25 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Recuperação do sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa avança

    Publicado em

    O abastecimento de água em Ponta Grossa está voltando à normalidade. Nesta quinta-feira (20), o sistema ainda seguirá em processo de recuperação após a retomada do abastecimento na última terça-feira (18), mas com cenário bem mais perto do regular.

    “Na quarta-feira pela manhã, conseguimos abastecer 90% da cidade, ficando ainda as partes mais altas e pontos mais distantes da rede sendo abastecidos com caminhão-pipa. Durante o dia, em razão do processo de recuperação e do consumo, houve a necessidade de fazermos a redução de pressão nas áreas que já estavam abastecidas, para poder priorizar as áreas mais altas e distantes. Hoje pela manhã, estamos com um cenário melhor do que ontem”, informa a gerente geral da Sanepar na Região Sudeste, Simone Alvarenga de Campos.

    A gerente explica que embora tenha havido recuperação durante a noite e a madrugada, os caminhões-pipa continuarão com o atendimento nas escolas, nas instituições, e eventualmente nas vilas que possam ficar com baixa pressão ou falta de água ao longo do dia. “Isso poderá acontecer ainda nos próximos dias em razão do processo de recuperação do sistema”, detalha.

    Leia Também:  Boletim do Deral analisa impactos do clima e das geadas nas lavouras de trigo no Paraná

    Em paralelo à recuperação do sistema, equipes de manutenção também trabalham em situações pontuais de manutenção de redes e equipamentos, que podem refletir na distribuição de água. Nesta quinta-feira, está sendo realizada a manutenção emergencial em uma válvula reguladora de pressão na rede de distribuição, o que pode comprometer o abastecimento na Santa Paula 1, 2 e 3, Dom Bosco, Maracanã, Parque Auto-Estrada, Dom Pedro II e imediações desses locais.

    Outro reparo emergencial está ocorrendo na região que afeta a Palmeirinha, Esmeralda, Baronesa, Jardim Independência, NH Monteiro Lobato, Jardim Aroeira, Baraúna, Jardim Mezzomo, Santa Lúcia, Tânia Mara, Santa Mônica, Jardim Recreio, Vila Liane, Margarida, Condomínio Gabriel, São Luiz, Chapecó, Victor Smaniotto, Real Park, Parque dos Príncipes, Garden Park, Green Park, Catarina Miró, Madureira, Vila Isabel e imediações.

    Em ambas as regiões a previsão é de normalização no fim da noite. “Pedimos novamente a paciência e a colaboração da população para uso da água somente nas atividades essenciais, para que possamos passar por esse período dos próximos dias, tentando recuperar o abastecimento o mais rápido possível”, enfatiza.

    Leia Também:  Nova edição do MON sem Paredes terá parque de esculturas interativas

    CANAIS OFICIAIS – Clientes de Ponta Grossa podem entrar em contato diretamente com a Companhia pelos canais exclusivos de atendimento: telefone 42 2102-4600 e pelo site https://site.sanepar.com.br/site/contato-ponta-grossa, que disponibiliza um formulário com a solicitação de serviços para os clientes da cidade.

    Além dos canais exclusivos para Ponta Grossa e da Central de Relacionamento com o Cliente, situada na rua Balduíno Taques, 1150, continuam disponíveis os Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile. Ao entrar em contato, é importante ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

    OBRAS – A Sanepar continua com as obras em execução da captação Pitangui. As obras realizadas no último domingo (16) foram uma etapa da interligação da nova adutora. A obra continua em andamento e envolverá ainda testes de vazão e ajustes operacionais.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar inaugura estação de tratamento que amplia o abastecimento em Tijucas do Sul

    Published

    on

    By

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugurou nesta quinta-feira (24) a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Colono, em Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova estação traz tecnologia atualizada e maior capacidade de operação. A obra foi realizada em parceria com a prefeitura do município e recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões.

    Tijucas do Sul já é atendida pela Sanepar com cinco poços e uma estação de tratamento de água. Agora, com a nova unidade, passa a contar com um serviço e sistema mais robusto. A ETA Rio Colono, que já está em funcionamento, tem capacidade para produzir 20 litros de água por segundo, conforme a outorga vigente, mas a estrutura permite tratar até 30 litros por segundo.

    A diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira, destacou que a estação garante o abastecimento da cidade por vários anos. “Ampliamos a captação, o tratamento e estamos remanejando as redes para melhorar a distribuição. Essa estrutura dará mais segurança ao sistema e poderá atender plenamente os moradores até 2031, já considerando o crescimento do município”, afirmou.

    Leia Também:  Boletim do Deral analisa impactos do clima e das geadas nas lavouras de trigo no Paraná

    O prefeito de Tijucas do Sul, José Altair Moreira, destacou a parceria com a Sanepar. “Essa estação vai resolver muitas demandas da população. As comunidades que moram fora do centro agora também terão acesso à água tratada”, disse.

    O presidente da Sanepar, Wilson Bley, ressaltou que esse é apenas o primeiro passo. A empresa já planeja novos investimentos em saneamento na cidade. “Com essa ETA, acaba o problema da falta d’água. E em 2026 vamos iniciar os investimentos para a cobertura de saneamento sanitário. Nossa meta é chegar a 2027 com 40% de atendimento nessa área”, concluiu.

    O evento de inauguração reuniu autoridades da Sanepar, do município e empregados da Companhia.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA