NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições no fim: UEPG abre 192 vagas remanescentes para cursos a distância

Publicado em

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu 192 vagas remanescentes de cursos a distância. O processo de inscrição é inteiramente online e está disponível até este dia 7 de abril. Os classificados iniciam as aulas ainda no ano letivo de 2025, sob coordenação do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

As vagas são divididas entre os cursos de Licenciatura em Computação; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em Letras Português-Espanhol; Licenciatura em Matemática; Tecnólogo em Gestão Hospitalar; e Tecnólogo em Segurança Pública.

Podem se inscrever os candidatos: classificados no Vestibular EaD 2025; com Ensino Médio concluído oriundos de escola pública, filantrópica, bolsistas de escola privada, de escola privada; portadores de diploma de curso superior de graduação; imigrantes com Ensino Médio concluído; e acadêmicos na condição de abandono nos cursos de graduação elencados no edital.

Leia Também:  UEL leva ensino, extensão, inovação e serviços para a Expo Londrina 2024

As aulas são ministradas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível no site do Nutead, com atividades presenciais nos respectivos polos de apoio presenciais.

São dois passos obrigatórios para o candidato que deseja se inscrever. O primeiro consiste em ler o manual com as orientações, preencher o formulário Google e anexar os documentos exigidos. O segundo passo é acessar protocolo digital SEI da UEPG, solicitar a inscrição e inserir o documento PDF do formulário preenchido. Ao clicar em enviar, o candidato recebe um e-mail com o número do protocolo para acompanhamento.

Os documentos exigidos, bem como todas as orientações para inscrição estão presentes neste link.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Em audiência pública, Saúde abre credenciamento de prestadores de serviços

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA