9h, no estande da Assembleia Itinerante.

Leia Também:  O fim da violência contra as mulheres é debatido em Audiência Pública na Assembleia Legislativa

Os serviços oferecidos são o recebimento, análise e encaminhamento de denúncias de Violência Política de Gênero; recebimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência aos órgãos da Rede de Proteção e do Poder Judiciário; promoção de eventos de capacitação aos gestores que atuam na defesa dos direitos femininos; promoção de ações e campanhas de conscientização contra a violência e discriminação contra a mulher, bem como palestras afirmativas visando o fortalecimento emocional das mulheres e acompanhamento legislativo sobre proposições que, no mérito, abordem a pauta feminina.

Por fim, a outra grande novidade é a presença da Escola do Legislativo da Casa de Leis, que apresentará duas palestras aos visitantes da Expo. Elas serão realizadas no dia 9, a partir das 14h, na Casa do Criador no Parque de Exposições. Os temas são: “Do Planejamento à Economia: Como Implementar Energia Solar no Setor Público” e “Comunicando para Conectar: Novas Técnicas de Comunicação em Tempos Digitais”.

Para participar das palestras é necessário fazer inscrição aqui: https://www.assembleia.pr.leg.br/escoladolegislativo/palestras

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Deputado Goura (PDT) destaca a aprovação do PL da concessão da Pedreira do Atuba como parque multiuso

Published

on

By

A proposta que une preservação ambiental, prática esportiva e educação científica e autoriza a concessão de uso à iniciativa privada da Pedreira do Atuba (PL 88/2025) foi aprovada, nesta segunda-feira (7), pela Assembleia Legislativa do Paraná.

De iniciativa do Poder Executivo, o projeto de lei começou a tramitar em fevereiro deste ano e encerra um longo processo que teve início em 2005 de criação de um parque multiuso que unisse esporte, ciência, turismo e preservação ambiental, beneficiando Curitiba e Região Metropolitana.

“O nascimento deste parque da Pedreira do Atuba é fruto de uma articulação ampla entre poder público, entidades esportivas, universidades, ambientalistas e a própria comunidade”, disse Goura, ao encaminhar o pedido de aprovação do projeto de lei.

O deputado explicou que a ideia é garantir manutenção, segurança, promoção de eventos e incentivo ao turismo. “O modelo de concessão foi discutido em audiências públicas e nesta Assembleia, e o edital de licitação está previsto para ainda este ano”, informou.

“Queremos um parque bem cuidado, acessível, que movimente a economia local e preserve a natureza. São quase 120 mil metros quadrados que terão enfim um uso adequado”, disse Goura. Ele contou que do primeiro requerimento em 2017 à proposta de concessão em 2025, a trajetória foi longa e marcada por persistência.

Leia Também:  Deputado batatinha faz entrega de 100 mil reais ao Colégio Machado de Assis; confira o vídeo

“A Pedreira do Atuba pode se tornar um símbolo de reconexão entre natureza, esporte e educação. É mais do que um parque. É um projeto de cidade. Um espaço para todos e feito por muitos”, destacou Goura.

Goura lembrou que a ideia do parque vem de longe, com a prática da escalada em pedreiras nas décadas de 1980 e 1990. Mas com a criação dos parques municipais, muitos desses locais ficaram inacessíveis para os escaladores.

Escalada nos parques

“Em agosto de 2017, protocolamos na Prefeitura de Curitiba um pedido de estudo de viabilidade para liberar a escalada e o rapel em quatro pontos estratégicos da cidade, entre eles a Pedreira do Atuba. A proposta previa regulamentação, segurança e apoio à prática”, lembrou Goura.

Entidades como o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), a Associação Montanhistas de Cristo (AMC) e a Federação Paranaense de Montanhismo (FEPAM) aderiram à iniciativa. O escalador de prestígio internacional Valdemar Niclevicz também se juntou ao movimento.

Em junho de 2019, o deputado Goura levou a proposta ao governador do Paraná, Ratinho Junior. A ideia era transformar a Pedreira do Atuba em um parque público multiuso, com áreas para escalada, mountain bike, skate, trilhas, centro de eventos e educação ambiental. Na época, o local ainda abrigava mais de 700 carros apreendidos.

Leia Também:  Deputado Goura (PDT) faz homenagem à Defesa Civil e promove seminário sobre educação para prevenção de desastres

Audiência pública

Em maio de 2021, uma audiência pública com o título “Pedreira do Atuba: Desafios e Possibilidades” foi realizada na Assembleia Legislativa. O projeto foi oficialmente reconhecido pela Prefeitura de Colombo e ganhou força no meio acadêmico.

“A Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) destacou a importância científica do local, com formações rochosas raras como migmatitos e gnaisses. UFPR e UTFPR manifestaram interesse em transformar o parque em um centro de pesquisas geológicas”, afirmou Goura.

“É um dos poucos lugares no Brasil com exposição intacta de rochas pré-cambrianas”, destacava documento da SBG entregue ao deputado na audiência pública. Que também sugeria a criação de trilhas interpretativas, espaço para estudos ambientais e estrutura para pesquisas.

“O sonho, que começou com um pedido formal ao prefeito de Curitiba, agora ganha contornos reais, com o apoio de ambientalistas, esportistas, pesquisadores e moradores da região”, disse Goura.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA