POLÍTICA PR
Assembleia e CREA-PR firmam acordo de cooperação para a elaboração de projetos e o fortalecimento de políticas públicas
Publicado em
24 de março de 2025por

A Assembleia Legislativa do Paraná assinou na tarde desta segunda-feira (24) um acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) para incentivar a inovação e a implantação de boas práticas na elaboração de projetos de lei e políticas públicas relacionados ao setor.
A assinatura ocorreu no Gabinete da Presidência da Casa e contou com as presenças do chefe do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), do primeiro-secretário da Alep, deputado Gugu Bueno (PSD), da segunda-secretária, deputada Maria Victoria (PP), do coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, deputado Fábio Oliveira (Podemos), do presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari; e do diretor geral da Assemble, Wellington Dalmaz.
Segundo o documento assinado, a Assembleia, por meio da Frente Parlamentar da Engenharia ia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, coordenada pelo deputado Fábio Oliveira (Podemos), e o CREA-PR irão trabalhar em conjunto nas áreas de fiscalização, cooperação administrativa, desenvolvimento gerencial, troca de informações e dados e demais atividades afins e correlatas.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, disse que esse é um passo importante para que o Crea-PR possa opinar em projetos vinculados às rodovias e a engenharia como um todo. “É importante termos a contribuição de quem tem expertise na área e nós queremos fazer outros convênios dessa natureza”, disse.
O primeiro-secretário, Gugu Bueno, disse que muitas vezes nas discussões políticas falta o conhecimento técnico e esse instrumento assinado nesta segunda vai colaborar em melhorar o debate. “Com certeza teremos muitos resultados positivos, pois ele vai aprofundar ainda mais o debate qualificado”. A segunda-secretária Maria Victoria elogiou a iniciativa e o trabalho da comissão liderada por Fabio.
“O Crea-PR entendeu que ele precisa ter um papel mais ativo na sociedade e esse convênio vai proporcionar isso. Um exemplo que eu posso dar é um aplicativo que nós estamos desenvolvendo aqui dentro da Casa, no meu gabinete, que é um aplicativo para ajudar na fiscalização das obras do pedágio. Conseguimos toda essa base de dados, com georreferenciamento, para ajudarmos a incrementar essa fiscalização. Esse é um exemplo prático, mas outras ideias surgirão e esse convênio está à disposição de todos os deputados”, comentou Fabio.
O presidente do Crea-PR, Clodomir Luiz Ascari, disse que cerca de 80% do PIB do Paraná está de alguma forma vinculado as mais de 100 engenharias e especialidades que o Conselho representa. “São 100 mil profissionais na área no Paraná, nas mais diversas engenharias e especialidades. Queremos que os projetos discutidos aqui tenham um bom encaminhamento técnico.Agora de fato a gente entra em jogo, entra em campo. Porque com o convênio vamos colocar de fato todas nossas profissões para contribuir nos debates, podendo fazer partes das decisões com todo esse apoio técnico”.
O acordo
Pelo acordo, a Assembleia Legislativa do Paraná se responsabilizará por promover a integração entre suas comissões temáticas e os representantes do CREA-PR, bem como utilizar os dados fornecidos para embasar projetos de lei. Além disso, a Assembleia divulgará os resultados das ações realizadas e garantirá o cumprimento das atividades estabelecidas no plano de trabalho.
Já o CREA-PR fornecerá relatórios técnicos e estudos para subsidiar a legislação estadual, além de organizar seminários e workshops técnicos em parceria com a ALEP. A entidade também se compromete a participar de reuniões e eventos previstos no cronograma do convênio, além de elaborar e aprovar o plano de trabalho.
Fonte: ALPR PR

POLÍTICA PR
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
Published
1 hora agoon
11 de abril de 2025By

Debates sobre doenças raras, classificação do tabaco e homenagens estão na pauta da Assembleia Legislativa do Paraná durante a Semana Santa. As audiências públicas e sessões solenes integram a programação, juntamente com as sessões plenárias e reuniões de comissões.
A agenda começa com o debate sobre a transição da Criança para o Adulto Raro. O objetivo é ampliar a conscientização da sociedade em relação aos desafios enfrentados pelas pessoas com doenças raras. A audiência pública é promovida pela deputada Maria Victoria (PP) e pelo deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), com a presença do senador Flavio Arns, além de especialistas, adultos com doenças raras e familiares. O evento será no Auditório Legislativo, na segunda-feira (14), às 9h30.
O debate sobre doenças raras continua na terça-feira, com o tema “Onde estamos e como podemos avançar?”. A iniciativa é das deputadas Cloara Pinheiro (PSD) e Maria Victoria. O encontro será às 9 horas, terça-feira (15), também no Auditório Legislativo.
Tabaco
A classificação do tabaco nas propriedades dos agricultores do Paraná será discutida em audiência pública na terça-feira, às 9 horas, no Plenário. O tema é tratado no projeto de lei 119/2023. Segundo a proposta, empresas que comercializam e/ou industrializam tabaco no Paraná ficam obrigadas a realizar a classificação da folha do tabaco nas propriedades dos agricultores que o produzem, no ato da aquisição. Atualmente, a obrigatoriedade de enviar a produção para classificação em locais distantes reduz a capacidade de contestação dos agricultores e impõe custos adicionais.
O Paraná é o terceiro maior produtor nacional de tabaco. Os fumicultores relatam que a classificação do produto na indústria impacta negativamente na rentabilidade, o que tem levado muitos a migrarem para culturas como frutas e hortaliças. O projeto é assinado pela deputada Maria Victoria (PP) e pelos deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD), Anibelli Neto (MDB), Luiz Claudio Romanelli (PSD), Luis Corti (PSB), Marcelo Rangel (PSD) e Professor Lemos (PT).
TCE
O grande expediente de terça-feira será ocupado pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ivens Linhares, por proposição do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi. À tarde, o chefe da Corte de Contas fará uma apresentação da metodologia e dos resultados obtidos por meio do PROGOV – Programa do Governo de Avaliação de Contas Municipais, implementado pelo TCE-PR, que visa estimular o controle social da gestão pública.
Homenagem
Também na terça-feira, às 18 horas, o deputado Hussein Bakri vai homenagear os 86 anos da Pormade Portas. O evento será realizado no Plenário, em reconhecimento à empresa, que é referência nacional na produção de portas de madeira e uma das principais fornecedoras da construção civil em tecnologia e sistemas de acabamentos.
Ordem do Dia
Começa a ser debatida em plenário a proposta 165/2024, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Crônicas no Estado do Paraná. Segundo a autora, deputada Flávia Francischini (União), as doenças crônicas não transmissíveis representam um dos maiores desafios para a saúde pública em todo o mundo, sendo responsáveis por um número significativo de óbitos e por uma parcela considerável dos gastos em saúde. Entre essas doenças estão diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.
Também entra em discussão o projeto de Lei 775/2019, da deputada Cristina Silvestri (PSDB), que determina que os estabelecimentos que comercializam alimentos na forma de pratos por porção, individual ou à la carte informem, nos cardápios, o peso da porção servida.
Turno Único
Duas iniciativas serão analisadas em turno único. O PL 236/2024 institui o Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Apert, a ser comemorado anualmente no dia 30 de outubro. A síndrome de Apert é uma doença congênita rara que afeta o desenvolvimento do crânio, mãos e pés, causada por uma mutação genética espontânea no gene FGFR2, no cromossomo 10.
Já o PL 637/2024 concede o título de utilidade pública ao Centro de Desenvolvimento Humano REVIVER, de Curitiba.
Segundo Turno
O PL 205/2025, que institui uma nova Câmara Criminal no Tribunal de Justiça do Paraná, especializada no julgamento de casos de violência doméstica e familiar volta à pauta em segundo turno. A proposta visa enfrentar a crescente demanda de casos no 2º Grau de Jurisdição, alinhando-se à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Outros projetos são relacionados à segurança pública. O PL 39/2025, altera a Lei nº 19.449/18, a qual regula o exercício do poder de polícia administrativa pelo Corpo de Bombeiros Militar e institui normas gerais para a execução de medidas de prevenção e combate a incêndio e desastres. O PL 111/2025, cria a Função Privativa Socioeducativa (FPS) no Sistema Socioeducativo do Paraná, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania. E para completar, o PL 160/2025, que dispõe sobre a organização básica da Polícia Militar do Paraná – PMPR e fixa o seu efetivo; o efetivo militar é fixado em 23.522 no texto.
Redação Final
Duas propostas seguem para redação final. O PL 698/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), altera trechos da Lei nº 11.504/1996 e dispõe que a defesa sanitária animal, como instrumento fundamental à produção e produtividade da pecuária, é competência do Estado, cabendo-lhe a definição e execução das normas do sanitarismo animal. Já o PL 748/2024, do deputado Alisson Wandscheer (SD), concede o título de utilidade pública ao Reduto de Apoio à Saúde Mental, de Fazenda Rio Grande.
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (10), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do Youtube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR

Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

5ª fase: Estado confirma investimento de R$ 20 milhões no maior ciclo do CastraPet

Missal terá curso de encanadores, parte das obras de 54 km de redes coletoras

Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo
PARANÁ


Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado...


Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado
Com parte da estrutura comprometida após um incêndio ocorrido em 2023, o Colégio Agrícola Fernando Costa, em Santa Mariana, na...


Missal terá curso de encanadores, parte das obras de 54 km de redes coletoras
Estão abertas as inscrições para o Curso de Encanador da Sanepar em Missal. Esta é uma oportunidade de aprimoramento técnico...
POLÍCIA


PCPR prende homem investigado por homicídio ocorrido em Tibagi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 18 anos, investigado pelo homicídio que vitimou José Maletz, de...


PCPR prende homem por tráfico de drogas e apreende mais de R$ 13 mil em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 31 anos, por tráfico de drogas e apreendeu...


PCPR prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 45 anos, por descumprimento de medidas protetivas de urgência....
ENTRETENIMENTO


Carolina Dieckmann ostenta barriga chapada em clique de top: ‘Trincada’
Carolina Dieckmann exibiu seu tanquinho shapado em um clique em seu Instagram, nesta quinta-feira (10), arrasando com sua bora forma....


Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
Virginia Fonseca, de 26 anos, presenteou a amiga Duda Freire, nesta quinta-feira (10), com uma bolsa e um óculos de...


Viih Tube exibe álbum de cliques da festa de 2 anos de Lua: ‘Te amo tanto minha Barbie!’
Lua, filha de Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebrou seu aniversário de 2 aninhos, na última...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
PARANÁ7 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões