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Escolas do Paraná que ofertam tempo integral recebem mais 3 mil kits de robótica

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Mais 100 escolas estaduais de todas as regiões do Paraná que ofertam educação em tempo integral estão recebendo do Governo do Estado, ao longo deste mês, 3 mil kits de robótica. Com essa entrega, chega a 23 mil o número de kits distribuídos às unidades paranaenses desde 2021.

“Com essa nova remessa, reforçamos mais uma vez que na rede estadual a inovação. A programação e a robótica estão lado a lado com o conteúdo pedagógico”, diz o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “É exatamente isso que temos buscado nas mais de 2 mil escolas da rede do Estado. É muito bom saber que os alunos que passam mais tempo na escola podem desenvolver mais e mais habilidades”.

O investimento nessa nova leva de kits foi de R$ 1,8 milhão, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), destinados ao programa Escola em Tempo Integral, uma parceria do Ministério da Educação com a Secretaria da Educação do Paraná.

Entre os componentes eletrônicos estão  adaptadores de Wi-Fi, pilhas, baterias, displays, fitas de led, minisensores e resistores. Uma série de circuitos eletrônicos de comandos e peças que são utilizadas durante as aulas de Programação, Pensamento Computacional e Robótica, todas inseridas na grade curricular das escolas estaduais.

INVESTIMENTOS – Atualmente, mais de 160 mil alunos da rede têm acesso a práticas de robótica. O componente de programação chega a cerca de 500 mil estudantes de escolas estaduais. Os números foram alcançados após os investimentos de mais de R$ 30 milhões na compra dos kits – 2.577 unidades em 2021 e 18.380 no ano seguinte.

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Foi por meio do aprendizado nas aulas de Robótica que um grupo de alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Vereador José Balan, de Umuarama, construiu um protótipo de robô autônomo para auxílio no combate ao Aedes aegypti em sala de aula. A iniciativa dos estudantes é um exemplo de como a introdução da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem na rede estadual de ensino faz a diferença na formação dos jovens, estimulando a inovação e o empreendedorismo.  

Outro robô, desenvolvido por alunos do município de Toledo, na região Oeste do Paraná, auxilia na locomoção de pessoas com deficiência visual. Participaram deste projeto alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Cívico Militar Frentino Sackser, sob o olhar atento do professor de Robótica Willian Joel Monteiro.

A ideia foi justamente construir um protótipo inicial de robô-guia utilizando sensores ultrassônicos, que fazem parte do kit de robótica para a detecção de barreiras, e um módulo player mini fornecendo feedback auditivo para informar o usuário sobre a presença e localização de obstáculos de forma precisa e intuitiva.

“Esse protótipo visa proporcionar uma solução acessível e complementar às ferramentas tradicionais, como bengalas e cães-guia, com potencial para aprimorar a autonomia e segurança dos deficientes visuais”, aponta o docente.

OUTROS EXEMPLOS – O forte investimento da Secretaria da Educação do Paraná na área da robótica tem angariado bons resultados  para os alunos da rede estadual, que ganham destaque ao se classificarem em competições nacionais, como as de luta de robôs construídos por estudantes. Caso da equipe de robótica do Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, que participou, em julho do ano passado, da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, realizado em São Paulo.

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Um grupo de Maringá, no Noroeste, utilizou os conhecimentos da matéria de Pensamento Computacional para transportar a escola para dentro de um jogo de computador, em que a instituição se tornou um cenário distópico para uma luta contra zumbis, que supostamente, pretendiam atacar o ambiente escolar. 

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA – Com a conexão de internet por fibra ótica na maior parte das escolas paranaenses, ampliou-se não apenas o ensino da Robótica e Programação, mas também o uso dos recursos digitais educacionais, como o Redação Paraná, que desenvolve a escrita nos  gêneros textuais e temas atuais; o Leia Paraná, de leitura digital com mais de 300 mil títulos lidos em 2024.

Outros recursos são o Matemática Paraná, com 30 milhões de atividades realizadas; o Inglês Paraná, com mais de 6 milhões de atividades concluídas; o Desafio Paraná e a Prova Paraná Digital, que neste ano chegou a  230 mil estudantes dos 8º e 9º anos com quase sete milhões de questões respondidas.

Fonte: Governo PR

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Classe II: nova pista de atletismo da UEL tem arquibancada, torre de controle e iluminação

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Depois de um esforço financeiro coletivo, o Centro de Educação Física (CEFE) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) passa a contar oficialmente com uma pista de atletismo completa e equipada, dentro do padrão técnico Classe II, com prerrogativa para receber competições nacionais e sul-americanas.

As obras complementares que incluem arquibancada, torre de controle, iluminação e almoxarifado, foram entregues oficialmente nesta semana durante uma cerimônia que reuniu autoridades, representantes da Confederação Brasileira de Atletismo e da Secretaria do Estado do Esporte. O evento faz parte das comemorações dos 55 anos da universidade, sendo a primeira obra a ser entregue no ano.

A pista do CEFE foi inaugurada em 2018, substituindo o antigo equipamento para a prática de atletismo. Posteriormente, em 2023 a universidade conseguiu aprovar um termo para a chamada modernização da pista, que incluía obras e equipamentos complementares – torre, almoxarifado e arquibancada com estacionamento.

Outra benfeitoria entregue foi o novo sistema de iluminação, que recebeu substituição de toda a fiação elétrica e novas lâmpadas LED. Essas mudanças garantirão qualidade para aulas e atividades acadêmicas, treinos e provas oficiais no período noturno.

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Segundo o secretário de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Aldo Bona, a pista com infraestrutura completa representa um equipamento que pode atender políticas públicas na área do esporte, beneficiando atletas, equipes, além da comunidade universitária. “A universidade ganha um equipamento de qualidade para aulas e atividades acadêmicas”, disse.

Para a reitora da UEL, Marta Favaro, a entrega da pista completa representa o resultado de um esforço coletivo de professores do CEFE, gestores da universidade, além de representantes dos governos estadual e federal. “Creio que é a união de forças que pode potencializar as nossas atividades”, definiu.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, elogiou a entrega do novo equipamento com toda a infraestrutura e disse que a pista de atletismo representa a maior sala de aula da universidade. Ele foi reeleito para a presidência da CBAt no mês passado e deverá comandar o próximo ciclo olímpico, até os Jogos de Los Angeles em 2028. Ele é de Londrina e foi atleta de alto rendimento na modalidade de arremesso de peso. 

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Há 25 anos a UEL mantém um convênio com o projeto Londrina Atletismo. Atualmente, a pista é utilizada para aulas e projetos acadêmicos desenvolvidos no CEFE e também para o treinamento e provas oficiais da equipe local.

Fonte: Governo PR

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