NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná participa de fórum do Conseplan com foco em transparência e governança

Publicado em

Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL) deram início na quarta-feira (19) aos trabalhos do XCII (92º) Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários do Planejamento (Conseplan) e realizado em Vitória, no Espírito Santo. Durante as discussões, foram abordadas normas e regulamentos para a gestão do investimento público, com o apoio do Banco Mundial, reafirmando a importância de parcerias estratégicas para o desenvolvimento.

Entre os destaques do fórum, no Grupo de Trabalho (GT) de Investimentos Públicos, foi apresentado o Escritório de Gestão de Projetos do Estado de Santa Catarina como uma boa prática.

A coordenadora de Captação de Recursos, Sônia Maria dos Santos, que integrou o GT de Investimentos Estratégicos da SEPL, explicou que este GT teve início em julho de 2023 na Conseplan do Rio de Janeiro, com o objetivo de alinhar com os estados as principais diretrizes para investimentos públicos.

“Com o apoio do Banco Mundial e consultoria da Macroplan, o GT participou de diversos cursos online além dos fóruns e conseguimos apresentar neste fórum um conteúdo de 25 diretrizes para o investimento público”, disse.

Leia Também:  Encontro prepara conferências municipais sobre migrantes, refugiados e apátridas

No GT de Planejamento de Longo Prazo, iniciou-se a proposta para o documento de institucionalização de uma governança multinível da Estratégia Brasil 2050. Essa iniciativa visa sincronizar planejamentos setoriais e estaduais, buscando coesão no plano estratégico nacional e direcionando esforços para a melhoria da qualidade de vida no Brasil.

A coordenadora de Monitoramento e Avaliação da SEPL, Louise Nazareno, disse que este GT contou com a participação de quase todos os estados brasileiros e que a preocupação maior da equipe foi em buscar dar mais transparência e legitimidade para a governança tanto na elaboração de um plano de longo prazo, quanto na implementação.

“Isso deve ultrapassar os governos e deve fazer com que a sociedade, os técnicos, os representantes das empresas, dos setores industriais, dos setores das políticas públicas, possam ter confiança na transparência de como são decididas as ações e as metas de planos de longo prazo e garantir a implementação, com escuta e períodos de revisão para conseguir adaptar, conforme as mudanças internacionais e no cenário nacional”, afirmou.

Leia Também:  Temporais destroem 5,1 mil postes em 4 meses e demandam mobilização total da Copel

Angelita Bazotti, chefe do departamento de Avaliação de Políticas Públicas do Ipardes, participou do GT de Monitoramento e Avaliação, no qual foi proposto o desafio da avaliação de uma política pública na área de educação ao longo de todo este ano, em oficinas mensais. “Um dos maiores desafios que o Paraná encontra é conseguir instituir o sistema de monitoramento e avaliação ampliando a periodicidade, com equipes dedicadas mais integralmente a monitorar e avaliar as políticas públicas do governo do Estado”, disse.

A programação do evento, que segue até esta sexta-feira (21), contou com reuniões individuais e conjuntas dos quatro grupos de trabalho, além do primeiro encontro presencial da Comissão de Comunicação do Conseplan, que contou com a presença do chefe de coordenação da Comunicação da SEPL, Adriano Justino, e que resultou em uma troca de experiências entre os assessores e assessoras de imprensa das pastas da área.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Penitenciária de Londrina comemora 30 anos com foco na segurança e ações de educação

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Com ação rápida após as chuvas, Estado volta a liberar tráfego na Estrada da Graciosa

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA