NOVA AURORA

PARANÁ

Três comitês se reúnem em abril para discutir a gestão da água no Paraná

Publicado em

Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) se reunirão no mês de abril para debater temas sobre a gestão da água no Estado. Além disso, ocorre na próxima semana um encontro do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas, no qual será apresentado o andamento dos planos de bacia do Estado. As reuniões serão remotas, com transmissão pelo YouTube.

As atividades estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro. Para mais informações sobre os comitês, atividades e agenda, visite o site www.iat.pr.gov.br e acesse a aba “Gestão das Águas”.

AFLUENTES DO BAIXO IGUAÇU – O primeiro encontro previsto na agenda é a 10ª Reunião Ordinária do CBH dos Afluentes do Baixo Iguaçu, que acontece na terça-feira (8), às 9h30. Na pauta estão as considerações sobre o evento do Dia Mundial da Água de 2025, promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco em parceria com o IAT – a ação ocorreu nos dias 21 e 22 de março. Além disso, serão divulgadas informações sobre as eleições setoriais de 2025.

Criado pelo Decreto Estadual nº 8.923/2013, o Comitê da Bacia dos Afluentes do Baixo Iguaçu abrange total ou parcialmente 72 municípios do Paraná e desempenha um papel estratégico na governança dos recursos hídricos da região.

Leia Também:  Profissionais da Agepar apresentarão artigos em congresso nacional

PIRAPONEMA – Em seguida, na quarta-feira (9), o CBH dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 (Piraponema) promove a 47ª Reunião Ordinária, com início às 14h. Entre os principais temas da pauta, estão a solicitação da inclusão do secretário executivo no comitê e os informes da Câmara Técnica dos Instrumentos de Gestão. O CBH Piraponema abrange total ou parcialmente 56 municípios do Estado.

FÓRUM – A 8ª Reunião Ordinária do Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas será sexta-feira (11), a partir das 9h. Dentre os itens de pauta destacam-se a apresentação de atualizações sobre o andamento dos Planos de Bacia Hidrográfica do Estado do Paraná e informações sobre o agente técnico-financeiro que lidará com a Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos.

O Fórum Paranaense de Comitês de Bacias Hidrográficas é a instância colegiada formada pelo conjunto dos comitês legalmente instituídos no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Atualmente o Fórum é composto pelos presidentes e vice-presidentes, na posição de representantes titulares e suplentes dos 12 comitês de bacias hidrográficas paranaenses.

NORTE PIONEIRO – Ainda em abril ocorre a 27ª Reunião Ordinária do CBH Norte Pioneiro, no dia 24, quinta-feira, às 9h30. Iniciando as atividades do comitê em 2025, a reunião terá como pauta, entre outros itens, a divulgação de informações relacionadas às eleições setoriais para composição de novo mandato do comitê, além da apresentação de informes do CBH Paranapanema.

Leia Também:  Em nove meses, programa Paraná Anjo Inovador libera R$ 10,4 milhões para 68 startups

O CBH Norte Pioneiro tem como área de atuação a totalidade das bacias hidrográficas dos Rios Cinzas, Paranapanema 1 e 2 e o território paranaense da Bacia do Itararé, alcançando 41 municípios.

GESTÃO DA ÁGUA – Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.

Os 12 comitês são: Comitê da Bacia Litorânea, Comitê da Bacia do Paraná 3, Comitê da Bacia do Rio Jordão, Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira – Coaliar, Comitê das Bacias do Baixo Ivaí e Paraná 1, Comitê das Bacias do Rio Cinzas, Itararé, Paranapanema 1 e 2 – Norte Pioneiro, Comitê das Bacias dos Rios Pirapó, Paranapanema 3 e 4 – Piraponema, Comitê da Bacia do Alto Ivaí, Comitê das Bacias dos Rios Piquiri e Paraná 2, Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu e Comitê dos Afluentes do Médio Iguaçu.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  DER/PR publica resultados das licitações para reformar pontes no Noroeste e Centro-Oeste

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Com surto de chikungunya no Paraguai, Saúde emite alerta para casos da doença no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA