NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Avança proposta para criação do Fundo Estadual para Custeios de Estudos e Projetos

Publicado em

Desenvolver atividades com maior eficiência, transparência e impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Paraná é o propósito do projeto de lei complementar 1/2025, que chegou ao Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná nesta quarta-feira (26). A proposição do Poder Executivo institui o Fundo Estadual para Custeios de Estudos e Projetos de Serviços Públicos Delegados, altera leis e dá outras providências.

Na justificativa, o Poder Executivo fundamenta o projeto a partir da necessidade de viabilizar pesquisas e estudos técnicos referentes a atos preparatórios de delegação de serviços públicos, com potencial de expansão do rol de atividades reguladas e fiscalizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) e, consequentemente, de aumento nas receitas arrecadadas pela autarquia. A proposta tramita em regime de urgência e recebeu 33 votos favoráveis e 5 contrários.

A iniciativa também reformula a estrutura do quadro funcional da agência, mediante a extinção de 22 cargos e a criação de mais 43 cargos junto à Agepar, com o objetivo de aprimorar as estruturas internas pertinentes às atribuições fiscalizatórias, regulatórias e administrativas, além de atender às demandas decorrentes da inclusão do serviço de loterias dentre suas competências legais.

Outras proposições do governo avançaram em primeiro turno. O projeto de lei 788/2024 propõe a atualização da estrutura da Polícia Militar do Paraná (PMPR), criando um cargo efetivo e uma Função Privativa-Policial para dividir a atual Diretoria de Apoio Logístico e Finanças em duas diretorias: a de Logística e a de Finanças. Essa reestruturação visa otimizar os processos internos, dar celeridade às respostas das demandas, melhorar a comunicação e a eficiência, além de aumentar o controle sobre os processos administrativos. A proposição foi aprovada com 33 votos a favor e 5 contrários.

Leia Também:  Chefe do NRE de Assis visita Gabinete de Micheletto

O projeto de lei 89/2025 altera as leis nº 17.046/2012, que trata das normas para licitação e contratação de parcerias público-privadas, e nº 19.811/2019, que cria o Programa Parcerias do Paraná. A proposta pretende modernizar a legislação estadual sobre PPPs, trazendo avanços para a segurança jurídica e financeira dos contratos, além de atualizar e alinhar a legislação estadual com a legislação federal, especialmente com as Leis Federais nº 13.529/2017 e nº 14.133/2021, modernizando mecanismos e criando novas fontes de garantia para os contratos de PPPs. Também em regime de urgência, o texto recebeu 34 votos favoráveis e 5 contrários.

Turno único e sanção

Aprovado em turno único, o PL 719/2024, dos deputados Alexandre Curi (PSD), Gugu Bueno (PSD), Batatinha (MDB) e Marcio Pacheco (PL), insere no calendário oficial de eventos do Paraná o City Farm Fag, realizado anualmente em Cascavel.

O evento é uma referência na integração entre agronomia, medicina veterinária, inovação e agronegócio regional. Organizado pelo Centro Universitário FAG, promove o desenvolvimento científico e tecnológico, atraindo milhares de visitantes do Paraná e de outros estados. O City Farm FAG ocorre dentro do campus do Centro FAG, que abriga a maior Fazenda Escola do Paraná. Em sua última edição, o evento registrou o maior público de sua história, com 7.500 visitantes em dois dias, reunindo profissionais ligados à cadeia do agronegócio, acadêmicos, cientistas, professores e líderes empresariai

Leia Também:  Na Assembleia, médico defende zerar recusas para doação de órgãos

Já o PL 594/2024, do deputado Bazana (PSD), passou em turno único e concede o título de utilidade pública à Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural e Artístico, de Morretes.

Seguem para sanção o PL 465/2024, que institui a Campanha sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica, alterando a Lei nº 19.690/2018 sobre o tema, e o PL 659/2024, do deputado Hussein Bakri (PSD), que prevê adequações e retificações no Código Paranaense de Defesa do Consumidor, Lei nº 22.130/2024.

Emenda

O PL 88/2025, que autoriza o governo a conceder o uso da Pedreira do Atuba à iniciativa privada mediante licitação, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos

Published

on

By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.

Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.

O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.

Leia Também:  Combate ao desperdício de alimentos é tema de Audiência Pública que acontece na Assembleia Legislativa

Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.

“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA