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Estado contrata projeto de modernização da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã

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O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou terça-feira (18) o edital para elaboração do projeto básico de restauração e ampliação da capacidade da PR-218 entre Paranavaí e Amaporã, na região Noroeste. O investimento previsto é de R$ 2.529.225,48 para estudar o trecho de 33,43 quilômetros entre os municípios.

A licitação utiliza a modalidade concorrência pública eletrônica, com sessão de abertura de propostas marcada para o dia 14 de maio, no portal Compras.gov. Empresas interessadas devem obrigatoriamente apresentar tanto suas propostas de preços quanto as propostas técnicas, com ambas sendo abertas na mesma sessão. Uma comissão de contratação do DER/PR vai analisar todas as propostas e atribuir uma pontuação a cada uma, sendo vencedora a participante com a maior nota combinada, entre preço e técnica.

O trecho estudado começa no trevo da PR-281 com a PR-561, no perímetro urbano de Paranavaí, e segue até o início da pista duplicada em Amaporã, passando também por Graciosa e Deputado José Afonso, distritos de Paranavaí.

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“Vamos atender uma antiga demanda da população de Paranavaí e Amaporã para melhorar a segurança na PR-281, e também do agro, que precisa de uma malha rodoviária cada vez maior e melhor, para acompanhar o crescimento do setor”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Serão avaliadas soluções de ampliação de capacidade de tráfego, como terceiras faixas, vias marginais nos perímetros urbanos, readequação das interseções em nível existentes e implantação de novas, além da recuperação das pontes sobre o Ribeirão Paranavaí, Ribeirão 22 e Ribeirão Paixão, e a correção da geometria de curvas consideradas pontos críticos de acidentes.

A elaboração do projeto básico terá duração de 16 meses (480 dias) e contempla contagens de tráfego, estudos geológicos, geotécnicos, topográficos, hidrológicos, de capacidade, entre outros, que serão acompanhados e aprovados pelo DER/PR.

“A obra de ampliação da PR-218 será embasada pelos estudos e levantamentos que serão realizados no trecho ao longo desse prazo de pouco mais de um ano. O foco é reduzir e evitar os acidentes e os congestionamentos“, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.

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Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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