NOVA AURORA

PARANÁ

Hospital Zona Sul de Londrina comemora 35 anos com recorde de cirurgias eletivas

Publicado em

O Hospital Zona Sul de Londrina (HZSL) comemora nesta quarta-feira (2) 35 anos de fundação em sua melhor fase, batendo números recordes de desempenho, tanto para procedimentos cirúrgicos quanto em atendimentos ambulatoriais. 

Os investimentos feitos pelo Governo do Estado desde 2019, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), e a ampliação e melhoria no atendimento do hospital impulsionaram o atual cenário. 

Em dois anos os procedimentos cirúrgicos aumentaram cerca de 90%, passando de 5.603, em 2023, para 10.690 em 2024. Os números também são positivos para as internações e atendimentos ambulatoriais, com 11.812 e 45.931 (2024) e 8.740 e 29.577 (2023), respectivamente.

No comparativo dos últimos três anos, referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, os números também mostram a evolução dos atendimentos à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Em 2023 foram 956 cirurgias eletivas, em 2024, 1.928, e somente neste ano outras 2.608.

“Os números alcançados são resultado de importantes investimentos para a ampliação do arsenal de equipamentos com a aquisição de focos cirúrgicos, aparelhos de anestesia, monitores, entre outros, contribuindo para os avanços no atendimento à população”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Começa a etapa de concretagem da rodovia entre Palmas e Clevelândia

“Mais de R$ 3 milhões foram destinados para melhorias na infraestrutura do hospital, para reformas dos espaços internos e externos. A unidade inovou na área de educação e formação profissional, com a aprovação do programa inédito de residência médica em Clínica Médica e Pediatria. Então, tudo isso, agregado ao esforço das equipes mudaram o perfil da unidade”, ressaltou.

ATENDIMENTO – Nos últimos anos o hospital vinha realizando cerca de 200 cirurgias mensais e, este ano, já registra mais de 860 procedimentos por mês, dando suporte aos 21 municípios da 17ª Regional de Saúde, e de toda a Macrorregião Norte, que concentra 97 cidades.

Dentre os procedimentos estão cirurgia geral, pediátrica, fissura labiopalatal, plástica reparadora (orelhas e mamas), otorrinolaringologia, ginecologia, mastologia e vascular.

O diretor-geral do hospital, Geraldo Junior Guilherme, celebra os números positivos e destaca que o foco do trabalho é na qualidade e satisfação dos usuários. “Nesta comemoração dos 35 anos do Hospital Zona Sul, quisemos trazer os servidores já aposentados e agradecer por todo o trabalho que realizaram e do legado que deixaram para a nova geração, que agora dá continuidade no atendimento”, disse.

Leia Também:  Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano

PROGRAMAÇÃO – Para celebrar o aniversário do hospital, está prevista uma homenagem especial para aqueles que se aposentaram na unidade e falecidos durante o período, com a inauguração da árvore da vida, que homenageia todos os funcionários. Além disso haverá um mutirão de cirurgia infantil, que acontecerá no dia 12 de abril. Serão 24 cirurgias de hérnia, postectomia e otorrinolaringologia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Em encontro multissetorial, Estado reforça foco na produção de biogás e biometano

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Curitiba terá voo direto da Azul até Montevidéu a partir do segundo semestre

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA