NOVA AURORA

PARANÁ

Encerra sexta credenciamento do edital de estudos para a Arena Olímpica do Paraná

Publicado em

Encerra nessa sexta-feira (21) o prazo para os interessados apresentarem credenciamento para participar do edital de estudos de viabilidade técnica-operacional, econômico-financeiro, ambiental e jurídica para criação da Arena Olímpica do Paraná em Curitiba. Com a iniciativa, o Governo do Estado tem como objetivo a construção de um complexo esportivo para formação de atletas de alto rendimento, além da atração de eventos esportivos de grande porte e a criação de oportunidades de desenvolvimento do esporte local.

A proposta pretende contemplar diversas modalidades, como atletismo e ginástica, e também um complexo para esportes aquáticos. O valor máximo nominal para ressarcimento do estudo escolhido será de R$ 3,5 milhões. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis, na íntegra, neste site.

O projeto é uma iniciativa conjunta das secretarias de Estado do Esporte e do Planejamento. Ele visa também a ampliação e modernização da estrutura existente no imóvel da sede da Secretaria do Esporte, no Capão da Imbuia, contemplando a renovação dos equipamentos geridos pela pasta.

Leia Também:  Com redações, alunos de colégio de Campo Magro criaram livro para combater o bullying

A ideia, de acordo com a Secretaria de Esporte, é receber propostas para um ginásio com cerca de 20 mil lugares, podendo englobar parte da estrutura atual ou um ginásio totalmente novo.

O chamamento público de procedimento de manifestação de interesse é a segunda fase do andamento do projeto. Em novembro de 2024, a inclusão no Programa de Parcerias do Paraná foi a primeira etapa, ocorrida na 17ª Reunião Ordinária do Conselho de Parcerias.

As Manifestações de Interesse em desenvolver os estudos do edital podem ser apresentadas por pessoas jurídicas, de direito público ou privado, individualmente ou em consórcio.

PRÓXIMOS PASSOS – Com o fim do prazo para recebimento das manifestações de interesse, a unidade gestora responsável com o grupo de trabalho vai publicar, em 15 dias, no site do Paraná Parcerias, no Portal Nacional de Contratações Públicas e no Diário Oficial a relação dos interessados autorizados. Prazo esse que pode ser prorrogado por três dias em caso de haver mais de três pedidos.

Leia Também:  Paraná sedia Encontro Nacional de Secretários e Secretarias de Esporte

Após a autorização, abre-se novo prazo de 90 dias para desenvolver e entregar os estudos. Este prazo também pode vir a ser prorrogado. Em seguida, a Comissão de Recebimento tem 30 dias para avaliar os quatro produtos entregues, que fazem parte de cada estudo apresentado. Depois, atribui-se uma pontuação, nos termos do edital, e disso sai o resultado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Paraná vai sediar o maior evento de ciência da América Latina

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com redações, alunos de colégio de Campo Magro criaram livro para combater o bullying

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA