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Com investimento de R$ 24 milhões, Pontal do Paraná ganha nova escola estadual

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quinta-feira (20) a construção de uma nova unidade do Colégio Estadual Professora Renée Carvalho de Amorim, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões, a obra será viabilizada por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e atenderá a crescente demanda por vagas na educação pública do município, que registrou o maior crescimento populacional da região, segundo dados do Censo 2022. 

A nova escola no Balneário Ipanema contará com estrutura ainda mais moderna e completa, oferecendo condições de ensino de qualidade ainda maior para estudantes e professores, além permitir ampliação no número de matrículas da instituição de ensino que, hoje, atende mais de 700 estudantes.

“Essa é mais uma grande obra educacional na região. Há alguns dias entregamos o Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury, em Guaratuba, e agora Pontal do Paraná terá uma nova unidade moderna. Temos a melhor educação do Brasil e queremos continuar na vanguarda nos próximos anos”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. 

A unidade será construída em um terreno 8 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná ao Estado em 2017. O espaço terá área total de mais de 4 mil metros quadrados incluindo 18 salas de aula, biblioteca, quadra poliesportiva coberta e descoberta, laboratórios de informática e ciências, além de ambientes pedagógicos e administrativos. A previsão é que a obra seja concluída até meados de 2026.

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“É uma escola muito esperada pela comunidade, que vai contar com 4.800 metros quadrados de construção, um investimento muito alto com todos os ambientes que uma escola necessita. Essa estrutura vai poder absorver mais de 1.200 alunos”, disse a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Carmona.

Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a construção da nova escola representa um avanço significativo para a comunidade escolar da região. “A nova unidade vem para garantir mais qualidade na educação, proporcionando um ambiente de qualidade estrutural de ponta para os estudantes. O crescimento da população local exige investimentos como esse, que asseguram um ensino forte e estruturado”, destacou.

NOVAS ESCOLAS – Entre o último bimestre de 2024 e o início de 2025, sete novas unidades escolares foram entregues no Paraná, nos municípios de Guaratuba, Cascavel, Toledo, Sengés, Goioerê, Mauá da Serra e Maringá. Além destas inaugurações, estão em andamento projetos para a entrega de pelo menos outras quatro unidades em Ibiporã, Mandirituba, Medianeira e Fazenda Rio Grande, ainda neste ano.

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Atualmente, mais de 300 obras de construção, reforma e ampliação de escolas estão sendo geridas pela o Fundepar em trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e os Núcleos Regionais de Educação.

ESCOLA MAIS BONITA – Também já está em andamento no Paraná a edição de 2025 do programa Escola Mais Bonita. Cerca de 1.500 unidades da rede estadual de ensino receberam R$ 150 milhões para realização de serviços essenciais como reparos em alvenaria, hidráulica e elétrica, melhorias em acessibilidade e adequações de segurança. Os recursos, distribuídos em cotas de R$ 50 mil a R$ 100 mil, permitindo que cada escola aplique os valores de acordo com suas necessidades.

Fonte: Governo PR

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Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

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Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

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A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

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Fonte: Governo PR

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