NOVA AURORA

PARANÁ

Feira de Artesanato é uma das atrações do Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Publicado em

Os participantes do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece de 8 a 10 abril (terça a quinta-feira), em Foz do Iguaçu (Oeste), terão a oportunidade de conhecer e levar para casa produtos artesanais produzidos por empreendedores do município e região. A Feira de Artesanato e Souvenir será nos dias 9 e 10, das 8h30 às 12h, na área externa da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.  

A mostra é resultado da parceria do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR), Sebrae- PR e Fecomércio PR, com apoio da Mesquita e das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs).

Estão inscritos 50 artesãos e empreendedores de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Dois Vizinhos. Eles levarão para a feira artigos religiosos e peças artesanais que simbolizam o turismo do Paraná.

“A feira não é somente voltada a artigos religiosos, é um espaço para que os empreendedores possam divulgar seus produtos, suas peças, principalmente aqueles que trabalham com souvenirs e artesanatos que tenham relevância turística e representam a fauna, a flora, a cultura e as riquezas do Estado”, explicou a gestora de Projetos em Turismo do Sebrae/PR, Maísa Silvestre.

Leia Também:  Paraná assume a presidência do Fórum Nacional de Secretários de Habitação

FÓRUM – O Fórum de Turismo Religioso contará com uma extensa programação, incluindo palestras, rodadas de negócio, visitas guiadas a instituições religiosas, além do show de encerramento com a Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A.

Para acompanhar a programação, que ocorre na Mesquita e na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, a inscrição prévia é necessária, bem como para as visitas guiadas. Já para o show, não há necessidade de inscrição, apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

A proposta do encontro é trabalhar o crescimento e o fortalecimento do turismo religioso no Paraná e, nesta edição, o objetivo é também promover troca internacional de experiências, já que ocorre em região de fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. O fórum reunirá líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor, além de agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões.

Leia Também:  Hospitais aumentam eficiência no consumo de energia com apoio da Copel

“O fórum é um evento completo, com programação desde palestras e debates, até rodadas de negócios e apresentação de produtos. Isso representa o quanto o Paraná tem a oferecer neste segmento do turismo religioso e é o que, a cada ano, queremos mostrar para outros Estados e países, visando a atração de turistas”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O evento é uma organização do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR) com apoio da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Fundo Iguaçu.

A programação completa e o formulário para inscrição podem ser acessados AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Governo cria gabinete de crise para atender deslizamentos na BR-376 e demais rodovias

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Estado investe R$ 13,7 milhões para pavimentar acesso a balneário de Altônia

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA