POLÍTICA PR
CCJ começa a debater projeto que cria política de naming rights e aproveitamento de espaços públicos no Paraná
Publicado em
25 de março de 2025por

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSD), começou a debater a proposta do Governo do Estado que cria a Política Estadual de Aproveitamento Socioeconômico de Bens Públicos, incluindo a cessão onerosa do direito à denominação de bens públicos (naming rights), a cessão de uso de bens públicos para ações publicitárias e a adoção social de bens públicos.
Na reunião realizada nesta terça-feira (25), no Auditório Legislativo, o relator da proposição na CCJ, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), emitiu parecer favorável. No entanto, a deputado Ana Júlia (PT) pediu vistas ao parecer e, com isso, a matéria deve ser votada pela comissão na próxima semana.
O projeto de lei complementar 3/2025, explica o Governo, é uma espécie de marco zero sobre o tema. Além das três possibilidades, ele prevê a criação do Conselho Curador de Bens Públicos (CCBP), órgão colegiado e deliberativo formado por representantes do Estado e da sociedade civil, para organizar os bens públicos que podem ser alvo dessa política pública, e estabelece as regras gerais de cada modalidade e as vedações, como apologia ao crime ou promoção de atividades prejudiciais à saúde pública. A regulamentação acontecerá por decreto.
Vistas
Também assinados pelo Poder Executivo, os projetos de lei 119/2025 que institui o quadro próprio fazendário; o projeto de lei 133/2025 que altera a lei n° 21.430/2023, que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná; 159/2025, que institui o Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores – CNH Social, foram retirados da pauta de votações após pedidos de vista do deputado Renato Freitas (PT). O parlamentar também pediu vista ao projeto de lei 66/2025, do deputado Marcio Pacheco (PP), que cria o Abril Verde e Amarelo, mês dedicado a ações de conscientização sobre a importância e a legitimidade da defesa da propriedade privada.
Executivo
De autoria do Poder Executivo, os projetos de lei 133/2025 que altera a lei n° 21.430/2023, que cria o Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná; 158/2025, que autoriza o Poder Executivo a efetuar a desafetação e a transferência do trecho rodoviário que especifica ao Município de Pinhal de São Bento; 160/2025, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Paraná – PMPR e fixa o seu efetivo, foram aprovados pelos parlamentares membros da comissão.
TJ-PR
Os deputados aprovaram o projeto de lei 112/2025 que autoriza o órgão a efetuar doação de imóvel ao município de Cerro Azul. Já o projeto de lei 362/2024 teve sua votação adiada. O texto altera a lei n° 14.277/2003 que trata do Código de Organização e Divisão Judiciárias, visando criar os serviços notariais e de registro no foro regional de Paiçandu, da comarca da região metropolitana de Maringá, transformar o serviço distrital de Paiçandu em tabelionato de notas e transferir os serviços distritais de Água Boa, Doutor Camargo, Floresta e Ivatuba para o foro regional de Paiçandu. Ambas as propostas são de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR).
Linguagem neutra
Também foi aprovada a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição 03/2024, do deputado Denian Couto (Podemos), que altera o inciso o art. 6º da Constituição do Estado do Paraná para inserir o parágrafo único e passa a vigorar com a seguinte redação: é vedado o uso de linguagem neutra ou outra alteração linguística na execução dos hinos Nacional e do Estado do Paraná em quaisquer solenidades públicas ou particulares no território do Estado, da mesma forma devem ser respeitados os demais símbolos mencionados no caput deste.
Rotas turísticas
Foi aprovado o projeto de lei 256/2024, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Alexandre Curi (PSD), que cria a rota de Turismo Sustentável Coração da Mata Atlântica Caiçara de Interligação entre os municípios do Litoral do estado.
Calendário oficial
Projeto de lei 719/2024, dos deputados Alexandre Curi (PSD), Gugu Bueno (PSD), Batatinha (MDB) e Marcio Pacheco (PL) que insere no calendário oficial de eventos do Paraná o City Farm Fag, realizado anualmente em Cascavel; e o projeto de lei 243/2024, da deputada Marli Paulino (Solidariedade) que insere no calendário oficial de eventos do Paraná a ExpoCamp que ocorre anualmente em Campina Grande do Sul. Também avançou, na forma de um substitutivo geral, o projeto de lei 896/2023, dos deputados Anibelli Neto (MDB) e Evandro Araújo (PSD), que declara a data magna do Paraná no dia 15 de novembro dedicado à Nossa Senhora do Rocio, padroeira do estado.
Demais projetos
O projeto de lei 98/2024, do deputado Adão Litro (PSD), que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Paraná avançou na forma de um substitutivo geral. Também foi aprovado o projeto de lei 146/2024, do deputado Matheus Vermelho (PP), que altera e acrescenta dispositivos à lei nº 19.789/2018, que proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do peixe da espécie salminus brasiliensis ou salminus maxillosus, o peixe dourado
Retornando de diligência, foi aprovado o projeto de lei 232/2024, do deputado Tercílio Turini (MDB), que denomina Verginio Mouro o viaduto localizado no Km62 da PR-445, em frente a Toyo Sen I do Brasil Agroindustrial Ltda., no acesso para o Patrimônio da Selva.
Títulos de cidadania
Os deputados também aprovaram propostas que concedem título de cidadania para pessoas que contribuem com o desenvolvimento do Paraná. São eles: o projeto de lei 47/2025, do deputado Delegado Jacovós (PL), que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao juiz de direito titular da 4ª Vara Criminal da Região Metropolitana de Maringá, Givanildo Nogueira Constantinov e o projeto de lei 456/2024, das deputadas Maria Victoria (PP), Mabel Canto (PSDB) e deputado Hussein Bakri (PSD) que concede o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Fernando Quadros da Silva.
Utilidade pública
E por fim, os deputados aprovaram propostas que tratam da concessão de título de utilidade pública. Três delas são do deputado Alexandre Curi (PSD) uma ao Grêmio Esportivo e Beneficente Amigos da Bola, de Curitiba (PL 6/2025); uma à Ong/Ibaiti – Esporte Sem Fronteiras (PL 7/2025) e outra ao Instituto Lanterna Luminosa (ILL) de Curitiba (PL 24/2025). Duas propostas são do deputado Goura (PDT): uma à Associação Instituto de Inovação e Tecnologia Cidade Smart de Curitiba (PL 44/2025) e outra que altera a lei nº 20.710/2021, que concede o título de utilidade pública à Associação Desportiva Padre Carlos, de Ponta Grossa (PL 52/2025). As demais são: o PL 22/2025, do deputado Luis Raimundo Corti (PSB), ao Centro de Apoio ao Autista de Paranavaí; o PL 54/2025, da deputada Maria Victoria (PP) à Associação SOS – Focinhos em Perigo de Paraíso do Norte; PL 637/2024, do deputado Dr. Antenor (PT), ao Centro de Desenvolvimento Humano Reviver, de Curitiba e o PL 80/2025 à Associação dos Moradores, Amigos dos Idosos, Esportivos, Cultural dos Bairros, Laranjeiras, Karla, Petrópolis, Estrela, Paraná, Belvedere I e II e Porto Seguro, de Foz do Iguaçu.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos
Published
19 minutos agoon
3 de abril de 2025By

O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Paraná, Wellington Dalmaz, representará a instituição na edição de 2025 do Google Cloud Next, que ocorre entre os dias 9 e 11 de abril, em Las Vegas, nos Estados Unidos. O encontro anual reúne os CEOs das principais organizações do mundo para conhecerem as principais novidades do Google em relação a serviços na nuvem, inteligência artificial e segurança cibernética. A Assembleia Legislativa do Paraná é uma das poucas instituições públicas brasileiras convidadas para o evento.
Durante a Google Cloud Next, Dalmaz tratará dos termos finais de uma parceria que está sendo firmada entre a Assembleia, o Google e a Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná, (Celepar) para a incorporação de ferramentas de inteligência artificial nos processos, atividades e serviços prestados pela Assembleia.
O termo de cooperação, que deverá ser assinado ainda em abril, prevê a implantação de pelo menos quatro soluções de Inteligência Artificial: um assistente virtual para interação e suporte em atividades legislativas (Chatbot); uma ferramenta de busca para identificar similaridade de leis; uma plataforma de apoio para a elaboração de textos legislativos de acordo com as normas exigidas; e uma ferramenta para agilizar a elaboração e revisão de pareceres técnicos e jurídicos.
Wellington Dalmaz informa que uma das metas estabelecidas pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa que tomou posse neste ano é avançar em soluções tecnológicas para otimizar os trabalhos da Casa. Segundo ele, a cooperação com o Google é uma inovação e trará benefícios diretos em aspectos como transparência e eficiência.
“Um dos principais pontos que será discutido na Google Cloud Next é a aplicação da Inteligência Artificial no serviço público. E a Assembleia Legislativa vai estar lá para acompanhar tudo isso, mas principalmente para finalizar as tratativas do Protocolo de Intenções de uma parceria estratégica de cooperação com o Google e a Celepar”, comenta. “A nova Mesa Executiva, presidida pelo deputado Alexandre Curi, determinou que buscássemos o que há de mais moderno no mundo corporativo para trazer ainda mais eficiência para a administração da Casa. Modernizar o Legislativo paranaense garante um Estado mais produtivo e sensível às necessidades das pessoas”, acrescenta.
Fonte: ALPR PR

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana

61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado

Assembleia Legislativa participa do Google Cloud Next nos Estado Unidos

PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá

Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
PARANÁ


61 famílias de Guarapuava recebem chaves da casa própria com apoio do Estado
A Cohapar participou nesta quinta-feira (03) da inauguração e entrega de chaves das 61 casas que compõem o Residencial Prime...


Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana
Manobras radicais e muita adrenalina. Esse será o cenário da Ceasa Curitiba neste final de semana com a promoção do...


202 milhões de dúzias: produção de ovos para consumo cresce 5,7% no Paraná em 2024
Dados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a...
POLÍCIA


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, investigado pelo crime de extorsão, além de...


PCPR prende dois homens investigados por roubo ocorrido em Morretes
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens pelo crime de roubo ocorrido no sábado (29). A captura...


PCPR prende homem investigado por extorsão contra a própria mãe em Uraí
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 22 anos, pelo crime de extorsão, além de outros...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025